em

O que é e para que serve a água termal?

Com função nutritiva, cicatrizante e anti-inflamatória, a água termal é o produtinho de beleza que você precisa ter.

agua termal
Crédito: Pixabay

Cuidar da pele é essencial para manter uma aparência bonita e saudável. Embora existam muitos produtos para isso,nem sempre é preciso investir uma fortuna em cremes e tratamentos para alcançar esse objetivo. A água termal é a principal prova disso.

Se antes a mulherada encarava esse produtinho como artigo desnecessário e até uma frescura das celebridades e blogueiras, hoje as opiniões mudaram ele está cada vez mais popular.

O que é água termal?

Diferente da água normal, comprada em garrafinhas ou que sai da torneira, esse tipo de água é extraído de fontes subterrâneas e passa por um diferentes tipos de filtragem natural ao longo dos anos.

Esse processo faz com que os componentes do solo passem para a água, o que naturalmente faz com que ela seja excelente para o corpo, a pele e o cabelo. Sódio, magnésio, zinco, boro e manganês estão entre os principais minerais encontrados.

Para que serve a água termal?

Essa água tem pH neutro e alcalino e não é tratada quimicamente como a água que consumimos. Isso faz com que ela seja excelente para a pele, pois hidrata e recupera após procedimentos estéticos, queimadura de sol e coceiras.

A ação anti-inflamatória, cicatrizante e nutritiva fez com que a água termal caísse nos gostos do público. Veja os benefícios que ela proporciona.

Previne o envelhecimento precoce

água termal e envelhecimento precoce
Crédito: Pexels

Os minerais combatem a ação dos radicais livres gerados pela poluição e raios solares, evitando as temidas marcas de expressão e fazendo com que a pele fique viçosa por mais tempo.

Ajuda na fixação da maquiagem

A água termal forma uma espécie de película protetora na pele, o que ajuda na fixação da maquiagem, principalmente as mais pesadas. O ideal é aplicar no fim do processo, mas você também pode aplicar antes da maquiagem.

Outra vantagem é que ela deixa o visual mais natural depois de uma maquiagem mais básica para o dia a dia. Basta aplicar e, com cuidado, pressionar um papel para retirar o excesso.

Serve como tônico facial

Os minerais presentes na água, em especial o selênio e o silicato, têm função antioxidante e ajudam a purificar a pele, retirar as impurezas e fechar os poros.

Reduz a irritação e vermelhidão da pele

Após procedimentos estéticos como peeling e depilação vale a pena aplicar um pouco de água termal na região. Além de refrescar a pele, você verá a irritação e a vermelhidão sumirem em alguns minutos.

Cuida das feridas, assaduras e queimaduras

água termal e espinhas
Crédito: Pxhere

O efeito cicatrizante da água termal faz com que ela possa ser aplicada sem riscos em regiões queimadas de sol ou feridas. Até mesmo as marcas de espinhas podem ser amenizadas! Muitos hospitais, inclusive, fazem uso do produto no pós-operatório e para aliviar os sintomas de pacientes com queimaduras.

Hidrata e nutre a pele ressecada

O clima seco prejudica muito a pele, assim como ficar exposta ao ar-condicionado por muito tempo e viajar de avião em voos longos, entre outras situações. A camada protetora criada pela água termal vai proteger e hidratar a pele, e pode ser aplicada em regiões mais secas do corpo, como
cotovelos e joelhos.

Ameniza as olheiras

Dormiu mal? Aplique água termal gelada em algodão e faça uma compressa por cinco minutos nos dois olhos. O aspecto cansado e pesado das olheiras vai diminuir e sua pele ficará mais viçosa.

É excelente para o cabelo

O cabelo também é beneficiado pelo produto. Aplique diariamente para repor os nutrientes e manter a hidratação ou naqueles dias em que os fios acordam rebeldes e sem graça. Ele reduz o frizz e dá mais brilho.

No verão, quando a exposição ao sol e à água do mar e da piscina é maior, a água termal ajuda a eliminar impurezas dos fios e mantê-los hidratados e sedosos.

Como aplicar a água termal?

A água vem em uma embalagem com borrifador para facilitar a aplicação e não desperdiçar produto. O ideal é deixar na geladeira, pois o efeito é potencializado quando a água está gelada, mas se não quiser não tem problema. Ela vai agir da mesma forma.

Ao borrifar, mantenha o frasco na vertical e a uma distância de pelo menos 10 centímetros do rosto. Dê um tempo para a pele absorver o produto e, se necessário, pressione com cuidado um papel para remover o excesso.

Receita de água termal caseira

É claro que você não vai furar o chão do quintal procurando água, mas dá para preparar uma receitinha caseira que nutre e refresca a pele. Apesar de não ter a mesma quantidade de minerais, é um excelente quebra galho, principalmente nos dias quentes.

Ingredientes

  • Chá de camomila: 3 sachês;
  • Água: 2 xícaras de chá;
  • Maçã: um quarto de uma unidade.

Modo de preparo

1. Esquente a água em uma chaleira e acrescente os sachês de chá quando começar a levantar fervura.

2. Pique a maçã em pedaços pequenos, adicione e desligue o fogo.

3. Deixe descansar por 10 minutos.

4. Despeje em um frasco com borrifador e coloque na geladeira. Use em até cinco dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

pés e mãos frias

Conheça 8 causas dos pés e mãos frias

cha de oregano com gengibre

Benefícios e como fazer chá de orégano com gengibre