o que pode ser Unhas onduladas
Crédito: Freepik
em

Unhas onduladas: saiba o que significa e se tem tratamento

Nem sempre é um problema que precisa ser tratado, mas veja quando é necessário ir ao médico

Publicidade

Se você notou suas unhas com ondulações, calma que não necessariamente você precisa ir ao médico. Veja o que significam as unhas onduladas e se tem algo que se possa fazer para evitar e para tratar.

Por que acontecem as unhas onduladas?

Em primeiro lugar, saiba que as unhas com ondulações podem ser um simples sinal de envelhecimento das unhas, e é normal. Isso vale para as ondulações na vertical ou na horizontal, mas especialmente na vertical e em todas as unhas. Além desse, existem outros motivos.

Infecções prolongadas

As unhas onduladas também podem aparecer quando você tem infecções fúngicas constantes nas unhas, que fazem com que o formato e a cor das unhas mudem.

Inflamação na borda das unhas

Se você mexe na água ou com produtos de limpeza com frequência, e sem usar luvas de borracha para proteger, podem se desenvolver inflamações nas bordas das unhas que vão deixá-las onduladas.

Publicidade

Lesões e traumas

Machucar a unha, como quando tranca o dedo em uma porta, é mais um motivo para ficar com as unhas onduladas. Mexer demais nas cutículas pode causas a mesma coisa. Nesses casos, as ondulações tendem a ser na horizontal.

Tem tratamento para ondulações nas unhas?

Se a ondulação surgiu por envelhecimento mesmo, e suas unhas estão saudáveis, não tem motivo para tratar, pois não está prejudicando sua saúde e nem a estética das unhas.

Já se o motivo for uma infecção prolongada, inflamação ou lesão, você pode ir ao dermatologista para ver se necessita de tratamento ou se a unha vai voltar ao normal sozinha.

Publicidade

Se necessário, o médico poderá prescrever pomada anti-inflamatória ou medicação antifúngica, dependendo da causa das unhas onduladas.

Tem como prevenir as unhas onduladas?

No caso do envelhecimento natural nas unhas, não tem como evitar. Mas, cuidar bem das unhas – e da saúde como um todo vai ajudar. Mantenha as unhas hidratadas, não use esmaltes com formol, não roa as unhas.

Com base nas causas já mencionadas, é importante também manter as mãos protegidas quando for deixá-las muito tempo em contato com água ou quando for mexer com produtos químicos.

Publicidade

Também precisa tomar cuidado quando for tirar as cutículas, para não machucar e infeccionar.

Veja também: 15 Modelos de unhas decoradas com esmalte roxo

Hidratação e nutrição para pontas espigadas

Hidratação e nutrição para pontas espigadas: receitas caseiras

como fazer hidratação com ovo

Como fazer hidratação com ovo no cabelo: 4 receitas caseiras