utilidades do mel
Crédito: Freepik
em ,

11 Utilidades diferentes do mel: muito além da culinária

Usar o mel na comida é ótimo, mas também pode usar de várias outras formas para cuidar do corpo

Publicidade

O mel produzido pelas abelhas é um superalimento. Esse líquido doce e espesso, feito a partir do néctar colhido das flores, traz em sua composição uma riqueza nutricional e terapêutica que, além de deixar vários pratos mais saborosos, também é ótimo para a saúde e para a beleza.

1. Desinfetar cortes e arranhões

Quando tiver um ferimento leve, mais superficial, limpe-o com água e sabonete neutro, depois aplique uma fina camada de mel por cima e proteja com um curativo. O mel é antisséptico e anti-inflamatório, então vai ajudar na cicatrização sem infecção.

2. Aliviar queimaduras

Queimou a pele levemente e está com aquela ardência e sensibilidade? Depois de passar água fria, passe uma fina camada de mel sobre a pele e enfaixe com gaze para ajudar a cicatrizar mais rapidamente.

Publicidade

3. Hidratar os lábios

Quando não tiver manteiga de cacau por perto e os lábios estiverem muito secos, passe uma camada de mel sobre eles para ajudar na hidratação. Evite usar a saliva da língua, pois ela resseca ainda mais os lábios por causa da diferença do pH entre essas partes.

4. Secar a acne

Em casos leves de acne, o mel e também o própolis de abelha são ótimos ajudantes. Eles estimulam a secagem das espinhas, reduzindo a dor e a inflamação.

5. Secar feridas de herpes

Para quem sofre com a herpes, o mel também é um aliado na hora de secar as feridas durante as crises. Ele reduz o líquido que se forma na lesão, suprime o crescimento de micro-organismos e libera peróxido de hidrogênio, agindo como a água oxigenada que desinfeta a ferida.

Publicidade

6. Hidratar a pele

Existem diversas receitas de hidratação para a pele usando o mel e outros ingredientes. O mel pode servir como hidratante, como esfoliante (parte cristalizada), anti-inflamatório e também como fornecedor de nutrientes.

Veja 4 receitas de máscara de mel para a pele.

7. Hidratar o cabelo

O mel também ajuda a hidratar as pontas ressecadas dos cabelos e a reduzir o ressecamento e as inflamações no couro cabeludo. Claro, nem todos os problemas do couro cabeludo são resolvidos com o mel, por isso, faça uma consulta ao dermatologista antes de aplicar receitas caseiras.

Publicidade

Se o médico liberar, experimente receitas de máscara capilar com mel.

8. Aliviar desconforto estomacal

Quando o estômago está atacado por causa de azia e queimação, tomar um chá de mel com gengibre pode ajudar, pois o mel vai atuar como calmante da acidez. Veja como fazer chá com mel.

Veja como fazer chá de limão com mel.

Publicidade

9. Curar ressaca

Existem várias receitas caseiras para aliviar a ressaca, e comer mel é uma delas. Durante o dia, além de beber muita água, coma 1 colher de sopa de mel puro a cada duas horas. O açúcar do mel e seus antioxidantes vão acelerando a recuperação do organismo aos poucos.

10. Aliviar sintomas de alergia por pólen

Antes de usar o mel para tratar alergias, certifique-se de que não é alérgico ao próprio mel. Se não for, a dica é usar um mel produzido o mais próximo possível da região onde mora, pois assim ele agirá de forma mais eficiente no fortalecimento do sistema imunológico e no alívio dos sintomas de alergias respiratórias, especialmente as causadas por pólen. O mel deve começar a ser usado um mês antes da época dos pólens, tomando 1 colher de sopa por dia.

11. Gerar energia

Antes e depois de exercícios físicos, ingerir 1 colher de sopa de mel puro ou junto com a refeição programada ajuda a manter o corpo com mais energia.

Publicidade

Cuidados antes de comprar mel

Nem todo mel é puro e de boa qualidade. Alguns são misturados com xaropes, e nesse caso não oferecem os mesmos benefícios. Se possível, compre um mel de um apicultor que você conheça ou que produz na sua cidade. Sempre leia a embalagem para ter certeza de que é mel 100% puro.

planta renda portuguesa

Renda portuguesa: uma samambaia linda e delicada para ter dentro de casa

Afaste caracóis e lesmas sem produtos tóxicos

Como afastar caracóis e lesmas sem produtos tóxicos