em

4 Melhores vitaminas para acne

Saiba quais são as melhores vitaminas para ter uma pele mais uniforme e saudável

vitaminas para acne
Crédito: Pixabay

Embora não haja uma causa única para a acne, os especialistas concordam que a falta de certos nutrientes pode ter um papel importante para seu aparecimento. Algumas vitaminas, minerais e ervas mantém a pele saudável e podem ajudar a evitar as acnes. Marque seu horário com um dermatologista e já vá para a consulta sabendo quais as melhores vitaminas para acne e tire suas dúvidas com ele.

Quais são as melhores vitaminas para acne

melhores vitaminas para acne
Crédito: L’Oreal Paris

A acne aparece quando os poros entopem com óleo e células mortas da pele, mas identificar a fonte (desequilíbrio hormonal, alergias, enfraquecimento do sistema imunológico, etc.) da acne é o primeiro passo para se livrar de espinhas. Uma das primeiras coisas que você deve fazer é começar a obter os nutrientes certos, que é onde vitaminas para acne agem.

Vitamina A

A vitamina A, também conhecida como beta-caroteno e retinol, é uma das melhores vitaminas para acne, atuando na sua prevenção e controle. Ela reduz a produção de sebo pelas glândulas sebáceas tornando a pele menos oleosa, desobstruindo os poros e diminuindo a susceptibilidade à acne.

Além disso, possui substâncias chamadas rodoxinas, que tem ação antioxidante, que promovem a renovação celular e participam do processo de recomposição da pele, combatendo o envelhecimento precoce.

Procure inserir na sua dieta alimentos como o salmão, cenoura, espinafre e brócolis, que são exemplos de alimentos ricos em vitamina A.

Complexo B

Todas as vitaminas do complexo B desempenham um papel importante na saúde e beleza da pele. Elas são antioxidantes, ajudam a desintoxicar e eliminar as impurezas da pele, impedindo o crescimento de bactérias e surtos de acne. Além disso, uma dieta rica nestas vitaminas garante um tom de pele mais saudável e uniforme.

A vitamina B2 (riboflavina) reduz os níveis de estresse e ansiedade, fatores que levam à erupção de acnes. A vitamina B3 (niacina) está associada a um aumento da circulação sanguínea da pele, acelerando a eliminação de toxinas e evitando a acne, enquanto a B12 é útil no controle da pigmentação da pele.

Manter um bom nível de vitamina B6 (piridoxina) ajuda no combate a inflamações cutâneas, inclusive acnes.

Algumas fontes de vitaminas do complexo B são carne de porco, peixe, fígado, folhas verdes, cereais integrais, frango, amendoim, ovo, frutas cítricas, entre outros.

Vitamina C

A vitamina C, mais conhecida como ácido ascórbico quando utilizado em tratamentos estéticos, é uma das melhores vitaminas para acne existentes, por atuar de diferentes formas na pele. Tem um efeito calmante, anti-inflamatório, anti-infeccioso e anti bactericida que ajuda no tratamento, cicatrização e prevenção da acne.

Além disso, essa vitamina participa de maneira ativa na produção de fibras de colágeno, conferindo mais firmeza e elasticidade e contribuindo para a recuperação da pele danificada. É um potente antioxidante, atuando na reparação e renovação celular e recuperando a pele dos danos solares.

A vitamina C está presente em uma gama de produtos cosméticos de uso tópico e, principalmente, em diversos alimentos como frutas cítricas (laranja, limão acerola), couve, pimentão amarelo, mamão, entre outros.

Vitamina E

Conhecida como potente antioxidante, a vitamina E combate os radicais livres prejudiciais para a pele, evitando o envelhecimento precoce. No tratamento de acnes, atua melhorando a cicatrização tecidual das lesões e estimulando a renovação celular da pele. Além disso, a vitamina E atua na regulação hormonal, evitando a erupção de acnes e espinhas, visto que as alterações hormonais são um fator desencadeante para o surgimento dessas lesões.

A vitamina E pode ser consumida através da ingestão de alimentos como amendoim, amêndoa, semente de girassol, gérmen de trigo, brócolis, folhas verde-escuras, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

furar dedo com agulha não salva vítima de AVC

Furar dedo com agulha não salva vítima de AVC

como fazer fantasia de arlequina

Como fazer fantasia de Arlequina