em

Amendoim engorda ou emagrece?

Dependendo do consumo e do organismo, o amendoim pode não engordar e até mesmo ajudar a emagrecer
amendoim engorda ou emagrece
Crédito: Pixabay

Muitas pessoas se perguntam se amendoim engorda. Ingrediente muito comum desde os doces típicos das festas juninas, por exemplo, até as receitas fit, é bom saber as calorias e nutrientes dele para, assim, adequar as quantidades ideais para a sua dieta.

Amendoim engorda?

amendoim engorda ou nao
Crédito: George Doyle/Getty

Levando em consideração que ele normalmente é usado na preparação de muitos doces, é fácil concluir que amendoim engorda. Mas, ao contrário do que muitos pensam, essa leguminosa pode não contribuir com o aumento de peso, como até ajudar a emagrecer.

O amendoim contém uma porcentagem relativamente alta de calorias: uma xícara contém aproximadamente 500 kcal. A dosagem média ideal para consumo, levando em consideração que cada dieta é pessoal e deve ser indicada por um profissional da nutrição, é de 15 gramas, o que equivale a 1 colher de sopa.

Com essas informações, pode-se chegar à conclusão que a afirmação de que o amendoim engorda é falsa. Ele realizará um papel negativo na sua dieta somente se for consumido em excesso.

E a pasta de amendoim?

amendoim engorda pasta
Crédito: Max Pixel

A pasta de amendoim, que é comercializada na maioria dos supermercados, normalmente contém uma quantidade elevada de açúcar. Seu consumo também deve ser controlado para que seja um aliado à sua dieta e não um inimigo.

Caso você tenha interesse e mais facilidade para consumir o amendoim em forma de pasta, o mais indicado é que você faça a sua própria receita. Caso você deseje comprar a pasta de amendoim já pronta, busque ler o rótulo e a lista de ingredientes a fim de encontrar o alimento da forma mais natural possível, e com pouca, ou nenhuma, adição de açúcar.

Ingredientes

Amendoim torrado: 1 xícara (chá) ou a quantidade de sua preferência;
Adoçante (Stevia ou sucralose): 1 colher (sobremesa).

Modo de Preparo

  1. Coloque o amendoim no processador e bata até que ele vire uma pasta. Pode demorar alguns minutos;
  2. Acrescente o adoçante de sua preferência e processe novamente até que o conteúdo esteja bem misturado.

Além de ser muito mais saudável, por saber exatamente aquilo que leva na receita e não conter conservantes, esta receita de pasta de amendoim é muito menos calórica. Apesar disso, ainda assim deve-se ter cuidado com as quantidades ingeridas. O recomendável para consumo diário de pasta de amendoim também é de 15 gramas, ou seja, uma colher de sopa.

Benefícios do amendoim

amendoim engorda beneficios
Crédito: Well Rounded NY

O amendoim é uma boa fonte de antioxidantes, vitaminas do complexo B e gorduras monoinsaturadas. Depois de saber se o amendoim engorda ou não, confira alguns dos benefícios que ele traz para seu organismo.

Auxílio na perda de peso

O amendoim é um alimento rico em gordura e também calórico. Por isso pode parecer contraditório o fato de auxiliar na perda de peso. Ingerir amendoim pelo menos duas vezes por semana reduz o ganho de peso.

Cada organismo funciona de uma forma e em um ritmo diferente. Por isso, lembre-se de consultar sempre um nutricionista quando for iniciar uma dieta. O profissional saberá indicar as quantidades necessárias de nutrientes que seu corpo precisa para funcionar da melhor forma possível.

Redução do estresse

Contém triptofano, que é um tipo de aminoácido que desempenha um papel vital na regulação do humor e previne o estresse e tensão, além de produzir serotonina.

Melhora a memória

O amendoim é rico em niacina, que auxilia no desencadeamento da memória e no aumento das atividades cerebrais. Contém também bioflavonóides, que ajudam a melhorar o fluxo de sangue no cérebro.

Fortalece os ossos

O cálcio e o magnésio são responsáveis pelo fortalecimento dos ossos, esses dois nutrientes estão altamente presentes nessa leguminosa.

Controle no colesterol

A niacina, mais conhecida como vitamina B3, também é responsável pelo controle de colesterol no corpo humano. Assim, esse nutriente presente no amendoim aumenta os níveis de colesterol bom e diminui o de colesterol ruim.

Desenvolvimento muscular

Contém uma quantidade relativamente alta de proteína para um alimento de origem vegetal. Assim, com a dosagem correta, ele dá ao corpo os aminoácidos essenciais para o fortalecimento dos músculos.

Prevenção ao câncer

Ácido fítico, ácido fólico e resveratrol são algumas das substâncias que podem prevenir o câncer. Todos esses nutrientes são encontrados nessa leguminosa e consumi-la duas ou mais vezes por semana pode ajudar nessa prevenção.

Propriedades antioxidantes

Como forma de prevenir diferentes doenças da pele, cardiovasculares e até câncer, os alimentos com antioxidantes são fundamentais. O amendoim, com sua grande concentração de nutrientes, é um aliado muito forte nesse quesito.

Sensação de saciedade prolongada

A proteína e as fibras contidas neles trazem mais saciedade ao organismo. Dessa forma, dificilmente você ficará com fome logo depois de comer a quantidade recomendada.

Quer saber ainda mais? Assista ao vídeo!

Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
remédios caseiros para queda de cabelo
Melhores remédios caseiros para a queda de cabelo
melhores chás para gases
Melhores chás para gases intestinais