em

AmeiAmei FofoFofo

Benefícios do chá de folha de goiaba e como fazê-lo

Aprenda a preparar e usufrua das suas propriedades benéficas à saúde

chá de folha de goiaba
Crédito: Pixabay

A goiaba é tão versátil, que tudo dela se aproveita, da casca à polpa. Ela pode ser consumida in natura ou usada em doces. Muitas pessoas, no entanto, deixam de lado as folhas. Mas saiba que elas podem ser usadas em sucos e no chá de folha de goiaba.

A folha de goiaba não é tão popular quanto alimento como a própria fruta, mas deveria. Ela é riquíssima em vitamina A e em vitamina C. Essas vitaminas são essenciais para a visão e para o crescimento saudável, além de fortalecerem a imunidade.

10 Benefícios do chá de folha de goiaba

chá de folha de goiaba benefícios para a saúde
Crédito: Unsplash

Existem relatos de que o chá de folha de goiaba faz parte da medicina natural da América do Sul há milhares de anos. Claro que é sempre importante confiar no que dizem os profissionais da área de saúde, mas não há como negar as propriedades da bebida e o que ela pode fazer pelo seu
corpo.

1. Corta a diarreia

Apesar de ser rica em fibras, a folha de goiaba e a própria fruta costumam prender o intestino, tanto que não são recomendadas para quem sofre de prisão de ventre. Os extratos presentes na folha inibem o crescimento de uma bactéria comum no intestino e que provoca a diarreia. O chá ajuda também a diminuir as dores abdominais e a reforçar a imunidade.

2. Reduz o colesterol ruim

A folha da goiabeira é rica em fibras solúveis, que em contato com a água se transformam em uma espécie de gel. Esse gel inibe a absorção de glicose e lipídios, o que ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim e aumenta as taxas de colesterol bom.

3. Inibe células cancerígenas

A fruta e a folha contêm uma grande quantidade de licopeno, um antioxidante natural que bloqueia o crescimento de células cancerígenas. É eficaz principalmente contra o câncer de mama, de próstata e de boca.

4. Regula o nível de açúcar no sangue

Os diabéticos podem se beneficiar do chá de folha de goiaba, pois seus compostos inibem a absorção de sacarose e de maltose, além de enzimas que convertem carboidratos em glicose no trato digestivo. As folhas também têm baixo índice glicêmico. Porém, devem usar com cuidado, pois se tomar em excesso pode reduzir demais o açúcar no sangue, causando hipoglicemia.

5. Auxilia no emagrecimento

A ação antioxidante, aliada à grande quantidade de fibras e ao fato de inibir a absorção de açúcar, beneficia quem está tentando perder peso. A vitamina B também atua acelerando o metabolismo, o que favorece a queima de calorias.

Se o chá de folha de goiaba for consumido junto da fruta, os benefícios só aumentam. Isso porque a goiaba dá sensação de saciedade, o que reduz o número de calorias e evita a absorção de carboidratos sem necessidade.

6. Dá um up na beleza

O poder cicatrizante das folhas de goiabeira contribui para a redução da acne e de marcas de espinha na pele. A vitamina C também ajuda, pois é essencial para que a mucosa e a pele fiquem mais saudáveis e com aparência mais jovem.

O licopeno contribui eliminando toxinas que fazem mal para a pele. Para completar, o chá de folha de goiaba é excelente aliado na prevenção da queda de cabelo devido às vitaminas B e C.

7. Age como antimicrobiano

O chá de folha de goiaba é bom para outros tipos de infecções, não apenas para as intestinais. As folhas da goiaba possuem ação antimicrobiana, capaz de eliminar bactérias e fungos causadores de doenças.

8. Ação anti-inflamatória e antitérmica

Inflamações ocorrem no corpo o tempo todo, quando não está em equilíbrio. Então, ao tomar o chá de folha de goiaba junto de uma alimentação saudável, ele vai reduzir todas as pequenas inflamações no corpo. Se for alguma inflamação mais séria, que esteja causando febre, o efeito do chá se estende também reduzindo a temperatura corporal. Ainda assim, o médico deverá ser consultado, pois a febre serve de aviso para que seja feita uma investigação do estado de saúde da pessoa.

9. Analgésico

Como se não bastasse tratar inflamações, matar micróbios e baixar a febre, o chá de goiabeira ainda atua aliviando as dores que os problemas de saúde causam. A planta faz isso atuando no cérebro, reduzindo a sensação de dor.

10. Protetor do fígado

O fígado é um órgão que sofre muito com os excessos, seja de alimentos gordurosos, cheios de condimentos industrializados, por álcool ou excesso de químicos de remédios. Então é comum que ele apresente doenças quando a pessoa leva um estilo de vida inadequado para sua saúde. O chá de folha de goiaba ajuda a proteger e a recuperar o fígado dos danos causados por esses excessos, quando a pessoa já está no caminho de se cuidar melhor.

Como fazer chá de folha de goiaba

A receita é simples e pode ser consumida tanto quente quanto fria. Se a intenção for tomar o chá para conter a diarreia, escolha folhas frescas, direto do pé, porque deve pegar um ramo do topo do galho, composto pelo brotinho que está na ponta e as duas primeiras folhas abaixo dele.

Ingredientes

Folhas novas de goiabeira: 7 olhos-de-goiaba (parte do broto com as duas folhas grandes);
Água: 500 ml.

Modo de preparo

  1. Ferva a água em uma chaleira;
  2. Quando estiver levantando fervura desligue e acrescente as folhas;
  3. Deixe descansar por cinco minutos e sirva.

Como e quando tomar

Se fizer o chá para controlar diarreia, deve tomar a quantidade de 1 xícara de café, daquelas bem pequenas, de meia em meia hora no primeiro dia e ir espaçando e reduzindo a quantidade conforme os dias passam, até que a diarreia não ocorra mais. Junto com o chá, deve manter uma alimentação saudável, com o máximo de alimentos in natura que for possível, e caprichando na variedade. Coma pão, queijo, leite, fruta, verdura, babatas, carne branca e beba muita água.

Para outras finalidades a quantidade é bem menor. No dia a dia, somente para manter a boa saúde, uma única xícara diariamente é o que basta. Já para tratamento der algum dos problemas mencionados acima que podem ser tratados com o chá, a média é de 3 a 4 xícaras de chá ao dia, em horários espaçados, e sempre observando os efeitos.

Contraindicações e cuidados a ter

Pessoas que sofrem com a prisão de ventre ou outros problemas que dificultem a evacuação devem evitar esse chá, pois ele vai prender ainda mais. Por isso, inclusive, que é um dos chás mais recomendados para controlar a diarreia.

Pessoas com diabetes também devem ter muito cuidado ao ingerir esse chá, pois ele pode reduzir demais as taxas de açúcar no sangue, o que é tão ruim quanto ter as taxas altas.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso incluir o já como parte de um estilo de vida saudável e equilibrado.

Veja no vídeo abaixo como usar a folha da goiaba para fazer o cabelo crescer:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

limpar azulejo de banheiro

Como limpar azulejo de banheiro – 10 métodos eficazes

tirar risco de porcelanato

Como tirar risco de porcelanato e deixar como novo