em

Como afiar alicate de cutícula

No seu estojo de manicure não pode faltar um alicate afiado para remover cutículas sem machucar
afiar alicate de cutícula
Crédito: Pxhere

Ter um alicate de cutícula é essencial, seja para fazer as unhas em casa ou no salão. Esse alicate deve ser usado apenas por você, mas mesmo assim deve mantê-lo sempre esterilizado para prevenir doenças. Também é importante afiar alicate de cutícula para fazer a unha sem machucar. Se o alicate estiver sem fio vai arrebentar a pele, causando os indesejados bifes. Com certeza você não quer que isso aconteça, então aprenda a como manter seu alicate afiado.

4 Formas de afiar alicate de cutícula

dicas para afiar alicate de cutícula
Crédito: Freepik

Tirar as cutículas deixa as unhas com aspecto de limpas e recém-feitas, o que é ótimo. Mas para obter esse efeito de forma rápida, prática e segura, seu alicate deve estar amolado. Faça isso das seguintes maneiras:

1. Com papel alumínio

Uma das formas mais simples de afiar alicate de cutícula é usando uma folha de papel alumínio. Faça uma bola com o papel e comece a picotá-lo com o alicate. O movimento de abre e fecha vai mantendo a parte do corte em contato com o papel que tem a capacidade de afiar. Faça isso até sentir que o alicate está cortando bem.

2. Usando a lixa de unhas

Quando sentar para fazer as unhas e ver que o alicate precisa ser afiado, pegue o que tiver mais perto, como a sua lixa de unhas. Precisa ser uma lixa. Passe a lixa nas lâminas do alicate, respeitando o sentido dos fios da lâmina.

Passe algumas vezes fazendo movimento só de vai, sem arrastar a lixa de volta. É importante passar a lixa por igual em todo o comprimento da lâmina para que ela não fique desnivelada. Então, faça aos poucos e vá testando.

3. Com lima

A lima é a ferramenta mais adequada para afiar alicate de cutícula e outros utensílios. É bom ter uma lima pequena em casa para afiar também as facas de cozinha e os utensílios cortantes da sua caixa de ferramentas. Veja no vídeo abaixo como usar a lima corretamente:

4. Com esmeril

Se você quiser um serviço bem-feito, preferindo deixar essa tarefa para um profissional, leve seu alicate para um afiador que ele irá passar a lima correta ou usar o esmeril. Algumas lojas de chaves também fazem esse serviço.

sobremesas com abacaxi
9 Sobremesas com abacaxi para dar água na boca
receitas com gelatina
16 Receitas de sobremesas com gelatina