fígado acebolado
Crédito: Pxhere

Como fazer iscas de fígado acebolado

Descubra algumas sugestões e ainda outras ideias de acompanhamentos

Publicidade

Os bifes de fígado não costumam ser os mais queridos entre as pessoas. Pelo contrário, a maioria torce o nariz só de ouvir falar. Porém, essas receitas de fígado acebolado podem fazer você mudar de ideia.

Veja também: receitas para cozinhar bife de fígado

Receitas de fígado com cebola

As receitas de fígado acebolado são uma alternativa para as refeições em sua casa ou como petisco para receber os amigos, acompanhado de uma bebida e pão. Veja as sugestões com diferentes temperos e escolha sua preferida para experimentar.

Iscas de fígado

iscas de fígado acebolado como fazer
Crédito: Piteis da Dinha

Esse prato é uma delícia e super fácil de fazer. O tempo de preparo dura em torno de 1 hora e rende 15 porções. É uma ótima opção para mudar o cardápio da sua casa, seja no almoço ou jantar.

Ingredientes

Fígado: 300 gramas;
Leite: ½ copo;
Cebola: 1 unidade grande, cortada em rodelas;
Óleo: 2 colheres (sopa);
Sal: a gosto.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Limpe o fígado, tirando as gorduras e a película que fica em volta. Depois corte em tiras com um pouco mais de 1 dedo de espessura.
  2. Coloque as tiras de fígado em uma tigela e cubra com o leite e o sal. Deixe-as descansarem nessa mistura por 20 minutos dentro da geladeira. O leite vai fazer com que a carne fique macia e sem o odor forte que é característico do fígado.
  3. Passados os 20 minutos, escorra a carne em uma peneira, retirando o leite.
  4. Aqueça uma frigideira com o óleo e adicione o fígado e a cebola quando já estiver quente.
  5. Vá mexendo a carne na frigideira até que você note que o fígado está macio.
  6. Está pronto! Só servir e se deliciar.

Acebolado com azeitonas

Para quem aprecia o sabor das azeitonas, elas combinam muito bem com o sabor do fígado e da cebola que são acentuados. Vale a pena experimentar.

Ingredientes

Bifes de fígado;
Manteiga ou margarina;
Cebola em rodelas;
Azeitonas;
Sal;
Coentro fresco.

Essa é uma receita muito simples de fazer, sem segredo, com ingredientes baratos e uma ótima opção para o almoço da semana junto com arroz e feijão. Veja o passo a passo nesse vídeo do canal Alessandra Santos Pastel:

Com cebola e pimentão

Essa é mais uma versão com bifes de fígado para servir nas refeições principais, só que leva alguns temperinhos diferentes para escolher conforme o que tiver em casa.

Publicidade

Ingredientes

Fígado: 5 bifes;
Alho picado: 3 dentes;
Cebola em rodelas: 1 unidade;
Pimentão vermelho picado: ½ unidade;
Pimenta: a gosto;
Sal: a gosto;
Vinagre: a gosto;
Óleo: 6 colheres (sopa).

Você pode adicionar mais temperos a gosto, se preferir, como temperinhos verdes frescos ou desidratados. Acompanhe o preparo dessa receita nesse vídeo do canal Tata Pereira:

Fígado frito na banha com chimichurri

A banha de porco é uma das melhores opções de gordura para fazer fritura porque ela aguenta altas temperaturas sem oxidar. Para essa versão, um temperinho diferente para provar.

Publicidade

Ingredientes

Fígado lavado com limão ou vinagre: 500 gramas;
Alho grande amassado: 3 dentes;
Pimenta-do-reino: a gosto;
Sal: 1 gosto;
Chimichurri: 1 colher (chá);
Leite: ½ copo;
Banha de porco: 1 colher (sopa);
Cebolas grandes em tiras: 2 unidades;
Pimentão médio em tiras: 1 unidade;
Tomates: 2 unidades;
Cebolinha verde: a gosto.

O chimichurri é um mix de temperos moídos que deixa a carne com um sabor muito bom. Se não conhece, experimente, pois combina bem com o sabor mais forte do fígado. Veja como preparar essa receita nesse vídeo do canal receitas da Josi:

Sugestões de acompanhamento

iscas de figado acebolado acompanhamento
Crédito: Delish

Para deixar a sua refeição com fígado acebolado ainda mais gostosa, você pode fazer de acompanhamento para o prato algumas opções bem simples e saborosas. Se for servir como tira-gosto em uma tarde com os amigos, basta um pãozinho francês. Agora se você quiser servir no almoço ou jantar, a batata é uma ótima opção de acompanhamento.

Publicidade

Ela combina com praticamente tudo, além de ter diversas receitas com batata. Você pode fazer purê, frita, sautê, aligô (que é um purê de batata com queijo), batata recheada no forno ou rústica.

Arroz branco, feijão, mandioca, salada e muitos outros acompanhamentos vão bem com essa receita. Basta fazer aquilo que mais agrada na sua casa e, com toda certeza, será uma refeição deliciosa.

PODE GOSTAR TAMBÉM