em

AmeiAmei

Refrigerante faz mal? Conheça 7 malefícios

As consequências do abuso de refrigerante podem ser crônicas quando o assunto é a saúde
refrigerante faz mal
Crédito: Pixabay

Embora a maioria das pessoas saiba que refrigerante faz mal à saúde, poucos simplesmente abandonam o consumo da bebida, pois o hábito fala mais alto. Ele existe desde 1783, então faz bastante tempo que o mundo está acostumado com ele.

A título de curiosidade, o primeiro refrigerante do mundo foi o Schweppes, na Suíça, que recebeu o nome do seu criador Johann Jacob Schweppe. Somente muito tempo depois, em 1886 foi que surgiu a gigante Coca-Cola para ganhar o posto de refrigerante mais famoso e consumido no mundo.

O fato é que, não importa a marca nem o sabor, todos os refrigerantes industrializados fazem mal à saúde. Eles não fornecem nenhum tipo de nutriente e enchem o corpo de açúcares, calorias, conservantes e outros componentes químicos que danificam os órgãos e os ossos pouco a pouco.

Malefícios do refrigerante

maleficios do refrigerante
Crédito: Pxhere

Se você sabe que refrigerante faz mal à saúde, mas não sabe exatamente no que ele afeta, veja a seguir alguns dos principais malefícios e repense seus hábitos alimentares se quiser se manter saudável e com mais disposição para viver.

1. Diabetes

O refrigerante faz mal porque contém uma dose de açúcar muito superior ao que uma pessoa de qualquer idade deveria ingerir por dia. Como se não bastasse, é a pior qualidade de açúcar possível. Quando esse açúcar é ingerido, não oferece nenhum benefício para o corpo e ainda causa um pico de glicose no sangue. Esses picos, se acontecem de forma constante, acabam desencadeando o diabetes tipo 2.

2. Cáries

Ao longo do tempo, a combinação do excesso de açúcares, ácidos dos refrigerantes e uma higiene bucal deficiente acabam por causar cáries, que é a corrosão dos dentes. Há pessoas que chegam a perder os dentes porque estão muito fracos e danificados pelos ácidos e açúcares.

3. Problemas estomacais

Os refrigerantes têm acidez, açúcar e aditivos que criam um ambiente propício a problemas estomacais. Quando esses ingredientes todos entram em contato com o estômago, irritam as paredes do órgão que, mesmo sendo resistentes ao suco gástrico, não precisam de mais uma quantidade de ácido para corroer suas mucosas. Quando ocorre essa corrosão acontecem as úlceras e outros problemas inflamatórios.

4. Osteoporose

Assim como afeta os dentes, beber refrigerante em excesso aumenta muito o risco de ter osteoporose, por causa ácido fosfórico. Esse ácido não permite que o cálcio seja assimilado pelo corpo, fazendo com que os ossos fiquem fracos. Pode ser que você passe anos a fio bebendo refrigerante e não sinta fraqueza nos ossos, mas vai sentir tudo de uma vez quando se tornar idoso.

5. Insônia

Refrigerantes à base de cola e com extrato de guaraná são estimulantes do cérebro. Eles mantêm o corpo desperto e, ao longo do tempo, podem prejudicar o ciclo do sono. Não conseguir dormir bem é um problema que afeta a qualidade de vida como um todo.

6. Obesidade

Refrigerantes e obesidade andam lado a lado. Como são bebidas calóricas, o seu consumo facilmente contribui com o aumento do peso. E não se engane ao pensar que as versões diet são mais saudáveis. Eles contêm açúcares do mesmo jeito e continuam sendo um tipo de bebida que não traz qualquer benefício ao organismo.

7. Cálculos renais

O oxalato que a maioria das bebidas desse tipo possui, tem efeitos na produção de pedras nos rins. E não é apenas esse componente que prejudica o funcionamento do órgão. Em especial nas pessoas que abusam de refrigerantes e outros industrializados, e que bebem pouca água, os rins acumulam muitas impurezas que petrificam e viras as terríveis pedras nos rins.

Como fazer refrigerante caseiro saudável

Agora que você já sabe que refrigerante faz mal, mas gosta muito e gostaria que houvesse uma alternativa tão gostosa quanto, só que mais saudável, pode comemorar. Veja como fazer refrigerante caseiro mais saudável.

Ingredientes

Água: 200 ml;
Mel: 1 colher (sopa);
Vitamina C (não efervescente): 1 grama em pó ou dissolvido;
Cloreto de magnésio PA líquido: 2 colheres (sopa);
Limão: 1 unidade;
Gengibre ralado ou em pó: 1 colher (chá).

Modo de preparo
  1. Junte num copo com 200 ml de água, a vitamina C e o mel;
  2. Em outro recipiente, dissolva 33 gramas de cloreto de magnésio PA em um litro de água. Junte na bebida anterior 2 colheres de sopa dessa mistura;
  3. Feito isso, misture o suco de um limão. Adicione uma colher de chá de gengibre ralado ou em pó e misture tudo. Por fim, pode adicionar algumas pedras de gelo para ficar mais refrescante.

Veja também:

Receita de refrigerante natural e saudável

Receita de refrigerante de uva com 4 ingredientes

Bebidas saudáveis para substituir o refrigerante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
garra-do-diabo
Garra-do-diabo: quais os benefícios para saúde e contraindicações
fazer beijo gelado
Receitas de beijo gelado para sobremesa