em

Meu Deus!Meu Deus!

A rapadura é melhor para adoçar do que açúcar. Verdade ou mito?

Confira as propriedades da rapadura e seus efeitos no organismo.
rapadura é melhor para adoçar do que açúcar
Créditos: Wikimedia Commons

A rapadura é produzida a partir do cozimento do caldo de cana até atingir o estado sólido. Ela rica em nutrientes, vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano. Mas muitos ainda se perguntam se a rapadura é melhor para adoçar do que açúcar e muitos profissionais já aconselham a substituição do açúcar comum pelo uso da rapadura.

Rapadura é melhor para adoçar do que açúcar. Por quê?

A rapadura nada mais é do que o próprio açúcar, porém em seu estado mais próximo do natural, que possui uma vasta riqueza nutricional já que, quando refinamos o açúcar, tiramos a maior parte de suas propriedades.

Benefícios da rapadura

A rapadura é ótima fonte de energia, pois se trata de um carboidrato simples e também é rica em vitaminas A, C, D, E e vitaminas do complexo B. Por isso, rapadura é melhor para adoçar do que açúcar.

Ao contrário do açúcar refinado, esta também é repleta de minerais como cálcio, zinco, fósforo, ferro e potássio, que são essenciais para a nossa saúde. Já açúcar comum perde esses nutrientes durante o processo de refinação, por isso a rapadura na verdade se trata do açúcar, porém ainda em sua forma orgânica.

Veja mais de perto algumas das propriedades:

  • Vitamina A: esta vitamina tem ação antioxidante (que retarda o envelhecimento), previne o câncer, doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso também auxilia na capacidade visual;
  • Vitaminas do complexo B: todas as vitaminas do complexo B ajudam no fornecimento de energia e ajudam a manter um bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Vitamina C: previne desenvolvimento de doenças, câncer e diabetes;
  • Vitamina D: fundamental para os ossos, pois esta ajuda na absorção do cálcio. Também muito importante para o sistema imunológico;
  • Vitamina E: previne o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares;
  • Cálcio: ajuda no desenvolvimento dos ossos e previne de doenças como a osteoporose;
  • Zinco: importantíssimo, o zinco auxilia no funcionamento do sistema imunológico, além de prevenir câncer, diabetes e envelhecimento precoce.
  • Potássio: previne doenças cardiovasculares e regula o metabolismo. Também mostra-se eficiente contra estresse e ansiedade.

Malefícios e cuidados a ter

O uso consumo da rapadura não apresenta malefícios se for consumido de forma moderada. Os elementos encontrados no caldo de cana ajudam a quebrar os açúcares ruins do nosso organismo e aperfeiçoam a absorção dos nutrientes, mas se consumida em excesso, assim como o açúcar, também pode engordar.

No entanto, pessoas com diabetes e alto índice glicêmico devem evitar o seu consumo, pois a presença de açúcar na rapadura eleva a glicemia rapidamente, tornando-se um risco para pessoas diabéticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
fazer fios de ovos
Aprenda a fazer fios de ovos para incrementar receitas doces e salgadas
gelar cerveja rápido
Precisa gelar cerveja rápido? Veja estas dicas que funcionam!