em

Retinol: o que é e para que serve?

Essa vitamina pode ser absorvida de diversos alimentos e também na forma de creme e sérum
retinol
Crédito: Freepik

O retinol é um derivado da vitamina A presente em diversos alimentos e também usado na composição de produtos para a pele. Isso porque ele contribui com a renovação das células e também com a produção de colágeno, uma proteína que atua sobre a elasticidade e firmeza da pele.

Inicialmente os produtos à base do retinol eram recomendados para o tratamento da acne, mas ao serem observados bons resultados também em outros aspectos, sua recomendação se expandiu para mais finalidades.

Aqui você encontra:

Benefícios do retinol

Como você você viu, a principal função dessa vitamina está relacionada aos cuidados com a pele, especialmente quando utilizada na forma de cosmético. Então, os dermatologistas costumam recomendar para:

1. Tratamento da acne

A acne é um problema de pele que afeta muitas pessoas e possui vários graus, do leve ao grave. Por isso que nunca deve fazer um tratamento por conta própria sem ter certeza de qual é o seu caso. O dermatologista vai recomendar o produto certo com esse ativo, conforme a necessidade de cada pessoa.

2. Atenuação de rugas e linhas de expressão

Quando os cosméticos à base dessa vitamina começaram a ser utilizados, na década de 1990, muitos pacientes perceberam que também houve uma boa melhora na aparência da pele, com redução das linhas de expressão. Por isso, conforme os laboratórios de cosmética confirmavam sua eficiência, os produtos também começaram a ser recomendados para essa finalidade.

3. Hidratação

Ao mesmo tempo em que esses produtos auxiliam na remoção da acne e atenuam as linhas de expressão, também é notada uma melhora na hidratação da pele, como consequência do efeito da substância ao material genético das células.

Como usar?

tipos de retinol
Crédito: Freepik

Em uma alimentação saudável e equilibrada, você vai acabar consumindo uma quantidade suficiente diariamente. Mas se deseja ter um efeito mais intenso, diretamente sobre a pele do rosto, a recomendação é que consulte um dermatologista para que o profissional recomende um cosmético para aplicação diária.

Geralmente, os produtos com essa finalidade devem ser aplicados todos os dias, à noite, como um tratamento de manutenção. Mesmo assim, para que o tratamento seja eficiente, é indispensável ter cuidados com a alimentação, beber bastante água, usar protetor solar e não fumar.

Existem vários tipos de cremes e séruns com a finalidade de melhorar o aspecto da pele por meio de uma limpeza de dentro para fora, cada um com um forma de uso. De modo geral, a aplicação deve ser precedida de uma boa lavagem com sabonete para o seu tipo de pele e com água micelar para facilitar a absorção do produto.

A quantidade a ser aplicada na pele costuma ser bem pequena e é possível que surjam pontos de inflamação, o que é normal, pois o produto está reagindo e promovendo a limpeza para a qual foi destinado. O seu dermatologista deverá informar se o produto vai causar essa reação ou não.

Cremes com retinol

Como já mencionado, o ideal é que a escolha do creme ou sérum à base dessa vitamina seja feita em conjunto com seu dermatologista. Isso porque cada produto contém outros tipos de ativos e é feito para determinado tipo de pele.

Para que possa começar a pesquisar e conhecer as opções, veja alguns nomes de produtos mais procurados:

  • Redermic R, da La Roche-Posay;
  • Retinol HA Advanced, da Vichy;
  • Clarité AG, da Dermage;
  • Improve F, da Dermage;
  • Retinol 0.3, da SkinCeuticals;
  • Retin-ox, da Roc.

Alimentos ricos em retinol

alimentos com retinol
Crédito: Pixabay

Além dos produtos, a vitamina A está presente em diversos alimentos de origem animal e vegetal. Vários deles certamente você já consome, mas é interessante saber quais são para mantê-los na sua dieta, tais como:

Leite de vaca pasteurizado

Em cada 100 ml do leite que você usa no dia a dia tem 39 mcg de vitamina A e cerca de 61 calorias.

Queijo minas fresco

Quem faz dieta e consome alimentos de origem animal geralmente tem um queijo minas fresco na geladeira. Esse alimento fornece 270 mcg de vitamina A a cada 100 g.

Ovo cozido

Fala-se da versão cozida do ovo, pois é pura, sem adicionar gorduras. Esse alimento fornece 500 mcg de vitamina A em cada 100 g.

Cenoura

Manter a cenoura na dieta é muito importante para quem quer consumir essa vitamina em sua forma natural. A cenoura crua (100 g) fornece 1326 mcg dela, enquanto a cozida fornece 900 mcg.

Batata-doce assada

Assar a batata-doce ou então cozinhá-la no vapor são as melhores maneiras de preparar o alimento preservando o máximo de seus nutrientes, como a vitamina A. Em cada 100 g de batata irá consumir 298 mcg de vitamina.

Espinafre cozido

Mais um alimento que é muito fácil de preparar e ótimo para incluir na dieta é o espinafre, que fornece 621 mcg de vitamina A a cada 100 g.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
maquiagem para o carnaval
20 Ideias de maquiagem para o carnaval
como engordar rapido
Como engordar rápido? Veja essas dicas essenciais