em

Para que serve e como usar o óleo de sucupira

Veja de onde vem esse óleo e aprenda a fazer em casa.
óleo de sucupira
Crédito: Pxhere

A flora brasileira é riquíssima e grande parte das plantas nativas possuem inúmeras propriedades medicinais. O exemplo que você vai conhecer agora é a árvore sucupira, que vem do serrado brasileiro. Entre as formas de consumo está o óleo de sucupira, que pode ser feito em casa ou comprado pronto. Veja agora como fazer e quais os benefícios.

Benefícios do óleo de sucupira

benefícios óleo de sucupira para saúde
Crédito: Pxhere

São muitas as propriedades da planta que podem ser absorvidas por meio do óleo de sucupira. Veja algumas das principais a seguir:

1. Analgésico e anti-inflamatório

O efeito analgésico serve para aliviar a dor, enquanto o anti-inflamatório vai ajudar a tratar qualquer processo inflamatório no corpo, seja nos músculos, nervos, tendões, na garganta ou no estômago, para quem já tem ou quer prevenir úlceras.

2. Cicatrizante

Quando tiver feridas na pele, o óleo de sucupira também pode ajudar a tratar, fazendo uma misturinha com outro tipo de óleo natural ou pomada neutra e aplicando sobre o local a ser cicatrizado.

3. Antisséptico

Junto com a ação cicatrizante, o óleo também vai agir limpando a região infectada, o que é essencial para que a pele fique pronta para se regenerar, fechando o ferimento.

4. Antibiótico

Determinados fungos e bactérias que afetam o organismo também podem ser tratados com o óleo da planta, mas mesmo assim não substitui a consulta ao médico, pois há tipos de fungos e bactérias que necessitam de um tratamento mais forte.

5. Antioxidante

As células de todo o corpo se beneficiam do óleo dessa planta e de suas outras formas de uso, pois ele combate o excesso de radicais livres que causam oxidação, envelhecimento precoce e doenças.

6. Vasodilatador

Pessoas que sofrem de pressão alta podem se beneficiar do uso do óleo, pois ele tem um efeito de dilatar as artérias, permitindo que o sangue passe sem fazer tanta pressão. Dessa forma, ajuda a manter a pressão equilibrada, mas claro, atuando em conjunto com um estilo de vida saudável.

Como usar?

como é a árvore de sucupira
Crédito: Wikimedia

Falando da sucupira como um todo, para obter seus efeitos medicinais, pode-se usar as cascas do tronco da árvore, as folhas (apenas para uso externo) e os frutos, que são secos e duros. É desses frutos que é feita a extração do óleo de sucupira.

O óleo pode ser usado tanto para tomar, quanto para fazer gargarejo e aplicar sobre ferimentos na pele. Para tomar deve-se fazer um chá, diluindo 5 gotas em uma xícara de água. Não deve-se usar mais do que essa proporção, pois há o risco de efeitos colaterais, como sonolência e cansaço excessivo.

Para o gargarejo é a mesma coisa, só que ao invés de engolir, vai descartar o líquido depois de gargarejar. Existem ainda as cápsulas com o óleo vendidas prontas e a dosagem é de duas unidades por dia, no máximo.

O uso do óleo na pele deve ser feito com a mistura de algumas gotas em um pouco de pomada simples ou de óleo de coco ou gel de babosa. É só misturar e aplicar sobre a pele, sem remover.

Como fazer óleo de sucupira caseiro?

como são as sementes de sucupira
Crédito: Medicina Natural

Para fazer o óleo de sucupira em casa, vai precisar das sementes da planta, que devem ser das espécies Pterodon emarginatus ou Pterodon pubescens, e nunca da sucupira preta, em que os frutos nascem em um favo. Tenha certeza de que está utilizando as espécies que não causam intoxicação. Você vai precisar de:

Ingredientes

  • Frutos de sucupira (chamados de sementes): 50 unidades;
  • Água: 2 litros;
  • Óleo de coco: 250 mililitros;
  • Peneira e coador de pano: 1 de cada.

Modo de preparo

1. Comece amassando as sementes com um martelo para que fiquem bem quebradas.

2. Leve a água ao fogo para ferver em uma panela. Assim que levantar fervura, coloque as sementes quebradas dentro. Mantenha a mistura fervendo por 2 minutos.

3. Quando se passarem os 2 minutos, adicione o óleo de coco na panela com as sementes. Deixe mais 3 minutos fervendo. Desligue o fogo.

4. Quando estiver amornando, passe o líquido por uma peneira e depois por um coador de pano, bem limpo.

5. Deixe esfriar e coloque na geladeira para que o óleo de solidifique. Apenas uma camada superior vai ficar sólida, abaixo dela vai permanecer líquido.

6. Então só precisa retirar a parte sólida, que vai sair inteira com facilidade, e essa parte que será utilizada. É só deixar em temperatura ambiente ou aquecer um pouco para que derreta e você possa usar as gotas.

Onde comprar?

Se preferir comprar o óleo pronto, vai encontrar em farmácias, lojas de produtos naturais ou de fitoterapia, que é a terapia natural realizada com benefícios medicinais da plantas.

Pode comprar um vidrinho para usar em gotas ou comprar em cápsulas, lembrando que não deve ultrapassar a quantidade recomendada de 5 gotas de óleo ou 2 cápsulas ao dia.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores efeitos, o uso de qualquer remédio natural deve ser feito em combinação com uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

tudo sobre sucupira
Para que serve a sucupira? Veja os benefícios
chá de casca de laranja
Benefícios e como fazer chá de casca de laranja