Crotalária
Crédito: Reprodução

Crotalária: a flor em formato de beija-flor

Já viu uma flor dessas pessoalmente? É curiosa e linda!

Publicidade

Quando você viu a foto acima, achou que era um beija-flor? O que você teve foi a impressão de ver um beija-flor, mas essa é a crotalária, uma planta que floresce no formato do pássaro que tanto admiramos. Conheça as características da planta e se existe algum motivo para ela ter esse lindo formato.

Plantas exóticas e bonitas para ter em casa

Características da planta

Crédito: Reprodução

O nome científico da crotalária é Crotalaria cunninghamii. Nativa da Austrália, é uma planta herbácea, perene, que vive em clima seco e quente. Desertos, litorais e dunas no norte da Austrália é onde essa planta pode ser vista na sua forma mais natural.

Então, não se preocupe com o calor brasileiro caso encontre sementes dessa espécie para comprar em viveiros e floriculturas on-line. Pode plantá-la onde pega sol pleno, pois ela precisa do calor para se desenvolver melhor e florir com esses lindos beija-flores verdes.

Crédito: Reprodução

Por outro lado, ela não é resistente ao clima muito frio, como faz nas regiões sul e sudeste do Brasil. Nessa época do ano, a sua planta deve ser protegida em local mais quente.

Publicidade

Quanto ao solo adequado para cultivar a crotalária, deve ser bem drenado para simular as terras semiáridas de onde ela é nativa. A flores surgem de janeiro a abril, meses mais quentes.

Por que ela tem formato de beija-flor?

Crédito: Reprodução

Quando uma foto dessa planta, assim de pertinho, é publicada nas redes sociais, as pessoas logo se questionam se é um mimetismo. Ou seja, uma adaptação da espécie para se beneficiar da aparência de um beija-flor.

Muitas espécies de plantas modificam algumas características intencionalmente. Plantas carnívoras têm odor fétido para atrair moscas.

Algumas plantas desenvolvem flores com pétalas multicoloridas para atrair pequenos pássaros. Outras têm flores parecidas com fêmeas de insetos para atrair os machos da mesma espécie.

Publicidade

Então, se fosse o caso da crotalária, estaria explicado. Mas, não há comprovação de que a planta se parece com um beija-flor por algum motivo de sobrevivência. Até porque ela é polinizada por diferentes espécies de abelhas australianas, então, não precisa atrair beija-flores por esse motivo.

Trata-se apenas de uma pareidolia, que é a assimilação que o nosso cérebro faz quando vemos alguma coisa com um formato de outra.

Veja também: Lutiela: dicas de cultivo dessa exuberante folhagem

PODE GOSTAR TAMBÉM