Tipos de cenoura
Crédito: Freepik
em

Tipos de cenoura: elas variam em formato, cor e sabor

Claro que, conforme mudam, também variam os valores nutricionais

Publicidade

A cenoura é um dos legumes mais consumidos pelos brasileiros porque é gostosa, meio docinha e crocante (as crianças aceitam fácil!), é versátil no preparo e dura mais tempo na geladeira. Mas, você repara nos tipos de cenoura pra vender ou compra qualquer uma? Confira se você já conhecia todos esses tipos que vamos mostrar agora!

Tipos de cenoura ‚Äď Chantenay

Crédito: Reprodução

Essa √© uma cenoura de formato curto e robusto, com a ‚Äúcarne‚ÄĚ alaranjada-clara e um ‚Äúcora√ß√£o‚ÄĚ vermelho-alaranjado.

Na horta, sua raiz atinge um tamanho m√©dio de 12 a 16 cm. A cenoura Chantenay pode ser semeada durante quase todo o ano, gosta de exposi√ß√£o ao sol e prefere solos enriquecidos com mat√©ria org√Ęnica, soltos e perme√°veis.

No consumo, pode ser comida crua ou cozida, e o seu sabor é adocicado e crocante. Mas, atenção! Essas cenouras podem ficar ásperas e duras quando não são colhidas na hora certa.

Publicidade

Cenoura Danvers

Tipos de cenoura danvers
Crédito: Reprodução

Esse tipo de cenoura foi desenvolvido na década de 1870 em Danvers, Massachusetts (EUA). Tornou-se uma semente popular devido à cor laranja-escura da raiz e seu sabor intenso. A cenoura Danvers tem melhor desempenho do que muitas cenouras populares porque forma belas raízes, mesmo em solo pesado e raso.

Suas raízes podem crescer até uns 6 ou 7 cm. Essa é uma planta bienal que pode levar de 65 a 85 dias, da semente à raiz colhida. Na cultura, não deixe secar a camada superior do solo nem a parte superior das raízes, caso contrário elas serão corpulentas e lenhosas.

Entrar no grupo do Telegram

Tipos de cenoura ‚Äď Imperador

Tipos de cenoura imperador
Crédito: Reprodução

Essas você deve conhecer. As cenouras Imperador são do tamanho normal que se compra no supermercado. Elas têm cor-de-laranja brilhante, são afiladas na ponta e têm cerca 15 a 18 cm de comprimento.

Publicidade

S√£o um pouco grossas e menos doces que as outras cenouras, mas a sua pele fina torna-as f√°ceis de descascar. Como cont√™m menos a√ß√ļcar e t√™m uma textura ligeiramente mais dura, elas duram mais do que outros tipos de cenouras.

A chave para o cultivo das cenouras Imperador são sol pleno e solo solto o suficiente para permitir a formação adequada das raízes.

Bolo de cenoura com laranja: a receita cl√°ssica, uma saud√°vel e outra vegana

Publicidade

Cenoura Nantes

Tipos de cenoura nantes
Crédito: Reprodução

Essa variedade de cenoura tem uma raiz cilíndrica quase perfeita e uma pele lisa, quase vermelha, que é macia e tem um sabor doce. Outra característica importante que a diferencia das outras é que a Nantes é arredondada, tanto na ponta como na raiz.

Essas cenouras são colhidas desde o final do verão até o outono. Para cultivá-las, prepare uma cama que tenha sido arada a uma profundidade de 20 a 23 cm.

As cenouras germinam melhor em solo quente e √ļmido. Cubra o solo com polietileno transparente enquanto as sementes germinam.

Publicidade

Cenoura Redonda

Crédito: Reprodução

Pode ser que você nunca tenha visto esses tipos de cenoura pessoalmente. A cenoura redonda é incomum porque foi modificada para ficar assim.

Ela foi desenvolvida para florescer em solos pesados e argilosos, onde outras variedades n√£o conseguem.

Sua raiz principal fica do tamanho aproximado de uma bola de golfe. Essa variedade não é tão doce quanto as demais, pode prolongar-se um pouco mais, adquirindo uma forma oval, mas geralmente permanece bem pequena.

Publicidade

Cenoura Baby

Crédito: Reprodução

Essa cenoura bonitinha e pronta para comer n√£o √© colhida assim da terra. Ela √© esculpida a partir de cenouras subdesenvolvidas ou quebradas, justo antes que a sedimenta√ß√£o e o n√ļcleo da raiz comecem a se formar.

A mini cenoura j√° foi produzida a partir de in√ļmeros tipos de cenouras diferentes, buscando-se o m√°ximo aproveitamento da colheita. Atualmente, as cenouras maiores, que originam a cenoura baby, j√° s√£o criadas especialmente para essa finalidade.

Aproveite e veja: Xarope de cenoura: 12 receitas caseiras para tosse, catarro e gripe

Publicidade

E as cenouras com cores diferentes?

Crédito: Mister Rabbit’s Farm

Ao contrário do que muita gente pensa, as primeiras cenouras de que se tem registro não eram alaranjadas, mas sim, roxas, vermelhas, brancas e amarelas. A alaranjadas surgiram de cruzamentos de espécies, e cada uma das cores está relacionada à composição nutricional do legume.

Então, a alteração na cor dos vários tipos de cenoura pode ser feita em laboratório, mas usando apenas os componentes naturais do DNA das cenouras. Foi assim que a empresa Mister Rabbit’s Farm lançou no mercado suas minicenouras coloridas, já descascadas e lavadas, prontas para comer.

O produto já pode ser encontrado em supermercados pelo Brasil e é uma ótima pedida para incentivar as crianças a se apaixonarem por cenouras, cada uma com um valor nutricional que se destaca. Veja só:

Publicidade
  • Roxo: tem muitas antocianinas, boas para o cora√ß√£o e as capacidades cognitivas.
  • Vermelho: tem carotenoides e outras subst√Ęncias protetoras das c√©lulas, prevenindo doen√ßas.
  • Laranja: tem betacaroteno, que fortalece o sistema imune e a pele.
  • Amarelo: tem lute√≠na e zeaxantina, importantes para proteger a vis√£o.
  • Branco: tem flavonoides, subst√Ęncias que contribuem para a boa sa√ļde das art√©rias.

Veja também: Raízes comestíveis que devem estar na sua mesa

Fontes: Educar Sa√ļde; Not√≠cias de Jardim

aborto de repetição

Saiba o que é aborto de repetição e as possíveis causas

Retrovisor do carro

Retrovisor do carro: como evitar que p√°ssaros briguem com o reflexo?