em

Para que serve e como fazer chá de alfazema

Além de muito cheirosa e bonita, a alfazema é uma ótima planta para a saúde. Conheça seus benefícios.
chá de alfazema
Crédito: Pixabay

Se você já teve dúvidas sobre a alfazema ser a mesma coisa que a lavanda, saiba que esses dois nomes referem-se a mesma planta. Trata-se de um arbusto com flores azul-violeta, muito bonitas e cheirosas. A planta tem propriedades medicinais que beneficiam a todos, desde crianças a idosos. Conheça o que o chá de alfazema oferece à saúde e também como preparar para os bebês.

5 Benefícios do chá de alfazema

A alfazema é uma planta utilizada há muitos anos, desde os períodos dos gregos e romanos, que a utilizavam em seus banhos. A planta também teve fundamental importância no desenvolvimento da perfumaria e da cosmética europeias. Suas propriedades medicinais foram muito usadas para tratar dos ferimentos dos soldados da Segunda Guerra Mundial.

A forma mais prática de obter os benefícios dessa planta é preparando um chá de alfazema. Com ele é possível obter suas propriedades analgésicas, antiespasmódicas, antissépticas, anti-inflamatórias, calmantes, cicatrizantes e tônicas, entre outras. Veja a seguir.

1. Tratamento de doenças reumáticas

A propriedade anti-inflamatória do chá de alfazema permite que ele atue no alívio dos sintomas de doenças como artrite e suas variações. Essas doenças causam inflamações nas articulações, então o chá pode ser utilizado na quantidade recomendada pelo médico como apoio ao tratamento.

2. Tratamento da depressão

Por ser aromático e calmante, o chá de alfazema pode ser um bom aliado a pessoas diagnosticadas com depressão e também com ansiedade. É importante que o médico tenha consciência de que o paciente esteja usando o chá para que não se ultrapasse a quantidade recomendada ao dia.

3. Tratamento de problemas respiratórios

O chá de alfazema também ajuda a aliviar ou mesmo a prevenir problemas respiratórios como asma e bronquite. Atenção: apenas o chá não é o suficiente para tratar cada doença, já que elas possuem diferentes intensidades em cada pessoa. Serve como uma opção para ajudar a aliviar os sintomas durante crises.

4. Alívio de dores

O chá de alfazema atua de diferentes formas, aliviando desde cólicas menstruais a dores de cabeça e de estômago. Esse efeito se dá por conta das suas propriedades antiespasmódicas e analgésicas, que aliviam a tensão muscular e a dor. Ela também age no alívio dos gases que provocam inchaço e incômodo na região abdominal.

5. Alivia picadas de insetos

Nesse caso, para aplicar na pele, pode-se fazer o chá de alfazema e umedecer um pano para que fique sobre a picada. Assim ele irá agir no alívio do inchaço e da coceira. Atenção, pois esse tratamento não serve para picadas de animais peçonhentos.

Chá de alfazema para bebê

O chá de alfazema pode ser dado para os bebês. Ele é especialmente recomendado para o alívio de cólicas. O chá pode ser dado na mamadeira ou em uma colher para os bebês que não mamam mais no peito.

Se forem bebês que ainda mamam, o ideal é que a mãe beba o chá. Assim, as propriedades da planta vão para o leite materno e são transmitidas ao bebê durante a amamentação. É importante também que a mãe tome cuidado com a alimentação, pois há alimentos que podem estimular a cólica nos pequenos.

Como fazer

A alfazema para chá pode ser comprada em saquinhos com a planta seca, e é dessa forma que se pode preparar o chá de lavanda para os bebês. Veja como fazer:

Ingredientes

  • Flores de lavanda secas: 1 colher de sopa;
  • Água filtrada: 500 mililitros.

Modo de preparo

1. Leve ao fogo a água para ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo.

2. Adicione a alfazema à água, abafe e deixe agindo durante cinco minutos.

3. Depois coe, deixe ficar morninho e pode dar ao bebê em pequenas doses, não ultrapassando duas colheres de sopa ao dia.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
alho-poró
Receitas e benefícios do alho-poró para seu bem-estar
plantar hibisco
Como plantar hibisco: uma bela flor para ter no jardim