tipos de agrião
Crédito: Freepik

Conheça os tipos de agrião e suas características

Plante agrião em casa e tenha esse vegetal sempre fresco e orgânico para suas receitas

Publicidade

O agrião é um vegetal muito comum na mesa dos brasileiros, servido principalmente como salada. Mas, nem todo mundo sabe que existem diferentes tipos de agrião, cada um com suas características. Por isso, vale a pena experimentar todos e escolher seu preferido.

Aproveite e veja: Como fazer chá e xarope de agrião para tosse

Os tipos de agrião e suas características

Os tipos de agrião não são muito diferentes em questão de valor nutricional. As principais diferenças estão na aparência e no sabor, que, para os paladares mais apurados, dá para perceber logo nas primeiras mordidas. Veja só!

Agrião-da-terra

Seu nome científico é Barbarea verna. Esse agrião tem um sabor agradável, levemente amargo e pode ser consumido cru em saladas e smoothies ou então refogado com temperos, outros vegetais, ovos e carnes. Esse tipo de agrião pode ser cultivado diretamente no solo, em vasos ou jardineiras, de preferência durante o outono ou inverno, pois cresce melhor em climas menos quentes.

Publicidade

Agrião-da-água

Seu nome científico é Nasturtium officinale. Esse tipo de agrião tem as folhas um pouco mais arredondadas, largas, textura mais lisa e sabor mais picante. É uma planta que fornece vitamina C, fibras e ácido fólico, e combina com variadas receitas salgadas e com vitaminas ou smoothies. Sobre o cultivo, como é uma variedade da semiaquática, aceita solos encharcados.

Agrião-da-horta

Seu nome científico é Lepidium sativum. Essa variedade apresenta um caule mais longo, esbranquiçado, e folhas menores e levemente crespas, em um tom de verde mais claro. Diferente dos demais tipos de agrião, esse oferece um sabor bem forte, picante. Pode ser usado cru ou refogado, como preferir.

Agrião coreano

Esse agrião é também chamado de minari. É nativo no leste asiático e, por ter uma aparência muito parecida com a salsinha, há quem o chame de salsa japonesa. Para consumir, pode usar o talo inteiro e até as raízes, seja em receitas de saladas, sopas, refogados e onde mais desejar.

Veja também: Receitas de rabada com agrião

PODE GOSTAR TAMBÉM