em

Câncer de mama: mude sua rotina para prevenir a doença

Sabia que simples hábitos alimentares e de vida podem estar danificando suas células e estimulando o desenvolvimento de câncer? Veja o que fazer.

Publicidade

O câncer é uma doença que assusta qualquer um. Mas especialmente o câncer de mama é o tipo que mais assusta as mulheres, pois os casos estão cada vez mais frequentes, e além de afetar a saúde física, causa grande impacto emocional por conta das mudanças na aparência.

De acordo com a publicação atualizada do INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que 60 mil novos casos de câncer de mama sejam registrados no Brasil em 2018; número que só é ultrapassado pelos possíveis casos de câncer de pele não-melanoma e câncer de próstata.

Apesar de 10% dos casos acontecerem por fatores genéticos, os outros 90% são uma resposta de causas ambientais, como o excesso de substâncias tóxicas às quais somos expostos diariamente e o estilo de vida também tóxico.

Componentes químicos tóxicos ao organismo

Veja alguns dos principais componentes químicos que fazem parte da nossa rotina e que são altamente tóxicos para o organismo, pois foram capazes de produzir tumores mamários quando testados em animais:

Publicidade
  • Butadieno: presente na fumaça do cigarro e na queima de combustíveis;
  • Etileno: gás usado para esterilizar equipamentos médicos, roupas, instrumentos musicais e alimentos;
  • Óxido de propileno: encontrado em produtos automotivos e de pintura;
  • Benzeno: presente na fumaça do cigarro, tintas, removedores de adesivos, selantes, gasolina (mesmo quando esta fica guardada, sem queimar);
  • Acrilamida: presente em alimentos com amido cozidos em alta temperatura (como batatas fritas), tabaco e nas fraldas de plástico;
  • Retardantes de chamas: presentes em resinas de poliéster, polímeros plásticos e espumas rígidas;
  • Aminas heterocíclicas: presentes em carnes cozidas a altas temperaturas e tabaco;
  • Metil eugenol: presente em alimentos processados no papel de aromatizantes e nas nitrosaminas de carnes defumadas;
  • Ácido perfluoro-octanoico: presente em revestimentos antiaderentes e resistentes à manchas em roupas, utensílios de cozinha, móveis, tapetes, cosméticos e tintas;
  • Parabenos: usados como conservantes em desodorantes, loções para a pele e vários outros cosméticos.

Ou seja, tudo o que usamos no dia a dia contém substâncias tóxicas que ao longo dos anos vão lentamente danificando nossas células e enfraquecendo nosso organismo.

Para confrontar esse efeito é preciso repor constantemente os nutrientes que o corpo precisa para se fortalecer e renovar.

Melhorias importantes nos hábitos alimentares

Em um estudo realizado pelo Instituto Americano de Pesquisa do Câncer sobre a relação entre câncer de mama e estilo vida, estimou-se que 40% dos casos de câncer nos Estados Unidos poderiam ser evitados se houvesse mudanças no estilo de vida das pacientes. Estas mudanças seriam:

Publicidade
  • Evitar açúcares, especialmente frutose industrializada (consumir no máximo 25 gramas por dia);
  • Reduzir alimentos industrializados e à base de grãos;
  • Equilibrar a ingestão de proteínas e gorduras saudáveis (nozes, castanhas, abacate, coco fresco, azeite extravirgem cru);
  • Dar preferência para carnes, ovos, leite e vegetais orgânicos;
  • Aumentar o consumo de vitaminas A e D através de alimentos naturais e do sol (evitar suplementos, a menos que seja absolutamente necessário);
  • Incluir alimentos fermentados à dieta, como iogurte natural, kefir e vegetais fermentados;
  • Evitar carnes assadas à carvão;
  • Dar preferência para temperos naturais, como a cúrcuma, que tem grande poder na prevenção e tratamento do câncer.

Todas estas mudanças alimentares devem ser acompanhadas por um profissional, pois cada organismo possui necessidades nutricionais particulares.

Outros hábitos que influenciam na renovação celular

Junto de uma dieta equilibrada deve estar a prática de exercícios físicos diários, pois tudo o que é ingerido precisa ser trabalhado dentro do corpo para chegar ao lugar certo e fazer o efeito desejado. O corpo é uma máquina que precisa se manter em movimento para, literalmente, não enferrujar.

Boas noites de sono também são fundamentais para reparar as células e todos os sistemas do organismo, restabelecendo suas funções e sua saúde emocional.

Publicidade

Lembre-se que tudo no seu corpo está interligado e precisa ser mantido em equilíbrio, portanto não adianta apenas comer bem e ser sedentário ou praticar corrida e não descansar o suficiente.

As informações deste artigo foram baseadas nos estudos do Dr. Joseph Mercola, especialista em saúde natural

DICA DE EXERCÍCIOS PARA DEIXAR O SEDENTARISMO

Se você não costuma praticar exercícios e quer começar devagar, sem sair de casa, uma boa forma é com alongamentos e aquecimentos. Veja no vídeo abaixo e inspire-se a buscar mais qualidade de vida:

Publicidade

Encante-se com a beleza destas flores exóticas

Professora encontra dinheiro e boleto na rusa

Mulher acha conta e dinheiro, paga o boleto e ainda devolve troco