alimentos a evitar quando estiver estressada
Crédito: Freepik

3 Grupos de alimentos a evitar quando estiver estressada

Há 3 grupos de alimentos que são os vilões caso você precise aliviar o estresse. Veja quais são e evite-os.

Publicidade

Os momentos de estresse elevado fazem parte da vida de todas as pessoas, não dá para negar. Seja por causa da rotina corrida, coisas que não aconteceram conforme o planejado ou aqueles pequenos incidentes ao longo do dia, tudo contribui para desequilibrar a mente. Então uma das melhores dicas é saber quais alimentos a evitar quando estiver estressada.

Os alimentos contêm substâncias capazes de acalmar ou de estressar ainda mais. Tudo o que você come mexe com o seu organismo e é capaz de alterar os seus sentimentos e sensações. Evitar certos ingredientes na hora do estresse é fundamental para se sentir melhor. Veja quais são.

Grupos de alimentos a evitar quando estiver estressada

quais os alimentos que aumentam estresse
Crédito: Freepik

Basicamente, os alimentos a evitar quando estiver estressada são os que estimulam o cérebro e os que causam excessos no organismo, deixando você com mal-estar e cansaço. A maioria deles são os mesmos que deve evitar sempre se quiser manter o corpo leve.

1. Estimulantes

Os principais estimulantes são as bebidas com cafeína, como café, chá verde e refrigerante de cola. Bebidas e alimentos com guaraná, energéticos e bebida alcoólica. Tudo isso vai causar estímulos de alerta, incentivando o estresse a permanecer no organismo. Então evite. Prefira chás sem cafeína com propriedades calmantes ou apenas água.

Publicidade

2. Alimentos ricos em açúcar industrializado

Todos os doces que você compra, exceto o açúcar natural da fruta, também são estimulantes. No momento em que o estresse chega e você come uma maravilhosa fatia de bolo de chocolate, vai ocorrer um alívio porque haverá uma liberação de endorfina. Porém, como esse açúcar é metabolizado rapidamente, logo vai ocorrer uma queda nos níveis de açúcar no sangue e você volta a sentir o estresse, o cansaço e o mau humor.

Uma opção para o açúcar, que não seja da fruta, é o chocolate meio amargo, o amargo ou barrinhas de alfarroba, que é uma substituição mais nutritiva. Assim não haverá nem o pico de açúcar no sangue, nem a queda drástica.

3. Alimentos do tipo fast food

As fast foods em especial são as vilãs do estresse por causa do excesso de sal, que está presente mesmo que você não sinta tanto. Claro, também por causa da gordura saturada, que é o tipo que faz mal. Tudo isso vai aumentar sua pressão sanguínea, trazendo sensações desagradáveis, como calor, cansaço, irritação e mais estresse. Mesmo se for fazer comida caseira, maneire no sal e na pimenta para evitar essa elevação da pressão.

Dê preferência para os alimentos que ajudam a aliviar a ansiedade, como os integrais, frutas com menos açúcar e que saciam, como o abacate, frutas vermelhas, carnes grelhadas, ovos, laticínios, sementes, oleaginosas e o que for natural e de boa qualidade. Tudo isso sem excesso de açúcar ou outros condimentos.

Publicidade

3 Grandes dicas para evitar o estresse

melhores atitudes para aliviar estresse
Crédito: Freepik

Agora, melhor do que saber quais os alimentos a evitar quando estiver estressada é conseguir evitar que o estresse aconteça. Claro que nem sempre é possível, mas em boa parte das vezes você pode reprogramar seu cérebro para conseguir lidar de forma mais tranquila com situações estressantes. Também não quer dizer que seja fácil, mas é possível, e depois que acostuma é um alívio imenso. Você passa a viver muito melhor.

1. Fazer exercícios de respiração

Somente depois que você aprende a respirar da forma correta percebe o quanto esse hábito é essencial para sua vida. A maioria das pessoas não presta atenção na forma que respira, então não consegue se controlar quando o estresse chega.

Para treinar a respiração, a melhor forma é participar de aulas de yoga, meditação e pilates. Esses exercícios têm o objetivo e equilibrar o corpo e a mente, por meio da concentração, da respiração e do equilíbrio. É uma cura generalizada.

Publicidade

Outros tipos de exercícios, como caminhada, corrida, bicicleta e natação, que são aeróbicos, também ajudam a aliviar o estresse. Então intercale essas duas práticas ao longo da semana para que a sensação de tranquilidade e bem-estar seja prolongada.

2. Manter pensamentos positivos – foco na solução

Essa também é uma prática diária e que exige esforço. Não quer dizer que você tenha que se iludir dizendo que está tudo bem quando você acabou de bater o carro, por exemplo. É claro que não vai estar tudo bem, mas ao invés de focar no problema, aceite o ocorrido e comece a pensar na solução, com tranquilidade. Afinal, é só o que vale a pena ser feito.

Essa mesma lógica de raciocínio coerente serve para todos os demais aspectos da vida. Qualquer situação em que você fique explosivo porque deixa o estresse tomar conta pode ser aliviada mudando a forma de encarar o que estiver acontecendo, seja o que for. Está tudo na sua mente e sempre existe uma solução.

Publicidade

3. Atrair o bom e afastar o mau

Você sempre tem escolhas a fazer para evitar o estresse e manter-se mais calmo. As escolhas vão desde as mais simples até as mais complexas, comece aos poucos. Por exemplo, crie o hábito de fazer coisas que você gosta ao longo do dia. Ouça músicas que lhe agradem, faça atividades que lhe agradem, esteja perto de pessoas que lhe fazem bem.

Da mesma forma, afaste-se das pessoas que não contribuem com a sua felicidade, pare de comer o que sabe que vai se arrepender. Pare de se colocar em situações que lhe fazem sentir mal. Se não der para parar agora, trace um plano para isso e comece a agir para alcançar seu objetivo.

O estresse não é algo simples, ele se torna um problema por causa do acúmulo de coisas que você não quer, mas deixa acontecerem o tempo todo. Cada detalhe da sua vida faz a diferença, indo muito além dos alimentos a evitar quando estiver estressada. Está nas suas mãos começar a mudança.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM