em

Para que serve e como fazer banho de alecrim

Veja como essa planta atua no corpo através do banho e de outras formas de uso.
banho de alecrim
Crédito: Pxhere

Os banhos com ervas, sais minerais e especiarias são muito utilizados desde a antiguidade com objetivos de promover o relaxamento e a revitalização do corpo, além dos efeitos medicinais. Há inúmeras possibilidades de ingredientes para esses banhos, mas o que você vai conhecer melhor hoje é o banho de alecrim. Veja para que ele serve e como fazer em casa.

Benefícios do banho de alecrim

benefícios banho de alecrim para saúde
Crédito: Pxhere

O alecrim é uma planta estimulante, que ajuda a aliviar o cansaço e a exaustão do corpo e da mente. Ele possui outros benefícios que você vai ver nos próximos tópicos, mas veja agora como o banho com essa erva vai beneficiar sua saúde e bem-estar.

1. Alivia os sintomas da artrite

A artrite possui diferentes tipos e estágios, mas basicamente é a inflamação nas articulações do corpo. Essa inflamação causa dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade para movimentar. O banho de alecrim, que é anti-inflamatório e calmante, vai ajudar a aliviar todos os sintomas.

2. Alivia o estresse

Como já mencionado, uma das propriedades do alecrim é ser estimulante, o que não quer dizer que causa agitação. Pelo contrário, ele estimula o alívio do excesso de agitação que provoca o estresse e a ansiedade. Tomar um banho de alecrim depois de um dia exaustivo de trabalho vai revigorar o corpo e a mente.

3. Afasta as más energias e atrai as boas

Para quem tem uma ligação com seu sexto sentido e é sensível às vibrações e energias do universo e das pessoas, o banho de alecrim é um bom aliado para aliviar todo o peso das energias ruins absorvidas ao longo do dia.

Como fazer o banho de alecrim em casa?

O banho de alecrim pode ser feito com o óleo essencial da planta, com ela fresca ou desidratada, pois irá liberar suas propriedades na água.

Se você tiver uma banheira em casa, basta enchê-la com água morna e pingar umas gotas do óleo essencial de alecrim na quantidade recomendada na embalagem, utilizando a proporção adequada para a quantidade de água. Ou pode espalhar ramos lavados pela água.

Após o banho para limpeza do corpo, fique imerso no banho de alecrim por 10 ou 15 minutos enquanto concentra-se em coisas boas e esvazia a mente dos problemas.

Se não tiver uma banheira, tudo bem. Primeiro tome um banho normal e deixe ao seu lado preparada uma bacia ou balde com água morna e o óleo de alecrim misturado, ou raminhos já fazendo uma infusão. Quando terminar o banho normal, antes de se secar, despeje toda a água com alecrim sobre o corpo, de cima para baixo, enquanto mentaliza coisas boas e relaxa.

Outros benefícios do alecrim

outros benefícios alecrim para saúde

Além de fazer o banho de alecrim em casa e obter seus benefícios através da absorção pelos poros, você também pode tomar o chá de alecrim e utilizar essa erva no tempero dos alimentos, como já é mais comum.

Além dos efeitos que o banho também proporciona, ao tomar o chá entram em ação suas propriedades digestivas, ajudando a tratar azia, intestino preso e diarreia.

Por conter propriedades bactericidas, o chá também ajuda a eliminar a bactéria H. Pylori, que pode se proliferar no estômago, machucando suas paredes e causando úlceras. Então, o chá de alecrim ajuda a matar essa bactéria e a restaurar o trato gastrointestinal.

Também por causa das propriedades bactericidas, o chá de alecrim é recomendado para tratamento de inflamação na garganta, aliviando a dor e tratando da sua causa.

Outro benefício muito importante do alecrim é sua ação antioxidante, que elimina o excesso de radicais livres que oxidam as células. Quando as células estão oxidadas, elas adoecem e envelhecem, então manter o consumo de alimentos ricos em antioxidantes é uma forma de manter a saúde em dia e de rejuvenescer o organismo.

Curiosidades sobre o alecrim

É interessante imaginar como as pessoas já faziam uso há centenas de anos dessas mesmas ervas que se usa atualmente. No caso do alecrim, seus efeitos como planta medicinal foram descobertos da Idade Média, e desde então ele já começou a ser usado pela medicina popular como protetor contra mau olhado. Por isso que até hoje ele é muito relacionado ao universo místico.

Entre gregos e romanos na antiguidade, justamente por causa dos efeitos místicos, o alecrim era considerado uma planta sagrada. Por isso que eram feitos ramos de alecrim e de louros e outras plantas para serem usados com coroas pelos nobres e também pelas crianças, na intenção de aumentar seu rendimento escolar.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
cabelo de milho
Cabelo de milho: conheça os benefícios para a saúde
usos do alvejante
9 Usos do alvejante no dia a dia e cuidados ao utilizar