A abóbora, também chamada em alguns lugares de jerimum ou moranga, é um vegetal originário da Guiné e chegou ao Brasil com os portugueses no século 16. Mas existem diferentes espécies de abóbora, originárias de outros países. Inclusive, uma delas é brasileira.
Da abóbora pode-se comer tanto a polpa quanto as sementes e a casca, e todas as partes são altamente nutritivas. Então há muito o que se aproveitar desse alimento e é por isso que você vai conhecer agora quais são seus principais benefícios para a saúde, bem como vai ver receitas para utilizá-la no dia a dia.
Benefícios da abóbora para a saúde

Se você já gosta de abóbora e costuma fazer para a família, pode continuar fazendo porque é um excelente alimento. Não só pelo sabor gostoso e bela beleza que a sua cor confere aos pratos, veja como ela beneficia a saúde:
1. Age como antioxidante
Essa oxidação impede que as células se renovem e mantenham o corpo saudável. Então, células oxidadas fazem o corpo envelhecer mais rápido e ficam mais propensas a doenças, inclusive ao câncer.
2. Contribui com o emagrecimento
Se você está buscando por opções de alimentos saudáveis e gostosos para incluir na sua dieta de emagrecimento, a abóbora vai lhe ajudar. Ela possui poucas calorias e muitas fibras, então é ótima aliada para uma boa digestão e para a evacuação, que mantém o organismo limpo e desinchado.
3. Contribui para o bom humor e bem-estar
Todo mundo quer ter motivos para estar sempre bem-humorado. Então, comer abóbora vai ajudar nesse sentido. Isso porque ela contém uma boa dose de triptofano, um aminoácido que ajuda no processo de sintetização da serotonina, que é o hormônio do prazer. Sendo assim, é aliado também no tratamento de ansiedade e depressão.
4. Melhora a saúde da visão
O betacaroteno que compõe a abóbora se transforma em vitamina A quando digerido. Essa vitamina é essencial para a manutenção da saúde da pele e da mucosa dos olhos, contribuindo para uma visão de qualidade. Consumi-la com frequência ajuda inclusive a desacelerar a degeneração causada por determinadas doenças dos olhos.
5. Previne doenças do coração
A saúde do coração depende de muitos fatores. Um deles é o consumo da quantidade adequada de vitaminas e minerais. Como a abóbora tem uma grande concentração deles, como as vitaminas A e C, o magnésio, o potássio e também as fibras, é ótima aliada para a boa saúde desse órgão.
Sendo assim, esse vegetal ajuda a prevenir a pressão alta, contribui para manter a pressão equilibrada, reduz o risco de derrame, reduzi o colesterol e, com as artérias mais dilatadas, ajuda inclusive a prevenir os picos de açúcar no sangue.
6. Contribui com o tratamento do câncer de próstata e da hiperplasia
No caso do câncer de próstata é o betacaroteno que vai ajudar. Dietas ricas nesse nutriente possuem um bom efeito junto com o tratamento do câncer de próstata, e na abóbora existe uma grande concentração de betacaroteno, superior à maioria dos vegetais.
7. Mata parasitas intestinais
Parasitas estão por toda parte e é muito fácil contraí-los, como por exemplo através de comida quando o sistema imune está bem fortalecido. Outras vezes é necessário ter ajuda de alimentos e remédios.
A abóbora é um dos remédios naturais que atua nesse sentido. Nas suas sementes contém um aminoácido chamado de cucurbitina, que paralisa a proliferação e mata os parasitas, em especial a tênia, que é muito perigosa porque se for para a corrente sanguínea pode chegar ao cérebro.
8. Controla a pressão arterial
Como já mencionado nos benefícios da abóbora para a saúde do coração, ela ajuda a manter a pressão arterial equilibrada. O óleo das sementes contém substâncias chamadas fitoestrógenos que contribuem para a prevenção da pressão alta quando consumido regularmente com esse objetivo.
9. Ajuda a dormir melhor
Uma sopinha de abóbora é bem-vinda no jantar para ajudar a dormir melhor. Ela contém uma boa dose de triptofano, já mencionado lá no primeiro benefício. Ao contribuir com a produção de serotonina, além de aumentar a sensação de bem-estar, vai ajudar a dormir melhor.
10. Aumenta a fertilidade das mulheres
A abóbora ajuda a aumentar a fertilidade das mulheres porque é um vegetal rico em ferro. Além disso, a vitamina A presente no vegetal também e boa para ser consumida pelas gestantes e lactantes para melhorar a síntese de hormônios importantes nesse período.
11. Fortalece a saúde dos bebês
Propriedades nutricionais

Para que ofereça tantas coisas boas em benefício da saúde, esse vegetal tem ótimas propriedades nutricionais. Veja algumas delas em uma porção de 100 gramas:
- Valor energético: 40 calorias;
- Carboidratos: 9,8 gramas;
- Proteínas: 1,2 grama;
- Fibras: 0,6 grama;
- Cálcio: 12 microgramas;
- Ferro: 0,7 microgramas;
- Sódio: 32,1 microgramas;
- Vitamina C: 2,1 microgramas.
Abóbora engorda?

Pelo contrário, esse vegetal ajuda a emagrecer. Contém poucas calorias, é rico em fibras e todos os seus nutrientes contribuem para que o organismo funcione melhor. Logo, com tudo funcionando bem, o corpo consegue emagrecer com mais facilidade.
O segredo, como sempre, é incluir as abóboras de vários tipos no cardápio de uma dieta saudável. O ideal é ir ao nutricionista para receber a orientação correta sobre as quantidades que pode comer por dia para ajudar a emagrecer.
Além disso, a recomendação de sempre é que faça exercício físico para que os alimentos consigam ser metabolizados de forma mais eficiente e para que o corpo queime mais calorias.
Contraindicações e cuidados a ter
Como a abóbora é recomendada até para bebês e todas as suas partes podem ser consumidas, não há contraindicações. O único cuidado a ter é para não exagerar na dose. Não importa quão saudável seja um alimento, o excesso sempre pode fazer mal.
Além disso, mesmo sendo raro, há pessoas mais sensíveis que podem ter alguma reação alérgica a determinada quantidade do vegetal. Por isso, se não costuma comer, prefira ingerir uma pequena porção para ver se o seu organismo reage bem.
Como fazer doce de abóbora fit

Muito bem, agora que já conhece os imensos benefícios que as abóboras trazem para a saúde, chegou a hora de aprender a utilizar o vegetal para fazer deliciosas receitas. Para começar, um doce maravilhoso, fit, para passar no pão, em bolos e biscoitos.
Ingredientes
- Abóbora sem casca em cubos: 1 quilo;
- Adoçante culinário: 4 colheres de sopa;
- Suco de laranja feito na hora: meia xícara;
- Cravo-da-Índia: 3 unidades;
- Canela em pau: 2 colheres de sopa dos paus quebrados.
Modo de preparo
1. Leve ao fogo uma panela com o suco de laranja e o adoçante. Deixe ferver por 10 minutos, sem mexer. Vai formar uma calda.
2. Em seguida, adicione a abóbora já cortada em cubos e sem casca. Adicione também o cravo e a canela. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo.
3. Passado esse tempo, destampe a panela e mexa lentamente para manter os cubos no topo da calda.
4. Tampe outra vez e deixe mais 10 minutos. Em seguida, destampe e deixe cozinhando 10 minutos sem tampa para ganhar corpo.
5. Está pronto. Deixe esfriar e enfrasque. Rende cerca de 10 porções com 48 calorias cada.
Receita de purê de abóbora

Agora uma das receitas salgadas para você fazer no almoço ou no jantar e acompanhar com diversos pratos. Fica bem com carnes, arroz, macarrão e outros tipos de massa para servir como acompanhamento. É tão simples que pode até servir aos bebês.
Ingredientes
- Abóbora: 1 unidade;
- Sal: a gosto.
Modo de preparo
1. Comece retirando a parte mais dura da casca da abóbora. Depois corte-a ao meio e separe as sementes. Não jogue-as fora. Asse-as para comer como petisco.
2. Depois, corte tudo em cubinhos e leve para cozinhar ao vapor até que esteja bem tenros, fáceis de amassar.
3. Coloque no processador e bata até ter um purê. Tempere com sal a gosto e está pronto para servir. Se quiser pode adicionar uma ou duas cenouras para ficar ainda mais bonito, saudável e gostoso.
Receita de sopa de abóbora

Para finalizar, uma sopa para comer no jantar. Leva outros vegetais saudáveis e leves, e especiarias para deixar o sabor ainda melhor.
Ingredientes
- Abóbora: 400 gramas;
- Água com caldo de legumes diluído: 600 mililitros;
- Couve-flor: 200 gramas;
- Alho-poró: 120 gramas;
- Abobrinha: 120 gramas;
- Alho: 20 gramas;
- Azeite: 1 colher de sopa;
- Sal e pimenta: a gosto;
- Noz-moscada: 1 pitada;
- Folhas de hortelã: a gosto.
Modo de preparo
1. Leve ao fogo uma panela com o azeite e o alho para dourar. Em seguida, vá adicionando cada vegetal já cortado em cubinhos e deixe refogar.
2. Quando estiverem todos aromatizados, adicione a água já quente e com um caldo diluído. Coloque os temperos e deixe cozinhar até estar tudo bem macio.
3. Ao final, triture no liquidificador para ficar um creme – ou pode servir assim – e está pronto. Sirva com um fio de azeite por cima e, se gostar, com sementes de abóbora.
Veja também: Conheça 6 tipos de abóbora para saber escolher melhor

