em

O que fazer para acabar com as unhas quebradiças

Confira como fortalecer as suas unhas e se livrar de vez desse problema
unhas quebradiças
Crédito: Pexels

Você tem unhas quebradiças e uma delas já quebrou antes de um evento muito importante? Sim, isso pode ser desesperador. As unhas quebram porque não estão fortalecidas o suficiente, cedendo a qualquer tipo de impacto ou pressão exercida sobre elas.

Confira essas técnicas para acabar com as unhas quebradiças, se livrando de vez desse fantasma de qualquer pessoa de ter a sua unha destruída, quando se mais precisa dela arrumada.

Causas das unhas quebradiças

Existem diversas causas para unhas quebradiças, gerando o enfraquecimento delas dia após dia. Confira como identificar as causas desse problema abaixo.

Problemas na tireoide

A tireoide é uma das principais glândulas responsáveis pelo controle hormonal, sendo indispensável para o organismo. Desse modo, se ocorre algum problema na tireoide, esse problema se reflete em todo o corpo.

Esse é o caso das unhas quebradiças, pois no hipotireoidismo ocorre redução na produção dos hormônios produzidos por essa glândula, levando à diminuição do metabolismo e ao consequente enfraquecimento das unhas. Já no hipertireoidismo, os hormônios são produzidos em quantidade maior, fazendo com que as unhas cresçam mais rápido, porém mais fracas.

Má alimentação

Comer mal pode ser a causa das unhas quebradiças, pois os nutrientes oferecidos pelos alimentos interferem no equilíbrio do organismo e, desse modo, prejudicam a oferta de nutrientes necessários para a formação da queratina, componente fundamental para o fortalecimento das unhas.

A ausência da vitamina D é uma das principais causas de unhas quebradiças, pois essa vitamina é responsável pela absorção de cálcio. Com isso, a deficiência dessa vitamina faz com que o corpo retire esse mineral dos ossos e unhas, deixando-os mais fracos.

Essa vitamina pode ser obtida através de alimentos ricos em vitamina D, como a sardinha, da exposição à luz solar ou de alimentos suplementados com o nutriente, como é o caso de alguns cereais.

Além disso, o zinco e o selênio também são importantes para o fortalecimento das unhas, sendo minerais essenciais para a saúde delas.

Anemia

A anemia também pode ser responsável pelo enfraquecimento das unhas, pois a falta de glóbulos vermelhos no sangue gera muitos problemas de distribuição de nutrientes. É são exatamente esses problemas que acarretam no enfraquecimento das unhas.

Pouca água

A falta de água também é um dos fatores que geram as unhas quebradiças, pois quando se ingere pouca água, a queratina fica ressecada, o que a torna mais fácil de se quebrar.

Como fortalecer unhas fracas e quebradiças

unhas quebradiças como fortalecer
Crédito: Pexels

Sabendo-se das causas das unhas quebradiças é importante saber como fortalecê-las também. Isso pode ser feito por meio de soluções caseiras, de um modo prático e bastante eficaz.

Mix caseiro de vitamina E

Essa incrível receita pode ser feita em casa, gerando resultados fantásticos para o fortalecimento das unhas. Confira abaixo como fazer.

Ingredientes:

Alho: 3 dentes;
Suco de limão: 20 gotas;
Vitamina E: 1 cápsula;
Esmalte com brilho.

Modo de fazer:

  1. Coloque a cápsula da vitamina E dentro do frasco do esmalte. Para fazer isto, fure a cápsula com uma agulha e derrame o líquido cuidadosamente no frasco;
  2. Coloque os 3 dentes de alho num recipiente com água quente, durante 15 minutos. Depois amasse-os bem, até obter uma pasta homogênea;
  3. Coloque essa pasta de alho do frasco do esmalte;
  4. O limão é um poderoso antioxidante, rico em vitaminas, e por isso deve também colocar no frasco do esmalte;
  5. Agite bem e sua receita caseira está pronta para deixar as unhas saudáveis e com as vitaminas necessárias.

Aplique o esmalte na unha para que ela fique saudável. Retire-o a cada três dias e deixe a unha sem esmalte por um dia. Depois repita o tratamento.

Faça este processo durante um mês e notará a diferença. No dia em que você não for utilizar o esmalte, poderá massagear a unha com óleo de amêndoas doces.

Vale ressaltar que o ideal é consultar um dermatologista para saber a gravidade do seu problema.

Amêndoa com azeite

Esse remédio é composto por óleos naturais, podendo ser facilmente aplicado a qualquer hora do dia.

Ingredientes:

Azeite de oliva: 2 colheres (sopa);
Óleo de amêndoas: 2 colheres (sopa).

Modo de fazer:

  1. Misture bem os dois ingredientes em um recipiente limpo, até conseguir uma mistura homogênea;
  2. Mergulhe um pedaço de algodão e passe em todos os dedos;
  3. Deixe esta mistura repousar em cima das unhas, de três a cinco minutos;
  4. Retire o excesso com um lenço de papel.

É preferível aplicar essa mistura durante a noite, três vezes por semana.

Unhas fracas e quebradiças podem ser sintomas de doenças?

O corpo humano é como uma máquina em que todas as suas partes estão integradas. Desse modo, se uma parte do corpo humano apresenta problemas, muito provavelmente outra parte também está com problemas. Desse modo, unhas quebradiças podem ser sintomas de doenças, pois a unha necessita de alguns nutrientes para estar saudável, podendo ser que a falta desses nutrientes seja gerada por alguma doença.

Foi comprovado por cientistas que as unhas quebradiças podem ser sintomas de diversas doenças, como: hipotireoidismo, hipertireoidismo, má circulação e anemia.

Desse modo, ter as unhas saudáveis e fortes é algo muito importante para a saúde e para o bem-estar.

Para além de acabar com as unhas quebradiças, saiba também como ter pés bem cuidados no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

caminho de mesa de croche
18 Ideias de caminho de mesa de crochê para se inspirar
chás para dormir
Os melhores chás para dormir mais rápido e melhor