em

Aveia engorda ou emagrece?

Antes de pensar sobre engordar ou emagrecer, atenha-se aos benefícios nutricionais desse cereal
aveia engorda
Crédito: Pexels

A aveia é um cereal muito saudável, com alto valor nutricional e que faz parte de todos os tipos cardápios, seja em dietas para engordar ou dietas de emagrecimento. Pode-se consumir a aveia em flocos, farinha e adicionar em diversos pratos. Ainda assim há que tenha dúvidas se a aveia engorda ou ajuda a emagrecer. Se for o seu caso, saiba a resposta agora.

Aveia engorda ou não?

comer aveia engorda ou não
Crédito: Pexels

É um mito achar que a aveia engorda. O que faz engordar são algumas preparações com ela que levam muito açúcar e carboidratos simples, como nas bolachinhas de aveia super açucaradas que compra no supermercado.

O que precisa ter em mente é que a aveia tem alto valor nutricional, é rica em fibras, proteínas, carboidratos complexos de digestão lenta, lipídios e muitos minerais essenciais à saúde.

Então ela ajuda, especialmente, a manter o bom funcionamento do intestino, auxiliando na digestão e na absorção dos nutrientes de outros alimentos. Por causa disso também estimula a eliminação de toxinas e, como consequência, a emagrecer, se for consumida dentro de uma dieta com essa finalidade.

O fato de ser um carboidrato de digestão lenta significa que ela ajuda a evitar picos de açúcar no sangue, o que é importante principalmente para quem tem diabetes ou tendência a essa doença e para quem vai treinar (no lanche antes do treino).

Você pode adicionar a aveia tanto em dietas para emagrecer, quanto em dietas para engordar, pois ela vai se adaptar aos dois tipos de cardápios. O importante é sempre misturá-la a outros ingredientes que fazem bem à saúde para que o seu efeito seja potencializado.

Como comer aveia?

A melhor forma de consumir a aveia é com os grãos inteiros, ou seja, integrais. Nesses grãos há uma quantidade muito maior de nutrientes preservados do que na versão em farinha, mesmo que essa também seja uma opção mais saudável do que, por exemplo, o trigo refinado.

Com a aveia você pode fazer mingau, misturar com iogurte, no shake, com frutas, fazer bolo, pão, bolacha, farofa, torta salgada, bolinhos assados de legumes ou carne e muito mais. Veja a seguir uma receita deliciosa e saudável com esse cereal para experimentar.

Receita saudável com aveia

A receita que você vai ver a seguir é de panquecas de aveia, ótima pedida para o café da manhã ou lanche.

Ingredientes

Flocos de aveia: 3 colheres (sopa);
Açúcar demerara: 1 colher (sopa);
Trigo integral: 3 colheres (sopa);
Ovo: 1 unidade;
Leite: 100 mililitros;
Canela: 1 colher (sobremesa).

Modo de preparo

  1. Comece misturando os ingredientes secos. Depois adicione os demais e misture até formar uma massa homogênea;
  2. Aqueça uma frigideira e vá colocando uma concha de massa por vez para formar um disco. Deixe dourar dos dois lados e retire para um prato;
  3. Continue fazendo os discos até terminar a massa, depois é só servir com frutas, manteiga de amendoim, mel, queijo branco e o que mais desejar.

Aproveite o embalo e veja também como fazer um delicioso e saudável mingau de aveia para começar o dia com energia e disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
dieta para engordar
Dieta para engordar de forma saudável
desintoxicar o intestino
Como desintoxicar o intestino com receitas caseiras