vitamina de banana com aveia
Crédito: Pixabay
em

Como fazer vitamina de banana com aveia em casa

Você gosta de fazer vitamina para o café da manhã? Essas receitas são muito gostosas, fáceis e nutritivas

Publicidade

A vitamina é uma bebida muito popular que combina o leite e frutas, basicamente. Então, se usar a criatividade pode agregar outros ingredientes para deixá-la mais saudável e gostosa. Nesse caso, a aveia é o grande destaque. Você sabe o que tem de bom em tomar vitamina de banana com aveia? Veja todas as dicas a seguir e prepare suas receitas.

Veja também: os benefícios da banana para a saúde

Receitas de vitamina de banana com aveia

Não existe só um jeito de fazer vitamina de banana com aveia. Veja algumas sugestões abaixo e depois opções de ingredientes para variar.

Com açúcar mascavo

Essa versão leva o sabor do açúcar mascavo, que lembra o sabor da cana, sua matéria-prima. Esse açúcar é mais saudável do que o refinado.

Publicidade

Ingredientes

Banana: 1 unidade;
Leite: 300 ml;
Açúcar mascavo: 1 colher (chá);
Aveia em flocos: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

Publicidade
  1. Corte a banana em rodelas e coloque todos os ingredientes no liquidificador.
  2. Depois é só bater muito bem e beber na hora.

Receita adoçada com mel

Nessa versão, também não tem segredo. A diferença para a receita anterior é que você vai usar o mel no lugar do açúcar. O mel é mais saudável do que qualquer tipo de açúcar, pois é um alimento rico em nutrientes, anti-inflamatório, além de deixar uma consistência mais gostosa na sua vitamina. Veja no vídeo como preparar:

Vitamina funcional

Para ajudar ainda mais a regular o intestino, além da banana e da aveia, você também pode adicionar o mamão na sua receita. Essa fruta é rica em água e fibras, além das vitaminas e minerais que fornece para ajudar a manter uma boa saúde. Veja como preparar:

Publicidade

Banana com morango

Outra opção de fruta para deixar sua vitamina mais colorida e nutritiva é o morango. se for possível, escolha morangos orgânicos, pois essa fruta costuma conter muitos agrotóxicos que acabam intoxicando o organismo, causando processos inflamatórios e dificultando a boa digestão. Também dê preferência para usar outro açúcar que não seja o refinado. Veja essa dica de como fazer:

Publicidade

Opção vegana

As receitas comuns de vitamina sempre levam leite, mas isso não significa que os veganos não possam consumir. Basta substituir o leite animal por uma versão vegetal do seu gosto e pronto. Nessa dica também pode usar açúcar, adoçante ou melaço de cana no lugar do mel, que é um ingrediente de origem animal. Veja a receita:

Variações de ingredientes

Como você viu na receita acima, o leite é o ingrediente que não pode faltar na vitamina, mas não necessariamente precisa ser de origem animal. Pode ser leite de arroz, de aveia, de linhaça, coco, de soja e qualquer outro que você goste. Se for leite animal também pode ser desnatado para que a vitamina fique menos calórica.

Publicidade

Há quem goste da vitamina sem açúcar, já que a própria fruta é açucarada naturalmente. Mas aos que querem adoçar, podem usar açúcar demerara, que tem sabor mais suave do que o mascavo. Também pode usar mel ou algum adoçante natural.

A própria banana também tem suas variações. Se quiser uma opção com menos calorias escolha a banana-maçã.

Você também pode acrescentar outras frutas à sua vitamina, como maçã, mamão e morango. Outra sugestão é acrescentar sementes, como chia, linhaça e girassol. Elas vão deixar a bebida ainda mais nutritiva.

Publicidade

Benefícios de tomar

Essa é praticamente uma refeição pronta. Ideal para tomar no café da manhã, no lanche ou antes do treino, porque é uma rica fonte de energia.

Em um copo de vitamina você consome diversos nutrientes, como vitamina A, B, C e E, além de ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio e muita fibra.

Então, além da energia para gastar que a banana proporciona, especialmente para quando tomar a vitamina antes da atividade física, seu corpo também vai receber benefícios como:

Publicidade
  • Melhora do funcionamento intestinal;
  • Fortalecimento dos ossos e dentes;
  • Aumento da disposição;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora da memória e do humor;
  • Redução dos níveis de açúcar no sangue, colesterol e regulação da pressão.

Engorda?

Assim como qualquer outro tipo de alimento, essa vitamina engorda se você consumir demais, fazer refeições desregradas e não se exercitar. É um conjunto de necessidades a cumprir.

Portanto, na hora e na quantidade certa, não engorda. Pelo contrário, conforme você leu acima nos benefícios de tomar, ela vai trazer mais energia, vitaminas, minerais e muitas fibras para o seu organismo.

Aliás, falando nas fibras, aí está uma boa razão para ela ajudar a emagrecer, pois as fibras melhoram o trânsito intestinal e aumentam a sensação de saciedade. Quando o intestino funciona bem, não há inchaço, prisão de ventre e as gorduras e toxinas são eliminadas com facilidade.

Publicidade

Quanto à sensação de saciedade ser prolongada, ajuda a não ter vontade de ficar comendo fora de hora, especialmente aquele desejo por açúcar industrializado. Então, ela não vai engordar nessas condições: dieta balanceada, prática de exercício físico e sem exagero.

Dica: Aprenda a fazer bolo de banana com aveia

Já que o assunto é banana com aveia, não só a vitamina é deliciosa e saudável. Se você gosta de cozinhar, vai amar aprender receitas de bolo de banana com aveia.

receitas de bolo de aveia

20 Receitas de bolo de aveia para todos os gostos

vitamina de maçã

Vitamina de maçã: receitas fáceis para nutrir e refrescar