nabo
Crédito: Pixabay

Conheça os benefícios do nabo para a saúde

Na próxima ida à feira, lembre-se do que vai ler agora sobre o nabo e leve alguns para preparar em casa.

Publicidade

O nabo é um vegetal da mesma família do repolho, da couve e do brócolis. A parte comestível do nabo é um tubérculo, ou seja, cresce embaixo da terra e, enquanto está lá, serve como reserva de energia para a planta. Conforme a espécie, essa parte pode ter cor branca, verde, roxa ou rosada. O formato também pode ser arredondado ou comprido.

Foi na época do descobrimento que esse tubérculo chegou ao Brasil, então já tem um bom tempo que ele faz parte da culinária nacional. Porém ele não é tão popular quanto outros vegetais, e por causa disso talvez você não saiba muito sobre ele. Então veja agora quais são os benefícios à saúde e propriedades nutricionais do nabo, e aproveite também para ver ideias de como preparar.

Saiba mais: Raízes comestíveis

5 Benefícios à saúde

cinco benefícios do nabo para saúde
Crédito: Pixabay

Se somente o sabor do nabo não é motivo para você começar a consumi-lo, veja duas boas notícias para mudar de ideia. A primeira é que você vai ver a seguir a quantidade de benefícios que ele traz à saúde. A segunda é que ao final do artigo tem ideias de receitas para você não precisar comer esse vegetal apenas como salada crua.

1. Melhora o trânsito intestinal

Pessoas saudáveis obrigatoriamente têm um intestino regulado, pois quando ele não está, é capaz de desencadear muitas doenças. Isso acontece porque é no intestino que fica quase 80% do sistema imunológico, responsável pela proteção do organismo. Então, por conter muitas fibras, o nabo contribui para o bom funcionamento intestinal.

Publicidade

2. Ajuda a emagrecer

Com certeza esse é um dos motivos mais animadores. É claro que esse vegetal sozinho não vai fazer você emagrecer, mas pode contribuir muito. Ele tem pouquíssimas calorias e, outra vez falando das fibras, elas ajudam a ficar saciado e a controlar a glicose no sangue, reduzindo a chance de que ela vire gordura acumulada.

3. Protege o sistema cardiovascular

Nesse sentido o nabo age por meio do potássio, que e um mineral vasodilatador. Ou seja, além de melhorar o fluxo sanguíneo, ajuda a eliminar o excesso de sódio do sangue. Há também o efeito antioxidante da vitamina C, que ajuda a controlar os níveis do colesterol ruim, o LDL. Assim, reduz o risco de uma séria doença que afeta as artérias, a aterosclerose.

4. Protege as células contra o câncer

O câncer acontece quando um grupo de células defeituosas começa a se proliferar. Mas com a ajuda das vitaminas desse tubérculo, que ao entrarem no organismo viram antioxidantes, as células ficam protegidas da oxidação dos radicais livres, que as deixam doentes quando estão em excesso no corpo.

5. Auxilia na manutenção da pele e cabelos

Da mesma forma que protegem as células contra o desenvolvimento de câncer, os antioxidantes do nabo agem no tecido da pele, prevenindo o envelhecimento precoce. Nos cabelos quem age é o mineral cobre, que atua na manutenção da cor e do brilho dos fios.

Publicidade

Propriedades nutricionais

propriedades nutricionais do nabo
Crédito: Pixabay

Para que possa prover tantos benefícios à saúde, o nabo precisa ser rico em nutrientes, e de fato é. Em cada 100 gramas do tubérculo cru, você consome:

  • Fibras: 1,8 gramas;
  • Proteínas: 0,9 gramas;
  • Gordura: 0,1 grama;
  • Vitamina C: 35% da recomendação diária;
  • Ácido fólico: 4% da recomendação diária;
  • Potássio: 5% da recomendação diária;
  • Cobre: 9% da recomendação diária;
  • Ferro: 4% da recomendação diária;
  • Manganês: 6% da recomendação diária;
  • Zinco: 2% da recomendação diária;
  • Cálcio: 3% da recomendação diária.

Ideias de como preparar nabo

Agora, sabendo de tantos benefícios e propriedades, só resta saber que existem muitas receitas com nabo que pode fazer em casa, de um jeito muito fácil.

Quando ele está cru, pode fazer saladas, que vão ter um sabor mais forte. Porém, ao ser cozido, fica mais suave, tanto no sabor quanto na textura. Você pode fazê-lo refogado, assado, cozido, gratinado, em purê, sopa e até um espaguete falso.

Publicidade

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Veja no vídeo abaixo a receita do macarrão de nabo:

PODE GOSTAR TAMBÉM