em

Como fazer tônico facial caseiro

Usando ingredientes simples, faça seu tônico facial em casa para incluir na sua rotina de limpeza de pele
tônico facial caseiro
Crédito: Freepik

O tônico facial é um tipo de produto bem comum e conhecido por quem tem uma rotina de cuidados com a pele. Sua função é reequilibrar o pH da pele, que é mais ácido, reforçando sua limpeza e ajudando a prevenir inflamações que ocorrem quando a pele está desequilibrada e suja. É bem fácil de encontrar tônico facial na farmácia e no supermercado, mas também é possível fazer tônico facial caseiro, como você vai aprender a seguir.

3 Receitas de tônico facial caseiro

receitas de tônico facial caseiro
Crédito: Freepik

Quando você compra o tônico facial pronto, pode escolher entre dois tipos. O tradicional para pele normal ou sensível e o adstringente para pele mista e oleosa. O adstringente contém álcool e o tradicional não contém. Então leve isso em consideração na hora de escolher sua receita de tônico facial caseiro. As opções que vai ver a seguir não contêm álcool.

1. De vinagre de maçã

Um simples ingrediente que você tem na sua cozinha é o que basta para ter um tônico facial que vai ajudar a limpar sua pele das impurezas não removidas pelo demaquilante. Compre um vinagre de maçã orgânico e não pasteurizado, para que seja mais puro, e misture uma parte de vinagre com quatro partes de água. Faça apenas a quantidade que for utilizar no momento.

2. Com limão e pepino

Se você costuma buscar por receitas de máscaras faciais caseiras, já percebeu que o limão e o pepino estão sempre na lista de ingredientes. Eles ajudam a limpar a pele, a acalmar, além de fornecerem uma grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais. Para essa receita, separe meio pepino médio e meio limão, de preferência orgânicos, e bata-os no liquidificador. Use o suficiente para o rosto e o pescoço e descarte o que sobrar, pois não terá a mesma eficiência no dia seguinte.

3. De alecrim

Os benefícios do alecrim para a saúde são expressivos, indo desde o cuidado com problemas respiratórios até a saúde mental. Como tônico facial caseiro ele vai oferecer suas propriedades de antioxidante, bactericida, anti-inflamatório e desintoxicante. Você pode usar as folhas frescas de alecrim e macerá-las com um pouco de vinagre de maçã, misturando depois com partes iguais de água. Pode também misturar 15 gotas de óleo essencial de alecrim com 10 mililitros de água.

Como e quando aplicar tônico facial

O tônico facial caseiro pode ser usado diariamente, no momento em que você costuma fazer a limpeza da sua pele, seja logo pela manhã ou quando chega em casa no fim do dia. A forma de aplicação é simples, veja um passo a passo de exemplo:

  1. Remova a maquiagem usando um removedor, água micelar ou água termal;
  2. Lave o rosto com o sabonete para o seu tipo de pele;
  3. Passe o tônico em um algodão ou aplique diretamente na pele de todo o rosto e pescoço, suavemente durante alguns minutos. Remova com água e seque a pele;
  4. Hidrate a pele com o seu hidratante de costume e finalize com o filtro solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
chá de ruibarbo
Chá de ruibarbo: benefícios e como fazer
limpar esponja de cozinha
Como limpar esponja de cozinha corretamente e por qual motivo