em

AmeiAmei

Benefícios da aromaterapia para ansiedade

A aromaterapia para ansiedade é uma ótima forma natural de combater e evitar a sensação desagradável
Crédito: Public Domain Pictures

A ansiedade está presente quase todos os dias na vida das pessoas, podendo ser causada por uma entrevista de emprego ou falar em público. São diversos os motivos que podem desencadeá-la, mas a sensação sempre é desagradável. A aromaterapia para ansiedade é uma ótima forma natural de combater e evitar a sensação desagradável.

Benefícios da aromaterapia para ansiedade

A aromaterapia funciona atrás das respostas emocionais causadas pelo olfato através dos cheiros. A região do cérebro que processa as informações do olfato é a límbica, que é a responsável pelo processamento e armazenamento de memórias emocionais. Então ao inalar o aroma do óleos essenciais, as moléculas do aroma estimulam várias respostas mentais dessa área do cérebro.

Em resposta a esse estímulo, o cérebro é capaz de regular o estresse e aumentar o relaxamento. Isso proporciona a diminuição da frequência cardíaca e também da pressão sanguínea, regula a respiração e controla a produção hormonal.

Melhores óleos essenciais para a ansiedade

A aromaterapia possui centenas de óleos essenciais para os mais diversos tipos de tratamentos. Mesmo para a ansiedade as opções são muitas, porém alguns são melhores do que os outros.

1. Lavanda

aromaterapia para ansiedade lavanda
Crédito: OleosEssenciais.org

O óleo essencial de lavanda é um dos melhores para ajudar no tratamento. A lavanda é relaxante e calmante, podendo ser usado em qualquer tipo de ansiedade. Ela vai promover o equilíbrio entre o corpo e a mente.

2. Patchouli

aromaterapia para ansiedade Patchouli
Crédito: UIC Heritage Garden

Para as pessoas que sofrem com estresse e o excesso de trabalho, o óleo de patchouli é uma ótima opção. Ele possui propriedades calmantes, antidepressiva e ansiolíticas.

3. Laranja doce

aromaterapia para ansiedade laranja doce
Crédito: Mundo dos Óleos

Esse óleo essencial é perfeito para situações estressantes e quando a ansiedade é causada pelo medo do desconhecido. A laranja doce é harmonizante e possui efeito ansiolítico, ajudando a relaxar e descontrair.

4. Alfazema

aromaterapia para ansiedade alfazema
Crédito: Viveiro Orgânico de Ervas

Dentre os óleos usados na aromaterapia para ansiedade, o de alfazema é o mais conhecido. Ele é capaz de diminuir os níveis de cortisol, hormônio que causa a sensação de estresse. O óleo de alfazema diminui a inquietação, irritabilidade e os ataques de pânico, restaurando a sensação de paz interior.

5. Vetiver

aromaterapia para ansiedade vetiver
Crédito: Molokai Seed Company

O óleo essencial de vetiver tem um aroma amadeirado e suas propriedades ajudam a combater os distúrbios do sono causados pela ansiedade e também o esgotamento físico e mental. Ele é capaz de amenizar tensões causadas pelo estresse e proporciona equilíbrio e clareza mental.

6. Nardo

aromaterapia para ansiedade nardo
Crédito: Pukka Herbs

Essa pequena e delicada flor é eficiente na aromaterapia para ansiedade. O seu óleo é recomendado no trato de ansiedade persistente e das variações emocionais frequente. Isso ocorre devido às suas propriedades antidepressivas, ansiolíticas e relaxantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Câncer de boca se espalhou para o pescoço após erro médico
Como fortalecer o sistema imunológico