banana com aveia
Crédito: Freepik
em

Quais os benefícios de comer banana com aveia

Confira quais são as vantagens e como usufruir delas com receitas práticas dessa combinação poderosa

A maioria das pessoas possui uma dieta inadequada, sempre comendo alguns alimento impróprio, como embutidos, enlatados e outros industrializados. Diante desse cenário, é importante que se cultive uma alimentação saudável e a banana com aveia é uma combinação que representa esse poder, através do fornecimento de diversos nutrientes essenciais para o organismo.

Benefícios de comer banana com aveia

Uma combinação poderosa que é muito prática de ser feita e ainda dispõe de diversos benefícios para quem a consome. A banana é rica em potássio, vitamina C e A. Já a aveia é rica em carboidratos complexos, fibras, proteínas e vitaminas B1 e B5. Assim, a combinação desses dois ingredientes é altamente nutritiva e proporciona diversos benefícios ao corpo.

1. Previne câimbras

Como você já sabe, a banana é rica em potássio que é um mineral excelente para evitar as famigeradas contrações involuntárias, responsáveis pela câimbra. Desse modo, um dos benefícios desse prato é evitar que esse processo incômodo aconteça durante a noite ou em exercícios extenuantes.

2. Energia

Essa combinação também é maravilhosa para gerar energia para o indivíduo que a consome. Afinal, a aveia é um cereal rico em carboidratos complexos que são extremamente positivos para o corpo, já que são processados lentamente e liberam o seu teor energético gradativamente. Assim, esse tipo de carboidrato não gera os picos de glicose que são perigosos, pois podem diminuir a sensibilidade das células do corpo à insulina com o tempo.

3. Gera saciedade

Tanto a banana quanto a aveia são ricas em fibras, componente que forma uma espécie de gel no sistema digestório, gerando saciedade. Assim, a pessoa não vai sentir vontade de comer alguns alimentos calóricos em excesso, o que colabora para manter o déficit diário de calorias.

4. Reduz o colesterol

Adivinhe que componente auxilia para reduzir os níveis de colesterol no organismo? Novamente o mesmo: as fibras! Elas auxiliam a controlar os níveis de colesterol ruim (LDL), aumentando os níveis do tipo HDL que é positivo para o organismo. Isso previne o entupimento de artérias e colabora na manutenção da longevidade cardiovascular.

5. Alivia o estresse

A aveia é rica em magnésio que é um mineral responsável por participar do processo de síntese para a formação do neurotransmissor serotonina. Acontece que a serotonina é responsável por estimular uma sensação de alegria e de tranquilidade, também reduzindo o teor de cortisol que é responsável pelo estresse.

Calorias

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), a banana prata possui, a cada 100 gramas, 98 kcal. Já a aveia em flocos, crua, tem 394 kcal a cada 100 gramas. Portanto, essa é uma combinação maravilhosa para quem pratica exercícios físicos e deseja ter uma dose de energia extra para realiza-los corretamente.

Já para quem quer emagrecer, essa receita também pode ser recomendada. Você deve estar se perguntando: mas como a quantidade de calorias pode ajudar? Na realidade, essas calorias provêm de carboidratos complexos que liberam energia gradualmente, o que compensa a ingestão posterior de menor quantidade de calorias originárias de carboidratos simples. Além disso, vale lembrar que esse é um prato que possui um alto teor de fibras, úteis para o emagrecimento.

Como consumir: 3 opções

banana com aveia benefícios
Crédito: Freepik

A banana e a aveia são muito versáteis, de modo que se adaptem perfeitamente para diversas receitas. Assim, elas podem ser usufruídas por públicos mais abrangentes, já que os sabores também acabam variando bastante entre um prato e outro.

1. Vitamina

Uma vitamina é uma receita deliciosa e prática para usufruir das propriedades desses dois ingredientes. Para isso, bastam poucos minutos para essa bebida ficar pronta, o que faz com que ela seja opção para qualquer refeição e até mesmo para ser levada para o trabalho.

Ingredientes

Banana: 1 unidade;
Leite: 250 ml;
Aveia: 1 colher (sopa);
Linhaça: 1 colher (sopa), opcional.

Modo de preparo

  1. Bata todos os componentes no liquidificador;
  2. Sirva sem coar.

2. Mingau

Esse mingau é bastante consistente e gera uma sensação forte de saciedade, o que o torna uma excelente opção para ser preparado no café da manhã ou até mesmo no lanche da tarde. Confira abaixo como preparar e experimente esse nutritivo prato em sua casa.

Ingredientes

Farelo de aveia: 1 colher (sopa);
Aveia em flocos: 1 colher (sopa);
Leite desnatado: 1 xícara;
Banana: 1 unidade;
Essência de baunilha: 1 colher (chá);
Adoçante: 1 colher (chá);
Canela: 1 colher (chá).

Modo de preparo

  1. Comece aquecendo o leite com a aveia em uma panela;
  2. Misture até que fique com uma textura encorpada;
  3. Em seguida, pode desligar o fogo e adicionar a essência de baunilha. Adoce;
  4. Amasse as bananas no mingau. Separe 3 rodelas para decorar;
  5. Polvilhe a canela por cima e decore com as bananas em rodelas.

3. Suco com limão

Esse é um suco de banana, acompanhado com limão e açúcar demerara, além de cubos de gelo. Ele deve ser servido imediatamente, para que a vitamina C proveniente do limão não se perca, de modo que você aproveite as suas propriedades anti-inflamatórias e fortalecedoras da imunidade.

Ingredientes

Banana: 6 unidades;
Água: 1 litro;
Limão: 1 unidade;
Açúcar demerara: a gosto;
Cubos de gelo: a gosto.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes, exceto o suco de limão, para bater no liquidificador;
  2. Bata até que fique uniforme. Sirva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Escarlatina: o que é, sintomas e tratamento

óleo de canela

Óleo de canela: benefícios e como fazer