como limpar sapatos antes de guardar
Crédito: Freepik

Como limpar os sapatos antes de guardar

Você guarda os calçados sem fazer uma boa limpeza? Sua sapateira pode estar infestada por bactérias

Publicidade

Nem todos os sapatos que você tem ficam na porta esperando para serem usados no dia seguinte. Aqueles usados só em algumas ocasiões voltam para o armário depois do uso. Mas, você limpa direito esses sapatos antes de guardá-los?

Essa limpeza é importante para remover as sujeiras visíveis e também as invisíveis. As sujeiras visíveis podem manchar seus sapatos, enquanto as invisíveis são as bactérias causadoras do mau cheiro. Veja formas simples de manter seus calçados sempre limpos.

Veja também: 7 dicas para acabar com o mau cheiro nos pés

Como limpar os sapatos antes de guardar:

Misturinha para a sola dos sapatos

A sola dos sapatos é a parte que fica mais suja, já que está em contato direto com o chão. Então, a limpeza precisa ser desinfetante.

Publicidade

Ingredientes

Detergente neutro;
Álcool 70%;
Água;
Pano;
Escovinha ou esponja.

Modo de fazer

  1. Em um borrifador coloque água até a metade, adicione uma tampinha de álcool e 1 colher de detergente de louça. Feche e agite.
  2. Borrife um pouco da mistura nas solas dos sapatos, para molhar bastante, e esfregue com a espoja (usada só para esse tipo de limpeza) ou a escovinha.
  3. Depois, enxágue com água comum e deixe no sol para secar, com a sola voltada para cima.

Limpeza geral

Mesmo que as partes de cima e laterais pareçam limpas, elas também acumulam sujeira. Então, também precisam ser limpas.

Ingredientes

Detergente de louça;
Água;
Escovinha;
Pano seco.

Modo de fazer

  1. Em uma vasilha misture um pouco de água com o detergente de louça.
  2. Com uma escovinha, vá aplicando a mistura em todo o calçado, removendo a poeira e possíveis restos de sujeira grudada, como barro ou marcas de raspões.
  3. Se o sapato for de pelinhos, passe a escovinha no sentido das fibras. Se for de couro ou camurça, use uma escovinha de cerdas bem macias.
  4. Depois, passe um pano seco para remover o produto e a sujeira que se soltou e coloque no sol para secar.
  5. Só guarde os sapatos no armário quando estiverem completamente secos.

Importante:

  • Nunca guarde os seus sapatos úmidos. Se estiver chovendo quando quiser fazer essa limpeza, é melhor esperar para limpar em um dia mais seco. Os calçados úmidos criam bolor e mau cheiro, e podem estragar se forem deixados nessa situação por semanas.
  • A misturinha para solas nem sempre serve para aplicar na parte superior e lateral dos calçados por causa do álcool. Esse produto não vai bem com o couro, por exemplo, pois causa ressecamento do material. É melhor usar apenas o detergente com água.
  • Essas dicas também servem para manter seus calçados desinfetados do coronavírus, já que usam detergente e álcool 70%. Nessa fase de pandemia, a limpeza deve ser ainda mais reforçada, sempre que chegar da rua, e mantendo o calçado na porta, sem andar com ele pela casa.

Veja também: Como tingir tênis em casa

PODE GOSTAR TAMBÉM