em

Água com gengibre emagrece? Confira os benefícios da bebida

Veja por que muitas pessoas bebem água com gengibre diariamente. Aprenda também a fazer e como tomar!
água com gengibre
Crédito: Freepik

Você já deve ter ouvido falar que é bom tomar água com gengibre. E não é um mito! A bebida faz muito por você, pela sua saúde e pela sua pele.

O gengibre é uma raiz cheia de nutrientes, que atuam no seu corpo de diversas formas. Ele emagrece, alivia dores, aumenta a absorção de outras substâncias pelo sistema digestivo, combate a azia e acaba com a prisão de ventre.

Você pode consumir o alimento de muitas maneiras. Veja abaixo os muitos benefícios da água com gengibre em jejum, como prepará-la e como consumi-la.

8 Benefícios da água com gengibre

Fique por dentro das vantagens de fazer a bebida e tomá-la diariamente.

1. Emagrece

água com gengibre emagrece
Crédito: Freepik

O gengibre ajuda no processo de emagrecimento, pois é um diurético, um termogênico (queima gordura) e ainda dá sensação de saciedade, o que favorece a ingestão de uma menor quantidade de alimentos.

Mas não se esqueça que é também preciso aliar a isso exercícios físicos e uma alimentação saudável. Aproveite para levar a bebida na sua garrafinha de academia, por exemplo. Assim você bebe enquanto treina e otimizar o seu processo de perda de peso.

2. Fortalece o sistema imunológico

A bebida é muito nutritiva, como já foi dito, e ajuda o seu corpo no combate de gripes, resfriados, viroses e outras doenças. Rica em vitamina C, ela fornece um boost no seu sistema imunológico, fazendo com que você permaneça saudável por mais tempo.

A água com gengibre atua ainda como um anti-inflamatório natural, diminuindo dores nas juntas ou provocadas pelo excesso de exercícios físicos. Mais um motivo para tomá-la na academia!

Alguns estudos mostram ainda que a ingestão da bebida pode combater radicais livres, ajudando a prevenir doenças como o câncer.

3.  Combate a celulite

Acabar com a celulite é o sonho de toda mulher, contudo isso só é possível com tratamentos caros e doloridos. E pouca gente sabe disso, mas a celulite é um processo inflamatório.

Por isso, beber água com gengibre é uma ótima ideia. O seu poder anti-inflamatório ajuda a prevenir e tratar as temidas celulites. O tratamento caseiro funciona a longo prazo. Evitar alimentos ricos em açúcares e comer mais fibras também têm efeito na redução da inflamação.

4. Estimula a libido feminina

água com gengibre aumenta a libido
Crédito: Unsplash

Precisando apimentar a relação? A ação estimulante que o gengibre tem no corpo aumenta o apetite sexual feminino e também a lubrificação íntima.

5. Elimina toxinas

O gengibre estimula o bom funcionamento do fígado, que passa a eliminar toxinas e resíduos do seu corpo com maior eficácia.

A bebida feita a partir da raiz é ainda melhor, pois eleva o efeito desintoxicante. Isso porque a água com gengibre é diurética e faz com que essas substâncias ruins saiam mais rapidamente de dentro de você.

Há quem diga que o gengibre faz mal para o fígado. Entretanto isso é um mito. Poucas pesquisas conseguiram relacionar o alimento a problemas no órgão.

6. Reduz a flatulência

O gengibre ajuda também na diminuição da formação de gases nos intestinos. Se você teve um dia de comilança, a água com gengibre vai ajudar na digestão. Com isso, você acaba com a sensação de inchaço, mal-estar e dor de barriga.

A bebida também é boa para quem tem prisão de ventre. Ela ajuda você a andar junto com o relógio!

7. Reduz enjoos

água com gengibre reduz enjoo
Crédito: Unsplash

Se você costuma enjoar durante viagens ou em um veículo em movimento, tome água com gengibre, meia hora antes de entrar no automóvel, avião, ônibus, trem ou braco. Isso pode ajudar o corpo a evitar a sensação de enjoo e prevenir vômitos.

8. Alivia cólica menstrual

A sua menstruação demora para descer e você fica sofrendo com dores? Beba a mistura e comprove você mesma. Os minerais na bebida fazem com que os níveis de eletrólitos fiquem regulados, evitando as dores do período menstrual.

Como fazer água com gengibre?

Para preparar a bebida, basta misturar em 500 ml de água filtrada ou mineral umas cinco rodelas de gengibre. Pode fazer água com gengibre em pó, substituindo as rodelas por duas colheres do tempero.

Contudo, não se recomenda a utilização do gengibre em pó industrializado, pois possui inúmeros conservantes prejudiciais a sua saúde e que retiram boa parte dos nutrientes da raiz.

Deixe a água repousar por cerca de duas horas e consuma toda a quantidade preparada durante 24 horas. Você também pode adicionar outros alimentos à água para potencializar o efeito.

Água com gengibre e limão

água com gengibre e limão
Crédito: Pixabay

Além de ser uma delícia, tem ainda mais benefícios, já que o limão é um alcalinizante. Isso faz com que o seu organismo se torne menos ácido e equilibre o pH do sangue. Os alimentos como o limão tem efeito detox, são antifúngicos e favorecem a saúde aumentando a imunidade.

Fazer essa bebida é muito simples, veja a seguir!

Ingredientes

  • Água: 250 ml;
  • Limão: suco de meio limão;
  • Gengibre: uma pontinha ralada.

Modo de preparo

1. Aqueça a água até que ela fique morna.

2. Misture o suco do limão.

3. Adicione o gengibre e mexa bem.

4. Deixe decantar as fibras por alguns minutos e beba.

Água com gengibre e canela

água com gengibre e canela
Crédito: Freepik

Para um termogêncio ainda mais potente, pode adicionar a canela no preparo. Ela também dá um sabor mais interessante a sua água. A canela tem ainda muitas propriedades medicinais, melhorando a sua sensibilidade à insulina e reduzindo os riscos de doenças cardíacas.

Ingredientes

  • Água: 500 ml;
  • Canela: 1 pau;
  • Gengibre: 5 rodelas finas.

Modo de preparo

1. Misture tudo e deixe repousando por duas horas.

2. Beba ao longo do dia, intercalando com água mineral.

Se quiser, pode fazer essa receita em forma de chá. Basta ferver a água antes de colocar a canela e o gengibre nela. Assim, terá ainda mais nutrientes. Porém deverá beber em menos tempo, para não perde-los.

Contraindicações

Apesar de todos esses benefícios, a bebida não é indicada para qualquer pessoa. Grávidas, hipertensos, crianças, pessoas que tomam medicamentos de uso contínuo, quem tiver cálculo biliar e alérgicos a gengibre, devem evitá-la.

Você também deve conversar com o seu médico sobre todo e qualquer tratamento caseiro, já que somente um profissional poderá lhe dizer o que é melhor para você.

Fontes: G1 e Revista Ciências Biológicas e da Saúde

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Como fazer bebida esfumaçante
Aprenda a fazer uma bebida esfumaçante e impressione os seus amigos!
Vinagre de maça para artrite
Como aliviar as dores da artrite com vinagre de maçã