em

Água tônica: o que é e para que serve essa bebida gaseificada

Talvez você tenha uma ideia errada sobre essa bebida tão popular. Saiba a verdade sobre ela e consuma com consciência
água tônica
Crédito: Pxhere

A famosa água tônica nada mais é do que um tipo de refrigerante. Embora leve água no nome, não deve ser utilizada com a mesma finalidade que a água pura ou mesmo a com gás. Se você já ouviu falar que essa bebida é boa para tratar vários problemas de saúde, saiba a verdade agora.

Veja também: 2 receitas de água tônica para fazer em casa

Aqui você encontra:

Para que serve a água tônica?

No conhecimento popular, ela tem diversas finalidades, desde fazer passar enjoo até prevenir cãibras. Porém, a única serventia dessa água é ser uma opção gostosa de refrigerante para apreciar puro ou em receitas de drinks.

Mitos sobre água tônica

Há muitos mitos que precisam ser esclarecidos para que as pessoas parem de usar esse simples refrigerante como remédio, por exemplo:

1. Cura ressaca

O que faz o mito da tônica curar ressaca sobreviver é o fato de que ao tomar esse refrigerante, ele aumenta as taxas de açúcar no sangue, dando uma falsa sensação de melhora da ressaca. Mas pouco tempo depois as taxas vão cair e o mal estar volta.

2. Ajuda a aliviar enjoo de viagem

Muita gente passa mal andando de carro, ônibus ou avião. Mas usar a tônica para aliviar o enjoo nesses casos é outro mito. O fato de ser composta por um ingrediente chamado quinino, que é amargo, faz até piorar o caso.

3. Cura cãibras

sobre usos da água tônica
Crédito: Giraffas

Esse ingrediente chamado quinino que está presente na água tônica já foi usado para tratar cãibras, porém as quantidades são bem diferentes no refrigerante e na medicação. Portanto, não há quinino suficiente nessa bebida para que ajude a aliviar o efeito das cãibras.

Bebidas saudáveis para substituir o refrigerante

Contraindicações e cuidados a ter

Além dos mitos esclarecidos, também é importante saber que a tônica contém tanto açúcar quanto qualquer outro refrigerante, por isso não deve ser consumida por diabéticos ou pré-diabéticos, muito menos por quem está fazendo dieta para eliminar quilos extras.

Também é importante lembrar que essa água contém fósforo, mineral que atrapalha a absorção de cálcio pelo organismo. Logo, deve ser especialmente evitada por crianças, idosos e pessoas com problemas ósseos.

Gestantes são outro grupo que deve evitar o consumo dessa água da mesma forma que devem evitar qualquer outro tipo de refrigerante.

Diferença entre água tônica e água com gás

A diferença entre água tônica e água com gás é que a tônica é um refrigerante com diversos aditivos, enquanto a água com gás é só uma água pura, sem açúcares, sais e conservantes, porém, com a adição da substância que a faz ficar gaseificada, o dióxido de carbono.

Receita de refrigerante natural e saudável

Como consumir

Essa água, por ser um refrigerante, deve ser consumida com a mesma cautela que você tem com os outros tipos de refrigerantes. Como são todos ricos em açúcares e conservantes, devem ser evitados ao máximo.

Mas quando quiser consumir, a tônica pode ser ingerida pura ou adicionada a vários tipos de drinks. Para inspirar, veja essas receitas de drinks sem álcool para fazer aos seus convidados.

cachorro está com febre
Como saber se o cachorro está com febre e o que deve ser feito
óleo de cenoura caseiro
Como fazer óleo de cenoura caseiro e seus benefícios