sapatos
Crédito: Freepik

Tire os sapatos quando chegar em casa da rua, recomendam cientistas

Um estudo mostrou que a sujeira trazida pode prejudicar a imunidade

Publicidade

Tirar os sapatos antes de entrar em casa é cultural. No Brasil, é um sinal de respeito tirar os sapatos ao entrar na casa de alguém. Mas, nem todo mundo tem esse hábito e considera normal andar pela casa toda com o sapato que andou na rua. É uma questão que divide opiniões.

Mas, na visão dos cientistas, o hábito do respeito em tirar o calçado na casa dos outros tem um fundamento: a higiene.

Aproveite e veja: Piores sujeiras já vistas por um faxineiro profissional

O cientista ambiental Mark Patrick Taylor, professor honorário da Universidade Macquarie (Austrália), e o professor Gabriel Filipp (EUA) alertaram, em artigo publicado no site “The Conversation”, que os espaços internos não têm apenas “poeira e sujeira de pessoas e animais de estimação que perdem cabelo e pele”. Um terço das impurezas é culpa dos calçados.

Publicidade

Pode não parecer que o seu calçado está sujo, e você junta isso à sua preguiça de trocar de calçado quando entra pela porta de casa. Mas, o perigo é invisível e você deveria se incomodar.

“Alguns dos microrganismos presentes em calçados e pisos são patógenos resistentes a medicamentos, incluindo agentes infecciosos hospitalares (germes) que são muito difíceis de tratar. Adicione toxinas causadoras de câncer de resíduos de asfalto e produtos químicos de desregulação endócrina do gramado”, escreveram os pesquisadores.

6 dicas de limpeza para se livrar de vez da sujeira impregnada

Claro, você pode pensar “andei de sapatos dentro de casa até hoje e não fiquei doente por causa disso”. Como sempre, não podemos generalizar. O que acontece com um pode nunca acontecer com outro exposto à mesma situação.

Publicidade

Acontece que, se você ficar doente, pode sim ter uma relação com os germes dos calçados sujos dentro de casa. Nas pesquisas, a dupla de pesquisadores analisou a exposição a substância encontradas em residências, como:

  • Genes que tornam as bactérias resistentes a antibióticos;
  • Produtos químicos desinfetantes no ambiente doméstico;
  • Microplásticos;
  • Químicos perfluorados (com tendência a permanecer no corpo e não se decompor) usados em uma infinidade de produtos industriais, domésticos e de embalagem de alimentos;
  • Elementos radioativos.

Os cientistas também quiseram saber quanto aos níveis de metais potencialmente tóxicos (arsênico, cádmio e chumbo) dentro de residências em 35 países. “Esses contaminantes são inodoros e incolores. Portanto, não há como saber se os perigos da exposição ao chumbo estão apenas no solo, nos canos de água, ou se também estão no chão da sala”, afirmaram.

“A ciência sugere uma conexão muito forte entre o chumbo dentro de sua casa e o que está no solo do seu quintal. A razão mais provável para isso é a sujeira soprada do seu quintal ou pisada com sapatos e nas patas de seus animais de estimação”, completam os cientistas.

Publicidade

Pontinhos pretos de sujeira: você sabe o que são?

O que fazer então com os sapatos?

A dica é adotar o hábito de ter uma sapateira na entrada da porta, do lado de dentro. Ao chegar, você tira seus sapatos, coloca na sapateira e calça seus chinelos que usa apenas dentro de casa.

Também pode fazer como muita gente achou melhor na pandemia. Deixar do lado da porta um pano limpo e um borrifador com álcool 70%. Borrife nas solas dos sapatos, depois esfregue bem no pano. Pode fazer isso mesmo se for tirar os sapatos, pois é um cuidado duplo!

Veja também: Como limpar os sapatos antes de guardar

Fonte: UOL Viva Bem

PODE GOSTAR TAMBÉM