benefícios do amendoim
Crédito: Unsplash
em

AmeiAmei

9 Benefícios do amendoim para a saúde

Seu consumo regular pode transformar o seu dia a dia, dando energia e disposição

Muitos são os benefícios do amendoim para a saúde, pois além de delicioso, ele é uma excelente fonte de energia. Seu consumo é cada vez mais recomendado, principalmente quando o assunto é uma dieta mais saudável.

Classificado por muitos como castanha, ele, na verdade, pertence à classe das leguminosas, assim como o feijão e a lentilha, e é facilmente encontrado in natura (grãos crus), grãos já torrados, em barras energéticas, com chocolates e até mesmo em forma de pasta.

Atenção: é preciso estar atento à forma de consumir. Prefira sua forma in natura nos preparos de pães e bolos, e sempre que possível, use a pasta para substituir a manteiga diária da sua torrada. Evite o consumo exagerado.

9 Benefícios do amendoim

amendoim benefícios
Crédito: Pexels

1. Energia dobrada

É considerado um dos alimentos naturais que mais oferece energia, seja pela sua composição, rica em gorduras ou pela sua capacidade termogênica.

2. Ajuda a prevenir o câncer

O câncer de mama pode ser evitado devido aos ácidos graxos monoinsaturados, pois ele é riquíssimo em antioxidantes, combatendo os radicais livres e promovendo equilíbrio celular.

Anticancerígenos como o ácido fítico, o ácido fólico, o resveratrol e os fitosteróis encontram-se na composição deste aperitivo. Por seu lado, o ácido oleico bloqueia um oncogene do câncer, designado como HER-2/NEU, e não deixa que os tumores se formem.

O câncer gástrico pode ser evitado graças à forte presença do antioxidante polifenólicos. Portanto, ele impede que nitrosaminas apareçam no estômago.

3. Alivio do estresse

O triptofano, que é um aminoácido importante para controlar os estados de humor, estimula a produção de serotonina, que é um composto químico com efeito antidepressivo.

Basicamente, este aminoácido previne e combate estados tensos e estressantes, proporcionando maior relaxamento.

4. Diabetes

Equilibra os níveis de glicose no sangue, de forma natural, sendo muito eficaz também na prevenção e combate do diabetes.

5. Aumenta a fertilidade

Os folatos presentes nele desempenham um papel fundamental quando o assunto é aumento da fertilidade feminina, funcionando também para os homens.

6. Coração

Estimula o bom funcionamento das artérias, equilibra sua pressão arterial e ainda diminui os níveis do colesterol ruim (LDL).

O antioxidante ácido oleico faz fluir o sangue, evitando que as gorduras se agarrem às artérias. Mais, vai igualmente fortalecer as paredes delas e evitar coágulos.

Os aminoácidos, o resveratol e a vitamina E têm uma ação preventiva em relação aos derrames e demais doenças cardíacas. Por exemplo, no caso particular do resveratol, ele bloqueia a angiotensina, substância que esmaga os vasos e faz a pressão arterial aumentar.

Os ácidos graxos monoinsaturados baixam o colesterol ruim, favorecem o perfil lipídico no sangue e atuam como inibidores de falências coronárias.

7. Estimula sua memória

Graças à presença de bioflavonóides e niacina, estimula o fluxo sanguíneo, favorecendo a memória, e contribuindo de forma bastante eficaz no tratamento do Alzheimer.

Este aperitivo tem vitamina B2, que evita o Alzheimer e regula a cognição. Logo, doenças degenerativas podem ser evitadas pela ação do resveratrol.

O cérebro é irrigado pelo sangue, com a ajuda de substâncias presentes no amendoim, como a vitamina B6, riboflavina, tiamina, folatos e ácido pantotênico.

8. Melhora sua pele

Promove o rejuvenescimento, auxilia no melhor aspecto de lesões e ainda ajuda a prevenir o câncer de pele, pois os seus antioxidantes são escudos que ajudam o corpo a proteger-se dos radicais livres.

9. Analgésico natural

Contém substâncias analgésicas e anti-inflamatórias, que auxiliam, inclusive, no alívio de dores e rigidez articular, contribuindo de forma eficaz em tratamentos de doenças como a artrite reumatóide.

Antes de consumi-lo, certifique-se de que não é alérgico a ele. Preste atenção, pois em alguns casos pode ser letal. Caso seja necessário, consulte o seu médico habitual. Tenha sempre precaução, porque o amendoim também tem malefícios!

Propriedades nutricionais

Rico em vitamina E, aminoácidos, resveratrol e importantes minerais como o zinco, cálcio, magnésio, ferro e fósforo, ele é considerado uma das mais potentes fontes de energia que a natureza oferece.

Os amendoins não têm grande teor proteico, porém as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas estão bem presentes.

Calorias

Tem um valor energético alto, sendo que em cada 100 gramas, existem 600 calorias.
Se seu consumo for moderado, pode ser um alimento interessante, se combinado com frutas e outros, porém, em grande quantidade pode até te fazer mal.

Amendoim engorda?

Depende do seu uso. Se consumido em excesso, misturado a farinhas brancas, açúcares e gordura, certamente irá engordar, mas se inserido em uma dieta balanceada, pode te ajudar a emagrecer.

Este fruto seco mantém o metabolismo saudável e permite que você sinta uma sensação de saciedade.

Por muito que sejam fortes em gordura e calorias, o que pode parecer estranho é que eles permitam emagrecer. A presença dos benéficos ácidos graxos monoinsaturados vai fazer secar a sua barriga.

Como consumir

benefícios do amendoim como consumir
Crédito: Pexels

A quantidade ideal para se consumir é uma colher de sopa por dia, cerca de 30 gramas, que contém 150 calorias.

Apesar das calorias, seu consumo é recomendado, podendo ajudar inclusive a manter a forma. Consulte sempre um nutricionista para quantidades personalizadas.

Contraindicações e cuidados

Procure comprá-los com procedência certificada, preferencialmente orgânicos. Assim que chegar em casa, lave-os bem e cozinhe ou torre. Se forem somente os grãos, torre assim que possível, guardando em potes bem fechados.

Atenção ao seu estado, se ele estiver amarelado ou esverdeado, pode estar contaminado com um fungo perigoso, devendo ser descartado imediatamente.

Veja algumas contraindicações:

  • Pessoas alérgicas;
  • Pessoas com problemas renais;
  • Pessoas com alimentação restritiva, no que tange o consumo de gorduras.

Receita de pasta de amendoim

Ingredientes

Amendoim torrado e sem pele: 4 xícaras (chá);
Sal rosa do Himalaia: 1 pitada;
Açúcar mascavo: ½ xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Torre bem e descasque o amendoim;
  2. Enquanto ainda está quente, coloque no processador com o sal e bata por 10 minutos;
  3. Se seu processador não aguentar tanto tempo, aquecer ou começar a soltar aquele cheiro de queimado, faça porções menores de cada vez;
  4. Depois de bater, acrescente o açúcar e bata mais 5 minutos;
  5. Coloque em um pote com tampa e conserve na geladeira por até duas semanas.

Use em pães, tortas, bolos, receitas doces e salgadas. Fica uma delícia como pós e pré treino, sendo utilizado por diversos atletas.

amendoim

Quer aprender uma receita de bolo de amendoim para comer na dieta? Veja o vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

hospital vestiu bebês para o halloween

Hospital vestiu bebês prematuros para o Halloween e o resultado é lindo!

cabelo platinado

Cabelo platinado: modelos e como fazer