em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Chá de sucupira: para que serve e como fazer

Confira como fazer esse poderoso chá e aproveitar seus benefícios
chá de sucupira
Crédito: Wikimedia Commons

A semente da sucupira já era muito conhecida pelos povos indígenas, sendo redescoberta vários anos depois, tornando-se cada vez mais famosa por suas incríveis propriedades medicinais. Agora, o chá de sucupira é descoberto como nova fonte de diversos benefícios.

Para que serve o chá de sucupira

É difícil de imaginar que um chá proveniente de uma semente tão usual possa trazer poderosos benefícios para o organismo. Veja abaixo quais são os benefícios que ele pode trazer para o corpo.

Alivia dores na coluna

chá de sucupira benefícios
Crédito: Freepik

Devido suas propriedades naturalmente analgésicas, o extrato das sementes de sucupira também auxilia no alívio de dores ocasionadas por problemas de coluna. Portanto, o consumo deste extrato é muito indicado para pessoas que sofrem de diversos problemas nessa região, como bicos de papagaio, hérnia de disco e dores nas articulações.

Vermífugo

Não é difícil de imaginar o quanto esse problema é incômodo, não é?

A boa notícia é que o chá combate com bastante eficácia os parasitas, sendo um excelente vermífugo natural e acabando com todos os danos gerados por esses seres incômodos.

Anti-inflamatório

O chá de sucupira também é um excelente anti-inflamatório natural. Ele inclusive é excelente para reduzir inchaços de determinadas regiões do corpo e também para a melhor cicatrização de feridas abertas.

Rejuvenesce a pele

Por ser rico em antioxidantes, esse chá é muito importante para combater os radicais livres presentes no organismo, responsáveis por gerar danos em diversas células, como as da pele.

Esses radicais livres provocam o envelhecimento da derme e prejudicam o bom funcionamento das células dessa região. Por isso, ele é muito importante para manter a pele jovem por mais tempo.

Ajuda a prevenir o câncer

Considerado um dos grandes males do século XXI, o câncer ainda não possui uma forma de prevenção definitiva. Ele surge a partir de uma proliferação desenfreada de células defeituosas, que provoca um tumor maligno e, posteriormente, um câncer.

Os radicais livres podem ser os responsáveis pelo surgimento do câncer, pois há a chance de que eles alterem o material genético do DNA, gerando uma mutação danosa ao corpo humano.

Por isso, o chá dessa semente pode servir como auxiliar no combate ao câncer, pelo alto teor de antioxidantes presentes na sucupira. Isso evita o fenômeno da mutação gênica que pode gerar o câncer, diminuindo as probabilidades dele ocorrer.

Reduz a inflamação nos músculos

chá de sucupira benefícios músculos
Crédito: Freepik

Alguns estudos recentes mostram que essa planta tem potencial para reduzir a inflamação muscular, sendo muito útil o seu consumo antes ou depois de atividades físicas severas.

Essa fruta age de modo a amenizar a dor e os sintomas, mas é importante ressaltar que, nos estudos, esse tratamento não impediu a evolução da doença, apenas tendo efeito paliativo.

Protege o estômago

Especialmente no que diz respeito a úlceras e gastrite, esse chá é um ótimo remédio para proteger o trato gastrointestinal. Uma pesquisa recente indicou que o consumo de óleo de sucupira ajudou a reduzir a presença de exsudato enquanto aumentava os neutrófilos, células que agem em defesa do nosso corpo.

Desse modo, esse chá é responsável por auxiliar diversas funções do trato gastrointestinal, podendo ajudar as células dos tecidos presentes nessa região a reparar alguns danos.

Fortalece o sistema imunológico

A sucupira possui propriedades muito poderosas no combate a alguns micro-organismos, sendo um excelente antibiótico natural. Por isso, o chá dessa semente é muito recomendado para quem não quer contrair nenhuma gripe ou está tentando se recuperar de alguma.

Chá de sucupira emagrece?

Sim, o chá de sucupira auxilia no emagrecimento! Isso porque ele possui uma incrível propriedade para aumentar a sensação de saciedade, diminuindo aquela vontade de comer fora de hora.

Como fazer

chá de sucupira receita
Crédito: Freepik

Quer usufruir desses fantásticos benefícios do chá de sucupira? Então veja como fazê-lo, para que você e sua família possam ter uma alimentação mais saudável e natural.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Semente de sucupira: 5 unidades.

Modo de preparo

  1. Quebre as sementes em um pilão ou com um alicate de corte, até que a resina saia da parte de dentro;
  2. Ferva a água;
  3. Quando ferver, coloque as sementes e deixe por 2 minutos com o fogo ligado;
  4. Depois, desligue e tampe a panela;
  5. Deixe esfriar antes de beber.

Como e quando tomar

É recomendado que se tome o chá de sucupira com precaução, atentando para não exagerar na dose. É recomendável que esse chá seja consumido por no máximo 15 dias seguidos. Depois disso, faça uma pausa para estabilizar o sistema endócrino, evitando sua sobrecarga.

Além disso, recomenda-se que se tome esse chá de manhã, de preferência em jejum, para aumentar a saciedade e a absorção dos nutrientes.

Veja também: Benefícios da sucupira

Efeitos colaterais e cuidados

O chá dessa planta possui alguns efeitos colaterais que exigem bastante cuidado:

  • Crianças como menos de 12 anos de idade não podem consumir esse chá;
  • A sucupira não deve ser consumida por mulheres que estejam grávidas;
  • Pode gerar toxicidade crônica, se consumida em quantidades excessivas.

Vale ressaltar que, como qualquer tratamento caseiro, deve-se consultar um médico antes de ingerir a sucupira com propósitos medicinais, pois ele avaliará se o seu organismo pode apresentar reações adversas ao consumo dessa planta.

Saiba ainda mais sobre a sucupira no vídeo!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
remédios caseiros com gengibre
Receitas dos melhores remédios caseiros com gengibre
abobora
11 Benefícios da abóbora que você precisa conhecer