em

TristeTriste

10 Remédios caseiros para terçol

Saiba quais são os ingredientes naturais que podem acabar com essa irritação ocular

remedios caseiros para terçol
Crédito: Freepik

O terçol é incômodo e surge por conta de infecções causadas por bactérias existentes na região dos olhos. É importante que se saiba como combater esse problema de uma maneira bem simples, pois pode atrapalhar o do dia a dia. Portanto, conheça 10 remédios caseiros para terçol e saiba como tratar essa infecção de um modo eficaz.

Veja também: remédios caseiros para enjoo e vômito. 

Melhores remédios caseiros para terçol

O terçol costuma aparecer nas glândulas sebáceas que se encontram nas pálpebras ou glândulas sudoríparas localizadas nas bases dos cílios. E pode ser gerado por conta do ato de coçar o olho que transmite bactérias a essa região.

Essa é uma infecção bastante comum de acontecer, mas pode ser facilmente combatida por produtos naturais que geralmente se tem em casa. Saiba quais são os 10 melhores remédios caseiros para terçol e retome o seu bem-estar rapidamente, e sem precisar utilizar métodos agressivos e invasivos.

1. Compressa de água quente

Emerja uma toalha em água quente, espremendo o excesso de água e aplique sobre o terçol. Mantenha pressionado por aproximadamente 5 minutos e refaça o processo algumas vezes. Não pressione muito forte, para não machucar a região, deixe que exerça uma pressão leve.

2. Sementes de coentro

O coentro possui propriedades altamente anti-inflamatórias, por isso podem ajudar a reduzir a inflamação, bem como as dores e a vermelhidão. Você pode adicionar uma colher de chá de sementes de coentro em um copo de água fervente. Deixe a mistura esfriar um pouco e utilize para lavar os olhos.

3. Aloe Vera

Também conhecida como babosa, ela é um poderoso anti-inflamatório, calmante e antibactericida, sendo uma excelente aliada na cicatrização dos terçóis. Basta cortar uma folha da babosa e extrair sua polpa. Essa polpa deve ser esfregada suavemente nas pálpebras e precisa agir por 20 minutos. Após esse período lave os olhos (repita o processo algumas vezes durante o dia).

4. Açafrão (cúrcuma)

Esse produto também possui propriedades antibactericidas e anti-inflamatórias, por isso, adicione uma colher de chá de açafrão em duas xícaras de água e ferva a mistura. Use a mistura para lavar os olhos várias vezes ao dia. Você também pode misturar o açafrão ao leite morno e beber todas as noites antes de dormir, até sentir o sumiço do terçol.

5. Batata

Com suas propriedades adstringentes, as batatas são ótimas aliadas para limpar a região dos olhos infectados, além de reduzir as dores causadas pela inflamação. Para isso, rale uma batata média e amasse em pequenas quantidades. Pressione essas porções sobre o terçol durante duas ou três vezes ao dia, por 10 minutos.

6. Chá verde

O chá verde é um anti-inflamatório natural que combate os sintomas do terçol. Para utilizá-lo, você deverá colocar o seu sachê em água quente durante 3 minutos e depois, removê-lo e espremê-lo muito bem. Aplique esse sachê sobre os olhos fechados durante 5 minutos, podendo repetir esse procedimento várias vezes ao dia.

7. Óleo de rícino

Outro poderoso anti-inflamatório natural, o óleo de rícino possui um alto teor de ácido ricinoleico. Assim, esse é um excelente composto natural para reduzir os sintomas negativos gerados pelo problema na região ocular.

8. Folhas de goiabeira

Essas folhas são eficazes para o combate do terçol, da vermelhidão e de inflamações. Desse modo, aliviam muito os sintomas, se aplicadas corretamente.

Enxague duas folhas de goiabeira em água bem quente, utilize um pano (previamente posto em água quente) para cobrir essas folhas. Tome cuidado para não haver excesso de água nem no pano, e nem nas folhas. Deixe as folhas dentro desse pano de 5 a 10 minutos, logo depois as coloque sobre as pálpebras durante 5 minutos. Esse processo pode ser repetido de 2 a 3 vezes por dia.

9. Cravo

O cravo possui propriedades analgésicas, que combatem a dor, e antissépticas, para a limpeza do local; o que o torna um dos mais eficientes remédios caseiros para terçol. Para isso, mergulhe 5 cravos em 1 copo com água durante 10 minutos. Depois, utilize um pano molhado com essa água de cravo para aplicar sobre a região afetada.

10. Pepino

Esse vegetal pode servir como uma espécie de tratamento secundário para o terçol, já que é adstringente e possui propriedades anti-inflamatórias. A aplicação é bem simples, bastando que a pessoa o corte em rodelas fininhas e coloque sobre o local por 10 minutos, 3 vezes ao dia.

Se você achou útil conhecer esses remédios caseiros para terçol, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

suco de manga

10 Receitas de suco de manga

brownie de tapioca

Receitas de brownie de tapioca