Vaso autoirrigável
Crédito: Reprodução

Vaso autoirrigável: como funciona + tutorial de vaso caseiro

Essa é uma ótima solução para quem não se lembra de regar as plantas que precisam de água frequente

Publicidade

Investir em vaso autoirrigável é uma solução bem legal para as pessoas que adoram cultivar plantas em vasos, mas se esquecem de regá-las ou ficam fora de casa com frequência e não têm ninguém que possa fazer as regas.

Como funciona um vaso autoirrigável?

Nesse tipo de vaso, é usado algum material absorvente, como barbante, que serve como condutor entre a água do reservatório e a terra.

Uma ponta do barbante absorve a água e a outra ponta, depois de molhada, transfere essa água para a terra, onde está a raiz da planta.

Assim, a planta se mantém hidratada aos poucos, como se você a estivesse regando nos dias certos.

Publicidade

Claro, uma hora a água vai acabar, pois ela fica em um pequeno reservatório na base do vaso, substituindo o pratinho. Quando a água acaba, você reabastece, e isso pode levar uns 10 dias ou como informar o fabricante.

Veja também: Como fazer a rega por sistema de gotejamento

Como fazer um vaso irrigável caseiro

Se você entrar em uma loja de jardinagem e paisagismo, vai se encantar com a variedade de vasos irrigáveis de vários tamanhos e modelos. Mas, eles são bem mais caros do que os vasos comuns.

Publicidade

Valem pela estética, mas, se você não ligar para isso, pode aprender a fazer um vaso irrigável com garrafa pet. Depois é só decorar a garrafa ou testar o método com outro tipo de recipiente que ache mais bonito.

Confira o passo a passo desse projeto simples, nesse vídeo do canal Vila Nina TV:

Dicas para regulagem de água

Pode acontecer de o seu vaso autoirrigável liberar muita água na terra e acabar encharcando. Isso é ruim para a maioria das plantas que se tem em casa, exceto para as aquáticas e semiaquáticas.

Publicidade

Então, o que você pode fazer é colocar uma camada extra de brita e argila expandida no fundo do vaso para que o excesso de água fique depositado ali, e não na terra.

Se você for adaptar um modelo de vaso comprado pronto, eles geralmente vêm com um barbante mais grosso e com algumas pontas, não só com uma.

Se a sua planta não gosta de muita água, remova essas outras pontas do barbante e deixe só duas ou três, como achar necessário.

Publicidade

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM

Comportamento hater

Comportamento hater: saiba identificar e como se proteger

celular

Tempo no celular: brasileiros estão no topo do ranking, diz pesquisa