em

Vitiligo ou pano branco: qual a diferença?

Essas doenças podem ter um ponto em comum, mas não totalmente diferentes

vitiligo ou pano branco
Crédito: Wikimedia Commons

Determinados sintomas que surgem na pele deixam muita dúvida sobre o que pode ser, pois são semelhantes em diferentes tipos de doenças. Isso acontece com duas das doenças que deixam manchas esbranquiçadas na pele, fazendo as pessoas terem dúvida se é vitiligo ou pano branco. Conheça mais sobre cada uma dessas condições e suas principais diferenças para saber identificar mais facilmente.

O que é vitiligo?

sobre doença vitiligo
Crédito: Vibra Saúde

O vitiligo é uma doença na qual as células do corpo responsáveis por produzir a melanina, deixam de produzi-la. A melanina é o que dá cor à pele, então na ausência da pigmentação, várias partes da pele vão ficando totalmente brancas.

Essa doença ainda não tem uma causa definida, mas as pessoas que a tem já nascem predispostas, sendo que a doença pode começar a se desenvolver em qualquer idade e ser desencadeada por fatores como excesso de estresse ou de exposição solar. Não é contagiosa.

Além das manchas, não há outros sintomas. O que mais afeta as pessoas com essa condição é a estética que muda e atrai olhares curiosos, infelizmente, com muitos casos de bullying que podem ser difíceis de lidar, especialmente para crianças e jovens. O tratamento existe, mas não é igual para todos e os resultados também dependem da resposta de cada organismo.

O que é pano branco?

sobre doença pano branco
Crédito: Dermatologia e Saúde

O pano branco, também chamado de micose de praia e pitiríase visicolor, é uma doença causada por fungos do tipo Malassezia furfur que vivem no corpo humano, só que do lado de fora. Se esses fungos começam a se proliferar rapidamente, eles liberam uma quantidade de ácido azelaico que faz com que a pele não produza melanina quando está exposta ao sol.

Na praia, na piscina ou mesmo no dia a dia, quando sai ao sol com roupas curtas, com ou sem protetor solar, o efeito do ácido azelaico vai fazer com que as partes afetadas não fiquem bronzeadas pelo sol, deixando várias manchas brancas, como se fossem diversos pequenos pontinhos bem próximos uns dos outros, formando manchas maiores.

O que causa a proliferação dos fungos varia, podendo ser o suor excessivo, oleosidade excessiva e o sistema imunológico deficiente. O tratamento é feito com pomada e medicamento via oral com efeito fungicida e essa doença não é contagiosa.

Principais diferenças entre vitiligo e pano branco

Como você viu sobre vitiligo ou pano branco, a única coisa que essas doenças têm em comum é o fato de causarem a despigmentação da pele e de não serem contagiosas. No mais, tudo é diferente.

O aspecto das manchas é diferente, o vitiligo não causa dor nem coceira, enquanto o pano branco pode causar coceira, em especial quando a pele está suada ou oleosa. A maior diferença está na causa, pois uma não tem causa definida e a outra é causada por fungos.

Na dúvida, procure um clínico geral ou um dermatologista o quanto antes, pois o tratamento tem melhor efeito quando realizado logo no início dos sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tratar erisipela

Erisipela: o que é, sintomas e causas

cozinhar mandioca congelada

Como cozinhar mandioca congelada