em

Para que serve a sucupira? Veja os benefícios

Se você já ouviu falar dessa planta, mas não sabe para que serve como como usar, tire suas dúvidas agora.
tudo sobre sucupira
Crédito: Wikimedia

A sucupira é uma planta medicinal que tem o nome científico de Pterodon emarginatus e Pterodon pubescens, que são as duas principais espécies. Essa planta, que é uma grande árvore de até 15 metros, tem origem no serrado brasileiro e tem várias propriedades medicinais que você vai conhecer agora.

Benefícios da sucupira

A planta é amplamente utilizada na medicina popular por conta das suas atividades imunossupressora, anti-inflamatória, antirreumática, cicatrizante, tônica e depurativa. Mas há ainda outros efeitos benéficos já comprovados pela ciência, que são:

1. Ação antioxidante

A planta tem uma poderosa ação antioxidante que combate os radicais livres em excesso no organismo. Esse excesso é responsável pela degeneração dos tecidos, pelo início de processos inflamatórios e, assim, o surgimento de doenças.

2. Ação antibiótica

A planta também tem ação contra o ataque de fungos e bactérias no organismo, agindo como fungicida e antibiótico natural. No caso do tratamento da candidíase, a parte da planta que funciona é a casca da árvore, e não as folhas.

Esse efeito também é notado nas plantações, quando as plantas são atacadas por fungos e bactérias, podendo ser usado o óleo da sucupira no lugar dos agrotóxicos.

3. Ação antisséptica

O óleo de sucupira ou o chá feitos da fruta seca ralada podem ser usados sobre ferimentos ou como gargarejo para tratar ferimentos com sua ação de limpeza das infecções, ou seja, antisséptica.

4. Ação anti-inflamatória e analgésica

As dores causadas por causa de processos inflamatórios no corpo, como no caso da gota e outras artrites, ou ainda de inflamação em músculos, tendões, nervos, úlceras estomacais, nervo ciático ou garganta, todas podem ser tratadas com a semente da sucupira ralada em forma de chá ou óleo, além do extrato alcoólico da planta, a tintura.

5. Ação imunomoduladora

A ação imunomoduladora quer dizer que a planta é capaz de equilibrar o sistema imunológico quando ele está muito baixo ou muito alto. O sistema imunológico muito baixo deixa o corpo suscetível a doenças, e quando está muito alto acaba reagindo contra o próprio organismo, atacando a si mesmo.

6. Ação cicatrizante

Outro dos benefícios dessa planta, em especial do óleo concentrado extraído da fruta seca, é sua ação cicatrizante. Uma boa forma de aplicação é misturando um pouco do óleo com uma pomada neutra e aplicando na pele que precise de cicatrização. Além da pomada essa mistura pode ser feita com óleo de coco ou gel de babosa.

7. Tratamento da pressão alta

Como se não bastassem tantos benefícios, o óleo da planta também possui ótima ação no controle da pressão arterial. Ele é vasodilatador, ou seja, abre os vasos sanguíneos para a melhor passagem do sangue, prevenindo que a pressão fique alta.

Sucupira emagrece?

Não existem evidências científicas de que a planta tem potencial emagrecedor. Então só deve ser usada mesmo com o objetivo de tratar os problemas acima mencionados. A única forma em que a planta poderia contribuir com o emagrecimento é substituindo bebidas mais calóricas pelo chá.

Mas como existe uma dosagem máxima diária recomendada, que você confere no último tópico, não vale a pena utilizá-la para esse fim, a menos que já esteja usando para tratar alguma doença.

Como usar?

formas de uso da sucupira
Crédito: Pxhere

São muitas as formas de usar a sucupira para tratamentos medicinais, mas é importante tomar cuidado com as dosagens e as partes da planta que podem ser ingeridas ou apenas aplicadas na pele. Você vai ler sobre isso no próximo tópico. Mas de como geral, os usos da planta são no formado de:

1. Tintura

Os seus frutos são secos e duros, normalmente são triturados e colocados por semanas em infusão com álcool ou vinho branco. Assim forma-se a tintura para aplicação na pele ou para tomar, em pequenas doses.

2. Óleo essencial

Do fruto triturado ou macerado também é extraído seu óleo bruto, que pode ser usado para fazer chá, gargarejo ou aplicar sobre a pele.

3. Chá

O chá da planta pode ser feito com os frutos triturados, seja em forma de pó ou de óleo. Também pode-se fazer com as cascas do tronco da árvore. Confira no próximo tópico a quantidade recomendada.

Efeitos colaterais e cuidados a ter

É preciso tomar muito cuidado especialmente quanto às folhas da sucupira, pois estudos demonstram que elas causam sérios problemas hepáticos, podendo levar à morte, seja de pessoas ou animais. Então não é recomendado consumir as folhas a menos que seja para uso externo, na pele, sem entrar em contato com a parte interna do corpo.

Esse efeito não ocorre nem com a casca do tronco nem com os frutos secos da planta, então esses são liberados para consumo na forma de chá. Porém também é importante ter e atenção a dosagem adequada no caso do óleo, que é comprado pronto. Pessoas que tomam doses muito altas podem ter uma depressão no sistema nervoso central, ficando apáticas e sonolentas.

Quanto às doses recomendadas, para a casca da árvore deve-se usar 1 colher de sopa da casca bem picada para cada xícara de água. No caso da semente para chá, ela deve ser ralada e deve-se usar 1 colher de sobremesa para cada xícara de água. O óleo deve ser diluído em água numa proporção de 5 gotas por xícara e pode-se tomar 2 vezes ao dia.

Se for comprar o óleo de forma de cápsula, pode-se tomar 2 cápsulas ao dia, no máximo.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores efeitos, o uso de qualquer remédio natural deve ser feito em combinação com uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

lavar roupa na mão
Como lavar roupa na mão
óleo de sucupira
Para que serve e como usar o óleo de sucupira