em

Como amolecer cutículas para fazer as unhas

As cutículas precisam estar bem maleáveis para serem removidas sem machucar, veja como fazer

como amolecer cutículas
Crédito: Freepik

Para a maior parte das pessoas que fazem as unhas com frequência, remover as cutículas é essencial. O efeito é de unhas maiores, delineadas e limpas, deixando o acabamento do esmalte mais bonito. Porém, antes de começar a passar o alicate é importante saber como amolecer cutículas. O que você usa nessa etapa da sua manicure? Veja essas sugestões.

Confira também: dicas para fazer as unhas em pouco tempo

4 Formas de amolecer cutículas

melhores dicas para amolecer cutículas
Crédito: Freepik

O motivo de amolecer cutículas antes de removê-las é que o processo fica bem mais prático e rápido, pois as cutículas se soltam com facilidade. Isso também reduz o risco de se machucar, além de evitar que a pele ao redor dos dedos fique ressecada. Então, sempre amoleça as cutículas e tenha um alicate afiado para evitar os bifes.

Veja ainda: como afiar alicate de cutícula

1. Água morna e hidratante

A dica básica para amolecer cutículas é colocando um pouco de água morna dentro de um potinho. Então, depois de remover o esmalte, cortar e lixar as unhas, passe um hidratante nas cutículas. Pode ser qualquer creme corporal, sua função será de ajudar a amolecer e amaciar a região, mantendo a suavidade da pele.

Deixe as unhas de molho na água morna por uns 5 minutos, depois vá secando e fazendo a remoção com os dedos ainda mornos.

2. Esfoliação com mel e açúcar

O mel e o açúcar estão presentes em muitas receitas de máscaras faciais caseiras. O açúcar oferece um efeito esfoliante, removendo as células mortas da superfície da pele e, nesse caso, ajudando também a amolecer cutícula. Já o mel tem ainda um efeito hidratante e cicatrizante, ajudando a acelerar o fechamento de qualquer corte que possa acontecer.

Para fazer essa esfoliação, misture 1 colher de açúcar com 2 ou 3 de mel até sentir que está granulado, não totalmente líquido. Depois aplique nas cutículas e deixe por alguns minutos. Passe os dedos por água morna para seguir com a remoção.

3. Toalha morna

Essa dica funciona como a primeira, mas tem a vantagem de não precisar deixar os dedos de molho na água, reduzindo aquele efeito de pele enrugada. Para fazer essa dica, aquela um pouco de água suficiente para embeber uma toalha de rosto limpa. Molhe a toalha nessa água morna, mais para quente do que para fria, e torça.

Em seguida, passe o hidratante da sua preferência nas cutículas e envolva as mãos na toalha morna, deixando agir por 10 minutos. Em seguida, com os dedos ainda aquecidos, remova o excesso de creme e faça as cutículas.

4. Kit manicure

Se você gosta de soluções práticas, passando quase nada de trabalho, compre um kit manicure que vem com luvas para amolecer cutículas, palito, lixa e toalha. Quando você coloca as mãos nas luvas e aguarda 3 minutos, o creme emoliente que tem dentro delas, nas pontas dos dedos, vai amolecê-las.

Veja também: como fazer fortalecedor de unhas em casa

Como fazer amolecedor de cutícula caseiro

Todas essas receitinhas caseiras funcionam bem, mas você também pode fazer uma receita especial. Você vai precisar de 1 colher de sobremesa de Bepantol creme ou pomada e 1 colher de café de óleo de amêndoas ou de coco para produzir o seu amolecedor de cutícula caseiro, com aroma gostoso.

Além do aroma, esse amolecedor vai ajudar a manter as unhas mais fortes, a pele mais hidratada e macia, protegida do ressecamento. Use essa misturinha pelo menos uma vez por semana, deixando agir por uns 10 minutos nas cutículas.

aromaterapia na gestação

5 Benefícios da aromaterapia na gestação

melhores receitas de expectorante caseiro

Expectorante caseiro: conheça os melhores