Quando trocar a toalha
Crédito: Freepik
em

Quando trocar a toalha de banho e rosto? O que dizem os especialistas

Toalhas limpas e secas são mais confortáveis e também mais seguras para a saúde da família

Publicidade

Com que frequência você troca as toalhas de banho e rosto por peças limpas? Cada pessoa tem um hábito diferente: enquanto uns trocam diariamente, outros colocam as toalhas para lavar depois de uma semana de uso. Então: quando trocar a toalha de banho e rosto? Qual é a recomendação dos especialistas?

Toalhas em uso por muito tempo podem prejudicar a saúde

Agora você vai dizer que usa suas toalhas a semana inteira (ou mais) e nunca ficou doente por causa disso.

De fato, não significa que todas as pessoas vão pegar doenças vindas dos micro-organismos que povoam as toalhas.

Mas pode acontecer, sobretudo com pessoas que têm predisposição a doenças de pele e o sistema imunológico debilitado.

Publicidade

Depois que você seca as mãos, o rosto ou o corpo com sua toalha, ela fica úmida, com células mortas da sua pele e com micro-organismos que vivem no seu corpo e nos lugares onde você teve contato.

Se você estiver doente, a toalha vai ficar com vestígios do vírus, fungos ou bactérias que estejam causando sua doença.

Mesmo depois de se lavar, você não consegue eliminar 100% deles. E mesmo achando que você se lavou muito bem, tem muita coisa que seus olhos não conseguem ver.

Publicidade

Então, quando trocar a toalha de banho e rosto?

De acordo com a higienista hospitalar britânica Sally Bloomfield, em declarações ao jornal The Guardian, a troca das toalhas deve ser feita uma vez por semana.

Já para Philip Tierno, microbiólogo e patologista da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, a troca deve ser feita mais de uma vez por semana. “Mesmo que as consiga secar completamente, não deve usá-las mais do que três vezes. Este é o máximo”, disse.

Então, vamos considerar que o máximo de tempo de uso de uma toalha seja de uma semana. Você também deve considerar outros fatores específicos, como:

Publicidade

Quantas pessoas usam a mesma toalha de rosto todos os dias?

Se tem mais de duas pessoas na sua casa, secando as mãos e o rosto na mesma toalha várias vezes ao dia, é melhor trocá-la a cada dois ou três dias.

E lembre-se de colocar a toalha para secar em local arejado ou no sol durante uma hora, pelo menos. Se permanecer úmida, além de desconfortável, vira uma colônia ideal para a reprodução dos micro-organismos.

Qual é a estação do ano?

Nas épocas de chuvas, se você não tiver uma secadora de roupas em casa, suas toalhas vão ficar mais úmidas. Isso porque, mesmo passando o dia todo no varal ou estendidas em outro lugar, o clima úmido não deixa as toalhas secarem. Então, troque-as com mais frequência.

Publicidade

Já no verão, as toalhas ficam secas rapidinho. Só que, se você toma mais de um banho por dia, sua toalha vai ficar com mais resíduos do corpo em menos tempo. Nesse caso, troque com mais frequência também. Já se você toma um banho por dia e coloca sua toalha para secar durante o dia, pode esperar até uma semana para a troca.

Tem alguém doente em casa?

Outra recomendação de Bloomfield é que, o ideal, é ter uma toalha de rosto e banho separada para cada pessoa da casa. Essa é uma dica geral, mas especialmente importante para quando alguém em casa está com uma doença contagiosa.

Nesse caso, a pessoa deve ter toalhas só para ela, e o período de quando trocar a toalha fica bem mais curto. As peças devem ser lavadas todos os dias com água quente, separadas das outras peças. É uma forma de evitar o contágio, junto com outros cuidados, como evitar contato direto com a pessoa e não compartilhar qualquer outro objeto até que ela esteja curada.

Publicidade

Veja também: Dicas para evitar toalhas duras e desbotadas

Como desentupir cano de esgoto

Como desentupir cano de esgoto das pias em casa

mentira das crianças

Mentira das crianças: por que acontece e como lidar?