em

Afinal, abacate engorda ou não?

Descubra a verdade e veja dicas de como consumir essa fruta no dia a dia.
abacate engorda
Crédito: Pixabay

Atualmente o abacate é uma fruta cada vez mais consumida por quem faz dieta, mas nem sempre foi assim. Por muitos anos ele foi crucificado por ser altamente calórico e, com isso, ruim para quem quer emagrecer. Mas será mesmo que o abacate engorda? Confira a resposta e veja também como fazer uma deliciosa vitamina de abacate com aveia.

Abacate engorda ou emagrece?

a verdade se abacate engorda ou não
Crédito: Pixabay

A verdade é que cada vez mais descobrem-se benefícios do abacate para a saúde, que são muitos. O que faz as pessoas pensarem que abacate engorda é o fato de ele ser uma fruta bastante calórica. Mas isso ocorre porque ele é rico em gorduras. Acontece que nem toda gordura é ruim.

O abacate é rico em gorduras insaturadas, na forma de ácidos graxos ômega-3, que são essenciais para a manutenção da saúde. Essas gorduras não são do tipo que viram colesterol ruim e prejudicam o corpo. Pelo contrário, ajudam o organismo a funcionar melhor.

Além das gorduras boas, o abacate também oferece ação anti-inflamatória, melhora a absorção de nutrientes, contribui com uma pressão sanguínea equilibrada e até ajuda a dormir melhor. Sem esquecer que é rico em fibras e contribui com o equilíbrio do sistema gastrointestinal.

Todos esses benefícios são muito importantes para quem está em processo de emagrecimento, pois o corpo necessita estar saudável para perder a gordura acumulada. Então pode-se dizer que o abacate ajuda a emagrecer e não a engordar.

Mas atenção, como nunca é demais reforçar, nenhum alimento faz engordar ou emagrecer sozinho. Para que o abacate ajude a perder peso é preciso comer na quantidade recomendada pelo nutricionista e dentro de uma dieta saudável, equilibrada, com o apoio dos exercícios físicos todos os dias.

Calorias do abacate

Mesmo sabendo que o abacate tem uma boa quantidade de calorias e que elas são boas para o corpo, é bom saber exatamente que quantidade é essa para conseguir equilibrar a dieta. Mas essa quantidade vai variar conforme o tipo de abacate que você comprar.

O abacate manteiga, por exemplo, que é o favorito no Brasil, possui 166 calorias para cada 100 gramas. Esse é o tipo mais calórico. Veja as quantidades para outros tipos da fruta:

  • Abacate geada: 91 calorias para cada 100 gramas de fruta.
  • Abacate fortuna: 64 calorias para cada 100 gramas de fruta.
  • Abacate margarida: 45 calorias para cada 100 gramas de fruta.

Como comer abacate?

dicas de como comer abacate
Crédito: Freepik

Para quem está querendo perder peso, mas ganhar massa muscular, o abacate é um excelente aliado pré e pós treino. Ele possui baixo índice glicêmico, sua gordura vai dar energia para o treino no lugar do carboidrato e ele ainda fornece proteína para ajudar na recuperação muscular.

Sendo assim, você pode comer o abacate puro, misturado com oleaginosas, sementes e aveia. Pode colocar na salda, no prato salgado do café da manhã e do almoço, fazer vitamina, smoothie, suco, bolos e pães saudáveis, além de patês e até maionese de abacate.

Receita de vitamina de abacate com aveia

receita de vitamina de abacate e aveia
Crédito: Freepik

Agora que você já sabe que é um mito dizer que abacate engorda, é hora de aprender uma receita deliciosa para fazer em casa. Existem diversas receitas de vitamina de abacate que você pode fazer para variar o cardápio, e entre elas, uma excelente opção para a saúde é essa com aveia, fica em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde.

Ingredientes

  • Abacate maduro: um quarto de unidade;
  • Leite de soja ou outro vegetal: 2 xícaras;
  • Aveia em flocos: 2 colheres de sopa;
  • Açúcar mascavo ou mel: a gosto.

Modo de preparo

1. Depois de separar a polpa do abacate, só precisa colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter um líquido consistente e bem homogêneo.

2. Se quiser pode adicionar pedras de gelo e bater junto no final para ficar mais gelado. Beba na hora para que a vitamina não comece a oxidar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

geleia de jabuticaba
4 Receitas fáceis de geleia de jabuticaba
misturas para limpar sofá
3 Misturas para limpar sofá que você precisa ter em casa