chá de limão e mel
Crédito: Freepik
em

Chá de limão e mel: conheça os benefícios e como fazer

O limão e o mel são ótimos para tratar da gripe, e ficam ainda melhores quando misturados com gengibre, canela ou alho

Publicidade

Não é à toa que o chá de limão e mel é um dos primeiros que se pensa quando precisa de um alívio para gripe, resfriado e dor de garganta. Esses ingredientes são realmente bons para a saúde, além do mais, um chazinho quente sempre traz mais conforto. Você pode fazer esse chá só com água, limão e mel, ou pode adicionar outros ingredientes para potencializar o efeito. Veja quais são os benefícios do chá de limão com mel e como preparar algumas receitas.

Veja também: diferença entre gripe e resfriado

Benefícios para a saúde

O limão é uma fruta recomendada para consumo diário. A famosa água com limão em jejum, ou ao longo do dia, é uma boa opção para deixar o sangue mais alcalino, prevenindo as doenças que surgem quando o sangue está muito ácido. Além do mais, o limão é uma fruta rica em vitamina C, essencial para fortalecer o sistema imunológico.

Publicidade

O limão também é um bom antioxidante, que previne doenças inflamatórias, o envelhecimento precoce e ajuda a desinchar o corpo. Atua no processo de cicatrização, trata anemia e alivia dores reumáticas, desde que consumido dentro de um plano alimentar saudável.

Quanto ao mel, ele é um ótimo anti-inflamatório que vai ajudar a aliviar as dores de garganta. Ao mesmo tempo, ao passar pela garganta, ele fica um pouco preso porque é muito espesso, então cria uma camada protetora que ajuda a não tossir tanto. A garganta nunca fica seca. Apenas devem ter cuidado as pessoas que não podem consumir açúcar em excesso, pois ele é basicamente açúcar, mesmo sendo natural.

Além desses benefícios relacionados aos problemas respiratórios, o mel também ajuda a aliviar as dores de úlceras e a tratar problemas gastrointestinais. Ele faz bem para o intestino e para o estômago, servindo de alimento para as bactérias boas que compõem a microbiota intestinal e fortalecem o sistema imune.

Publicidade

Como fazer

melhores receitas de chá de limão e mel
Crédito: Freepik

São muitos os benefícios do limão e do mel para a manutenção da saúde, tanto para prevenir quanto para tratar enfermidades. Eles ficam ainda mais poderosos quando aliados a outros alimentos, como alho, gengibre e canela. Veja como fazer chás com todos esses ingredientes.

Limão e mel com alho

Adicionar o alho na receita do seu chá é bom porque ele é um antibiótico e anti-inflamatório natural, ajudando a curar gripe, resfriado e infecções de garganta causadas por bactérias.

Ingredientes

Publicidade

Alho: 3 dentes;
Mel: 1 colher (sopa);
Limão: suco de ½ unidade;
Água: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Amasse grosseiramente os dentes de alho descascados.
  2. Coloque-os em uma panelinha junto com a água e deixe ferver por 5 minutos para que libere suas propriedades na água.
  3. Retire do fogo, adicione o suco de limão espremido na hora, o mel e mexa. Não precisa coar. Tome na hora, morno.

Gengibre, mel e limão

O gengibre também potencializa o efeito do limão e do mel porque é outra opção de anti-inflamatório natural e que acelera o metabolismo, fazendo o corpo trabalhar melhor para combater a doença.

Publicidade

Ingredientes

Gengibre fresco ralado: 3 colheres (chá);
Água: 500 ml;
Suco de limão: 2 colheres (sopa);
Mel: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

Publicidade
  1. Coloque a água e o gengibre para ferver em uma panelinha.
  2. Depois de uns 5 minutos fervendo, tire do fogo, misture o suco de limão e o mel.
  3. Se quiser, pode coar o gengibre antes de adicionar os outros ingredientes, mas é melhor deixá-lo na água para que continue liberando suas propriedades. Pode mastigar e engolir, não tem problema.
  4. Beba em seguida, ainda morno, e guarde a outra metade para mais tarde.

Receita com canela

A canela também é um ingrediente termogênico que acelera o organismo e o mantém ativo no combate à doença. Ela também é um expectorante natural.

Ingredientes

Água: 250 ml;
Canela: 1 pau;
Limão: suco de ½ unidade;
Mel: 1 colher (sobremesa).

Publicidade

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver.
  2. Quando atingir ebulição, desligue o fogo e adicione o mel, o suco de limão, mexa, coloque o pau de canela e deixe em infusão por 3 minutos. Beba em seguida.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados, o consumo dos chás deve ser aliado a uma alimentação bem saudável e equilibrada.

7 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
fazer remédios com louro

Remédios com louro: 4 opções naturais e caseiras

taco mexicano

Como fazer taco mexicano tradicional e receitas alternativas