em

AmeiAmei

15 Alimentos bons para o fígado

O fígado desempenha um importante papel detox e precisa de bons alimentos para funcionar melhor
alimentos bons para o fígado
Crédito: Unsplash

O fígado é o segundo maior órgão do corpo e é vital para o funcionamento do organismo, pois participa da limpeza, processando carboidratos e proteínas, produzindo bioquímicos vitais para a digestão, bile, hormônios entre diversos outros. Use os alimentos bons para o fígado como melhores combustíveis.

Alguns sintomas de que ele está começando a apresentar problemas são o inchaço, escurecimento da urina, pouco apetite e aumento de peso, prisão de ventre, azia, dores de cabeça, suor excessivo, refluxo, entre outros.

Também afeta os hormônios, o que pode levar a uma maior ansiedade, fadiga contínua e até mesmo depressão.

Uma boa forma é ingerindo os nutrientes necessários, além de evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos processados, industrializados e fast food em excesso.

Melhores alimentos para o fígado

1. Alho

alimentos bons para o fígado alho
Crédito: Unsplash

O primeiro dos alimentos bons para o fígado é fonte de vitamina B6 e vitamina C e, por isso, evita o acúmulo excessivo de toxinas. O alho também contém substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam na desintoxicação do sangue, que aumenta a atividade do fígado.

Possui também arginina, um vasodilatador natural que diminui a pressão deste órgão, além de evitar danos celulares e o acúmulo de colesterol.

2. Azeite de oliva

O azeite é rico em ácidos graxos, ômega 3 e vitaminas, necessários para combater a oxidação das células.

Devido ao alto teor calórico, deve ser consumido de maneira moderada, para diminuir o mau colesterol e regularizar o ritmo metabólico.

3. Chá verde

Essa bebida é fabulosa. Possui antioxidantes chamados catequinas, elementos do grupo dos flavonoides, que atuam como protetores dos efeitos negativos dos radicais livres e das toxinas.

Veja 4 receitas para fazer chá verde.

4. Toranja

A toranja é rica em vitamina C, tem alto teor de glutationa (70mg por unidade). Essa substância é produzida naturalmente no fígado e ajuda em etapas importantes do organismo, como na reconstituição dos tecidos e na desintoxicação dos órgãos.

5. Maçã

A pectina é um dos principais componentes da maçã. Essa fibra atua na digestão e na eliminação de toxinas, além de regularizar o pH sanguíneo e funcionar como um desintoxicante.

6. Limão

alimentos bons para o fígado limão
Crédito: Unsplash

A vitamina C de mais esse exemplo entre os alimentos bons para o fígado controla o colesterol, elimina a gordura e mantém a saúde hepática. Sua ação antioxidante converte as toxinas em compostos que se diluem com facilidade na água, o que facilita a excreção.

7. Abacate

Com alto valor nutricional, o abacate ajuda na saúde cardiovascular, é uma fruta digestiva e com propriedades hepáticas, pelo alto nível de glutationa.

Possui vitamina C e E, propriedades importantes contra a ação negativa dos radicais livres, além de ácidos graxos, que reduzem os níveis de inflamações e do colesterol.

8. Oleaginosas

As nozes e castanhas são alimentos bons para o fígado, por que são fontes de L-arginina, um aminoácido essencial que ajuda a decompor os resíduos tóxicos.

São ricas também em ácidos graxos, ômega 3, essenciais para o controle de inflamações dos tecidos, e ajudam a depurar o organismo de toxinas, além de reduzir o colesterol.

9. Brócolis

Rico em isotiocianatos, o brócolis ajuda na liberação dos carcinógenos e na otimização do metabolismo, contendo também propriedades anti-inflamatórias.

Ele ajuda a eliminar a gordura do fígado, protegendo de doenças hepáticas e até mesmo do câncer.

10. Ginseng

Extraído das raízes da Panax Ginseng, é rico em ginsenosides, com mais de 40 tipos diferentes, tornando-a um poderoso alimento para o fígado.

O ginseng ajuda a evitar feridas no fígado, toxicidade, cirrose e esteatose hepáticas, sendo mais um excelente exemplo de alimentos bons para o fígado.

11. Beterraba

Por conter um poderoso antioxidante, chamado de betalains, a beterraba ajuda a reduzir lesões hepáticas, quando o órgão está doente.

Se saudável, ajuda a proteger suas paredes, evitando danos e ajudando no seu funcionamento.

12. Cenoura

alimentos bons para o fígado cenoura
Crédito: Unsplash

Rica em antioxidante e diversos nutrientes vitais para o fígado e fibras, a cenoura reduz os níveis de triglicérides, protegendo-o contra as toxicidades.

13. Folhas verde escuras

Couve, espinafre, rabanete, mostarda e outros folhosos escuros ajudam a manter a saúde do fígado, pois contém bastante vitamina A, C e K.

Têm também cálcio, antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, ajudando assim o fígado a funcionar perfeitamente.

14. Páprica

Deliciosa e nutritiva, a páprica é um tempero perfeito, pois possui curcumina, um composto bioativo que combate inflamações e os radicais livres.

Ela também é antifúngica, antiviral e antibacteriana, protegendo o fígado de doenças e melhorando o metabolismo.

15. Repolho roxo

Rico em antioxidantes e antocianinas, o repolho roxo ajuda a reduzir o colesterol e as inflamações decorrentes do seu excesso.

Lembre que em caso de suspeita de qualquer doença no fígado, é fundamental que você consulte um médico especialista. A alimentação irá te ajudar na recuperação, mas não substitui o tratamento.

Para variar na próxima vez que você for fazer arroz, veja essa receita com repolho e nozes, dois alimentos bons para o fígado:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
festa de 15 anos
Como organizar uma festa de 15 anos perfeita
passar roupa
Como passar roupa com ferro