Menu

Tônico ou água micelar: o que é melhor?

Na hora de cuidar da pele, escolher a combinação certa de produtos é essencial para ter um bom resultado

Crédito: Freepik

Publicidade

Entre tanta variedade de produtos para cuidar da pele é preciso conhecer os melhores e as diferenças entre eles para fazer a escolha certa. Para cada tipo de pele tem produtos específicos, então não basta seguir os conselhos de alguém que tem a pele diferente da sua. Quando o assunto é limpeza diária, por exemplo, saiba como escolher entre tônico e água micelar.

Veja também: Limpeza de pele profunda, como e quando fazer?

Tônico

O tônico facial é um produto que ajuda a reequilibrar o pH da pele que tende a ficar muito ácido e propenso a inflamações com o uso de outros produtos, sejam sabonetes, cremes ou maquiagem. Ele é encontrado em dois tipos. O tradicional é recomendado para peles normais e sensíveis, e o adstringente é para peles oleosas e mistas.

A aplicação do tônico deve ser feita depois de já ter removido a maquiagem e a pele estar limpa. Então deve aplicar o tônico e depois fazer a hidratação da pele e a aplicação de protetor solar. Além de reequilibrar o pH da pele, ele contribui para o melhor efeito de outros cremes, ajuda a limpar ainda mais, mesmo depois do uso do demaquilante e do sabonete, também revitaliza a pele.

Publicidade

Água micelar

A água micelar tem a principal função de limpar a pele, podendo, inclusive, ser usada com demaquilante quando a maquiagem é leve. Em sua composição há micelas que captam as impurezas da pele, fazendo essa limpeza.

É um produto livre de químicos agressivos, portanto pode ser usada em todo tipo de pele. Apenas deve ter cuidado com as receitas de água micelar caseira, pois algumas levam óleos essenciais e podem não ser tão boas para peles mistas e oleosas.

Veja também: receitas de água micelar caseira

Qual é melhor?

Crédito: Freepik

Como você viu, não é preciso escolher entre tônico ou água micelar, pois não há o melhor. Eles são produtos com finalidades complementares, então você pode usar os dois. A água micelar vem primeiro, quando você vai remover a maquiagem e iniciar o processo de limpeza da pele.

O tônico vem depois, quando a pele já está limpa, para intensificar essa limpeza e preparar a pele para os demais produtos. A dica é escolher marcas de boa qualidade e os tipos certos para a sua pele, seja ela normal, seca, mista ou oleosa.

Publicidade

Para uma consulta mais detalhada para montar uma rotina personalizada de cuidados com a pele, consulte um dermatologista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile