Lutiela
Crédito: Freepik

Lutiela: dicas de cultivo dessa exuberante folhagem

Que tal colocar um tom de roxo e rosa pelo seu jardim?

Publicidade

A lutiela é uma planta para ser usada como forração em jardins. Ela ajuda a criar lindas composições com plantas verdes, pois sua coloração é arroxeada/rosada, bem chamativa. Também pode ser plantada em vasos

O nome botânico dessa planta é Alternanthera dentata, mas também conhecida como penicilina, caaponga, anador, periquito-gigante, melhoral, terramicina, cabeça-branca, carrapichinho, carrapichinho-do-mato, ervanço, nateira, perpétua, perpétua-do-brasil, perpétua-do-mato, quebra-panela, sempre-viva.

Sua origem é das Américas, inclusive Brasil, e isso é muito bom para quem pretende começar o cultivo da lutiela em casa. A planta é naturalmente adaptada ao clima brasileiro, tornando mais fácil o seu cultivo.

Veja também: Plantas com flores coloridas para cultivar dentro de casa ou no jardim

Publicidade

Dicas de plantio e cultivo da lutiela

A lutiela é uma planta perene, com exuberantes folhas roxas/rosas, flores brancas e porte pequeno, de 30 a 50 centímetros de altura. No Brasil, ela se desenvolve melhor nas regiões litorâneas, de onde é nativa.

Aproveite e veja: Flores brasileiras: nomes e fotos das mais populares

Substrato para plantio

A planta gosta de solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Se for plantá-la em um vaso, lembre-se de fazer uma camada de drenagem no fundo, com pedrinhas ou argila expandida, para evitar o acúmulo de água na terra e nas raízes.

Publicidade

Luminosidade

A lutiela gosta de sol pleno, pois assim suas folhas coloridas ficam mais vivas e bonitas. Mas, pode plantá-la em local de meia sombra também, pegando sol direto apenas na metade do dia e sombra com boa claridade no restante do dia.

Regas para a lutiela

Regas regulares são ideais para a lutiela, sempre mantendo a terra úmida, mas nunca encharcada. Regue quando notar que a parte superior do substrato já está seca. Se for plantar no jardim, onde pega chuva, não precisa regar, a menos que esteja numa época de seca.

Adubação

Para garantir folhas bem viçosas pode adubar a planta no início da primavera, com fertilizante líquido NPK 10-10-10 somente no solo, sem molhar as folhas. Regue generosamente o solo antes de adubar.

Publicidade

Podas

As podas podem ser feitas no final do inverno para remover folhas amareladas ou secas, e para incentivar o formato mais compacto, principalmente se a planta fizer parte de um jardim com paisagismo.

Guia geral de como fazer poda nas plantas

Como fazer novas mudas de lutiela?

A propagação da lutiela é por estaquia. Quando a planta já estiver adulta, bem saudável, e for época da poda, aproveite para cortar um galho bonito para ser replantado. Pode colocá-lo diretamente no solo e ir cuidando para enraizar e virar uma nova planta.

Se ainda não souber qual será o local definitivo, plante primeiro num vaso e, depois de enraizada, transplante para o jardim, no local definitivo da sua escolha.

Publicidade

Veja também: Growth: conheça o vaso que cresce com a planta

PODE GOSTAR TAMBÉM

relógio do juízo final

O Relógio do Juízo Final alerta sobre as ameaças à civilização

Delegacia da Mulher

Delegacia da Mulher: quando surgiu e para o que serve?