o que causa e o que é a menopausa precoce
Crédito: Freepik

Sintomas e causas da menopausa precoce: em que idade acontece?

Conhecer os sintomas desse ciclo é fundamental para buscar um tratamento adequado e melhorar sua qualidade de vida.

Publicidade

Para entender a menopausa precoce você precisa saber o que é menopausa, que é quando o corpo da mulher deixa de menstruar de um vez por todas. Mas antes de ocorrer essa última menstruação o corpo já entra em fase de climatério, quando os hormônios estrogênio e progesterona se alteram e provocam sintomas em todo o organismo.

O climatério costuma ocorrer a partir dos 41 anos de idade e se estende até depois da menopausa, por volta dos 60 anos. Mas não existe uma idade exata para acontecer. O fato é que se ocorrer antes dos 40 é considerado menopausa precoce. Veja quais são os sintomas, as causas e os tratamentos.

9. Sintomas da menopausa precoce

sintomas da menopausa precoce
Designed by Freepik

Os sintomas na menopausa precoce são os mesmos da menopausa normal, devido à instabilidade dos hormônios femininos que são responsáveis por diversas funções. Então, com essa oscilação hormonal, a mulher pode sentir:

1. Ondas de calor

Os famosos fogachos ou calorões são um sintoma muito comum da menopausa, que ocorre principalmente na parte de cima do corpo, como rosto, pescoço e peito. O calor deixa a pele avermelhada e faz suar, mesmo durante o sono.

Publicidade

2. Dificuldade para dormir

Não conseguir dormir bem nessa fase pode ser uma consequência dos calorões noturnos ou de mudanças que causam ansiedade e insônia.

3. Secura vaginal e bucal

Também é comum que no período pré e durante menopausa a mulher perceba que não produz mais a mesma lubrificação vaginal de antes. Como consequência, pode ter dificuldade ou sentir dor nas relações sexuais. No caso da boca, também ocorre secura pela redução da produção de saliva.

4. Redução da libido

Outro fator que interfere diretamente na qualidade da vida sexual da mulher é que sua libido é reduzida no período da menopausa, também por causa da queda na produção de hormônios.

5. Diminuição da fertilidade

Justamente por não estar mais produzindo a mesma quantidade de hormônios, a mulher não tem a mesma fertilidade e fica mais difícil conseguir engravidar no período que antecede a menopausa.

Publicidade

6. Mudanças de humor e memória fraca

A mente da mulher na menopausa é bastante abalada por todas as mudanças que ocorrem nessa fase, seja de forma fisiológica ou psicológica. Então é comum mudar de humor ao longo do dia. Pode ocorrer ainda maior sensibilidade ou nervosismo de repente e esquecimento de coisas corriqueiras, como onde deixou a bolsa, para onde estava indo e o nome de certas pessoas.

7. Ganho de peso

Na menopausa, antes, durante e depois da última menstruação, as mudanças hormonais deixam o corpo da mulher mais suscetível a engordar. Além disso, outros sintomas como ansiedade, mudanças de humor e dificuldade para dormir podem despertar um desejo maior por comida, favorecendo o aumento de peso.

8. Enfraquecimento de cabelos e unhas

Outras das funções regulatórias que deixam de funcionar corretamente quando os hormônios param de trabalhar como de costume é o crescimento e fortalecimento de cabelos e unhas. Ou seja, pode haver queda de cabelo e enfraquecimento das unhas.

Publicidade

9. Depressão

A depressão não vai ocorrer com todas as mulheres na menopausa, seja a precoce ou a normal. Mas algumas mulheres têm mais dificuldade do que outras em lidar com tantas mudanças que estão acontecendo nessa fase e acabam desenvolvendo a depressão.

Quais são as causas?

causas da menopausa precoce
Designed by Freepik

Os casos de menopausa precoce costumam ocorrer em mulheres que já tenham um histórico de menopausa precoce na família, com sua mãe ou avó. Também no caso de ter doenças autoimunes, pode ser um fator de risco.

Alterações genéticas são outra causa que deve ser investigada, bem como exposição prolongada à radiação, pesticidas ou o uso do tabaco. Há ainda casos de menopausa precoce em mulheres que fizeram cirurgia para remoção total ou parcial do útero.

Publicidade

Menopausa precoce tem cura?

Pelo fato de a menopausa ser um ciclo natural na vida de toda mulher, ela não tem cura, pois não é uma doença. O mesmo vale para a menopausa precoce, que trata-se do ciclo idêntico, só que antecipado. Então o que se pode fazer é tomar a mesma providência da menopausa normal: iniciar um tratamento para reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Tratamentos possíveis

tratamentos para menopausa precoce
Designed by Freepik

O tratamento recomendado pelos médicos, tanto para a menopausa normal quanto para a precoce, é a reposição hormonal. Como nessa fase da vida o organismo reduz a produção do hormônio feminino estrogênio, é feita a reposição desse hormônio em forma de medicamento.

Com a reposição hormonal é possível ter de volta as funções do estrogênio, que são de regular a menstruação, prevenir osteoporose, doenças cardíacas e reduzir os sintomas da menopausa, já mencionados.

Publicidade

Além da reposição hormonal, outros cuidados são recomendados. Ter uma alimentação saudável e equilibrada prescrita por nutricionista, praticar atividade física regularmente, manter o peso ideal e ter boas noites de sono são exemplos.

Para alguns casos, de acordo com os sintomas apresentados, pode haver necessidade de tratamento com antidepressivos ou com remédios para dormir. Pode ser indicado reforço de vitaminas e de minerais, especialmente vitamina D e cálcio, que previne a osteoporose.

Portanto mesmo que ainda não tenha 40 anos de idade ou tenha um pouco mais do que isso e estiver com alguns dos sintomas da menopausa, é melhor tirar a dúvida. Procure seu ginecologista para dizer o que está sentindo e fazer exames que possam realmente diagnosticar essa nova fase da sua vida.

Publicidade

A menopausa não é para ser um sofrimento, por isso existem os tratamentos e as recomendações para que essa seja uma fase tranquila.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

PODE GOSTAR TAMBÉM