limpeza de pele profunda
Crédito: Freepik

Limpeza de pele profunda: como e quando fazer

Tire toda as suas dúvidas para cuidar melhor da pele do rosto e mantê-la saudável

Publicidade

Para uma pele bonita e livre de imperfeições, alguns cuidados diários são fundamentais. O primeiro é, sem dúvida, investir em uma limpeza de pele profunda. Isso a mantém livre de sujidade e excesso de óleo, permitindo o processo natural de renovação celular.

Como fazer limpeza de pele profunda passo a passo

como fazer limpeza de pele profunda
Crédito: Freepik

Limpar a pele do rosto não é só esfregar com um pouco de água e sabão! Para uma pele perfeita terá de dispensar alguns minutos por dia, mas os resultados finais compensam.

Além disso, há a necessidade de fazer uma limpeza mais profunda na pele ao menos a cada 15 dias, a depender o estado da pele. Consulte seu dermatologista para saber quais as melhores ações para seu tipo de pele.

1. Limpar

O primeiro passo é remover qualquer resquício de maquiagem e oleosidade, limpando bem a pele com sabonetes voltados para o seu tipo específico.

Publicidade

É sempre melhor usar água fria no rosto, para evitar o efeito rebote, em caso de pele oleosa e a falta de brilho, no caso de pele seca.

2. Vaporizar

Com a pele bem limpa, faça uma vaporização calmante. Para isso:

  1. Ferva 2 litros de água e coloque 4 sachets de chá de camomila;
  2. Coloque o chá ainda fervendo em uma bacia e pegue uma toalha;
  3. Coloque o seu rosto perto da bacia, de forma que você não se queime com o vapor;
  4. Cubra sua cabeça com a toalha, para concentrar o vapor em seu rosto;
  5. Depois de 5 minutos, pode ir para o próximo passo.

3. Esfoliar

Escolha o esfoliante da sua marca favorita ou utilize um esfoliante caseiro que se adeque ao seu tipo de pele.

Lembre que tem que ser um específico para a área do rosto, para não ferir sua pele.
Umedeça o rosto e aplique o esfoliante com movimentos circulares, deixando por 1 minuto. Lave muito bem em seguida.

Publicidade

4. Refrescar

Como a esfoliação pode ser um pouco mais abrasiva, essa é a hora de utilizar uma água termal ou até mesmo um pano limpo com chá de camomila gelado, para ajudar a refrescar e acalmar a pele.

Se preferir, pode, antes desse processo, aplicar argila na pele, com chá de camomila, óleo de coco, própolis, óleo de melaleuca ou o que for mais adequado para você, lavando e refrescando em seguida.

5. Hidratar

Ao final de todo o processo, é fundamental que você passe um hidratante para o seu tipo de pele.

Publicidade

Pele oleosa pede, sim, uma aplicação de hidratante, pois dessa forma se evita o efeito rebote. Evite também se expor ao sol no dia em que fizer a esfoliação. Aplique o protetor solar e pronto! Sua pele está nova e radiante.

Benefícios

limpeza de pele profunda benefícios
Crédito: Freepik

Limpar a pele traz muitos benefícios para a saúde da pele. Só não exagere para não sensibilizar demais a pele.

1. Renovação celular

Ao fazer a limpeza de pele profunda, você acaba eliminando boa parte das células mortas, dando lugar à renovação celular.

Publicidade

Isso faz com que sua pele fique mais saudável, com melhor absorção e manutenção de nutrientes, executando as funções celulares adequadamente.

2. Redução dos poros

Se você sofre com poros muito abertos, essa limpeza profunda pode ajudar a amenizar o problema. Com isso, serão reduzidas as inflamações, deixando a pele mais saudável, além de dar um aspecto mais homogêneo à mesma.

3. Redução de espinhas

Com a remoção de sujidades encrustadas e células mortas, aliada ao fechamento dos poros, as chances de que se reduzam as espinhas são maiores.

Publicidade

Além disso, deve ser feita a limpeza diária adequada, com produtos voltados para a pele oleosa e acneica.

4. Pele sempre radiante

Ao retirar as impurezas, tratar as espinhas, acnes e hidratar a pele, o resultado principal será uma pele radiante, iluminada.

Com textura uniforme e tez iluminada, não somente a saúde da sua pele vai melhorar, como também a aparência.

Publicidade

5. Tenacidade

Com o passar do tempo, a pele passa a perder a tenacidade. Isso acontece dada a baixa absorção de nutrientes, incluindo a menor produção de colágeno.

Dessa forma, para garantir uma pele ainda melhor, durante o processo de hidratação, escolha produtos ricos em antioxidantes, colágeno e retinol.

Quando fazer

A limpeza profunda não pode ser feita todos os dias, pois certamente irá ferir sua pele, atrapalhando o processo de renovação celular. O ideal é que seja feita mensalmente, para peles normais a secas, e a cada 15 dias para peles oleosas.

Publicidade

Quem apresenta poros dilatados também deve fazer a limpeza quinzenalmente, para ajudar a normalizar a textura da pele. É importante que, na limpeza de pele profunda caseira, você não tente eliminar cravos ou outros pontinhos, devendo sempre ser feito por um profissional.

Saiba mais como cuidar da pele do rosto no vídeo:

PODE GOSTAR TAMBÉM