xarope de nabo para a tosse
Crédito: Pixabay
em

Receita de xarope de nabo para a tosse e como usá-lo

Aprenda a curar a tosse produtiva persistente com um xarope caseiro, fácil e barato! Veja também os benefícios do nabo.

Tossir é um ato natural do seu corpo em reação a algo que está lhe fazendo mal. Quando isso acontece, o sintoma pode ser bastante desagradável. A tosse fica persistente, e conviver com ela pode ser muito chato. Para resolver isso, aprenda a fazer um xarope de nabo para a tosse que é tiro e queda!

A receita é simples e o nabo é um vegetal muito completo. Ele é um expectorante natural que ajuda a aliviar diversos desconforto nas vias respiratórias.

Como fazer xarope de nabo para a tosse?

Muita gente acha complicado, mas fazer xarope de nabo para a tosse é bastante fácil. Além disso, fica muito mais barato que comprar um medicamento na farmácia. Outra grande vantagem de optar pelo xarope é que ele é completamente natural, livre de conservantes e substâncias que possam lhe fazer ainda pior.

Vale lembrar também que a receita a seguir é voltada para tratar tosse produtiva persistente, ou seja, aquela que faz você eliminar catarro. O medicamento caseiro alivia o sintoma, mas será preciso que você consulte um médico, para ver qual a causa da sua tosse.

como fazer xarope de nabo
Crédito: Chef Hernâni Ermida

Ingredientes

  • Nabo: uma unidade;
  • Açúcar: o quanto bastar.

Modo de preparo e uso

1. Retire a tampa do nabo, lave-o bem e cave um buraco grande no centro.

2. Encha o buraco com o açúcar da sua preferência.

3. De preferência, deixe o nabo com o açúcar repousar de um dia para o outro.

4. Tome duas colheres de sopa por dia.

Xarope de nabo emagrece?

O xarope de nabo para a tosse funciona e muito bem. Mas muita gente se pergunta se ele por acaso também não emagrece. E a verdade é que não. Pelo contrário, a receita acima pode até engordar, visto que é feita com açúcar.

A confusão que acontece aqui tem a ver com o fato de que o nabo é um vegetal emagrecedor. O que isso quer dizer? Quer dizer que ele possui poucas calorias e produz sensação de saciedade. Porém, isso só ocorre ao ingerir o nabo em pratos e receitas.

Outros benefícios do nabo

outros benefícios do nabo
Crédito: Pxhere

O nabo é um vegetal muito menosprezado na culinária. Muita gente desgosta por causa do sabor. Contudo, se for bem feito, o nabo pode sim ficar delicioso. E mais! Cada 100 gramas tem pouco mais de 30 calorias, o que quer dizer que o vegetal é um grande aliado da dieta.

1. Emagrece

Como você viu acima, o nabo é pouquíssimo calórico. Ele é também rico em fibras e pobre em carboidratos. E, apesar a aparência, o nabo é um tubérculo, como a batata e o aipim. Esses alimentos ajudam a dar uma grande sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.

Em diabéticos, ele ainda atua no controle da glicemia, evitando picos de glicose no sangue.

2. É bom para o intestino

Tanto o tubérculo quanto o xarope de nabo para a tosse são bons para o intestino. Isso porque o vegetal contém fibras que estimulam os movimentos peristálticos. Isso previne doenças como diverticulite, diminui gases e evita a inflamação do cólon.

3. Faz bem ao coração

Como muitos outros vegetais, o nabo não é exceção. Ele é rico em potássio, que atua como um vasodilatador natural e faz com que o organismo elimine o excesso de sódio através dos rins. Tudo isso diminui as chances de você desenvolver hipertensão, por exemplo.

A vitamina C presente no tubérculo também é benéfica para a redução do colesterol. Além disso, o nabo tem ainda piridoxina e ácido fólico, que protegem e restauram os vasos sanguíneos.

4. Previne o câncer

Todos os tubérculos da mesma família do nabo são abundantes em glucosinolatos. A substância, que também dá o gosto amargo ao legume, atua como um anticancerígeno no organismo. Alguns estudos comprovam que o consumo frequente de nabo pode evitar o desenvolvimento de tumores nos pulmões, mamas, fígado, cólon e bexiga.

5. Alivia sintomas de asma

nabo alivia asma
Crédito: Freepik

Você sabia que o nabo é um santo remédio para asma? As quantidades de vitaminas no tubérculo são grandes e concentradas, o que ajuda a aliviar os sintomas dessa doença crônica.

Fazer o xarope de nabo para a tosse e aplicá-lo em situações de crise de asma pode ser uma boa ideia, desde que o seu médico esteja de acordo. O vegetal também ajuda a proteger o seu organismo dos agentes nocivos da poluição.

6. Deixa os cabelos e a pele lindos

Esse é mais um daqueles alimentos que melhora você de dentro para fora. O nabo é cheio de antioxidantes, compostos que previnem o envelhecimento das células. Os minerais presentes no tubérculo também atuam diretamente nos folículos capilares, deixando-os mais fortes e brilhosos.

Fonte: TNT

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Receita de bacalhau com camarão e bechamel

A melhor grife de chá e os seus sabores!