em

AmeiAmei

6 Benefícios do coentro para a saúde

Veja quais são os benefícios do coentro para a sua saúde e aproveite o melhor que a natureza pode te proporcionar
Crédito: Freepik

Já comeu aquela comida bem temperada, muito saborosa? O coentro é um dos responsáveis por esse sabor, sendo um elemento fundamental em diversas cozinhas.

Rico em vitaminas, essa erva irá trazer muitos benefícios nutricionais para qualquer prato que você preparar. Suas propriedades medicinais atuam na redução da pressão alta e dos níveis de colesterol ruim (LDL), deixando o seu coração mais forte e saudável, o que reduz o risco de infartos e outras complicações.

Também é amplamente utilizado para combater a insônia e a ansiedade, devido a suas propriedades calmantes e relaxantes, sendo um excelente produto a ser utilizado na preparação de chás.

Esses são apenas alguns das suas qualidades, conheça mais!

Benefícios

coentro benefícios
Crédito: Freepik

Embora seja visto meramente como um tempero, ele também pode ser usado em diversas receitas, como em chás, garantindo maior usufruto de seus benefícios.

Confira abaixo quais são as vantagens que essa pequena planta pode trazer para o organismo e bem-estar pessoal.

1. Ajuda a emagrecer

Ele ajuda a emagrecer, pois as folhas dessa planta contêm limoneno, uma substância química que age como um hormônio natural e dificulta o acúmulo de gordura na região abdominal. Isso ocorre porque essa substância impede a absorção parcial das gorduras saturadas no sistema digestivo, o que permite que elas sejam mais facilmente eliminadas, através das fezes.

Além disso, usar essa folha como tempero na hora do almoço é uma excelente opção para quem deseja sentir menos fome, pois ela gera maior sensação de saciedade, o que evita exageros na hora da alimentação.

2. Facilita a digestão

O coentro facilita bastante a digestão e é um laxante natural, tratando problemas bem incômodos como prisão de ventre.

Além disso, suas folhas desidratadas podem ser utilizadas para combater crises de vômito e diarreia, sendo muito usadas pela medicina natural.

3. Fortalece a imunidade

Fortalece bastante o sistema imunológico, porque é uma excelente fonte de vitamina C e de outros nutrientes importantes, como o ácido fólico, a vitamina A e o betacaroteno.

Além disso, vale salientar que somente uma pequena quantidade de folhas e sementes dele já é suficiente para suprir mais de um terço de nossas necessidades diárias de vitamina C, o que faz dessa planta uma poderosa aliada para o sistema imunológico.

4. Rejuvenesce a pele

Por possuir alguns nutrientes, como a vitamina C, ele é um ótimo receptor para o colágeno, nutriente responsável por dar firmeza à pele, acabando com a flacidez dela.

5. Combate os radicais livres

Por possuir um alto teor de antioxidantes, suas folhas são responsáveis por combater os radicais livres, sendo assim muito importantes para evitar o desgaste gerado por eles no organismo.

Vale ressaltar que o excesso de radicais livres no corpo é um dos causadores do câncer, favorecendo a formação de tumores malignos.

6. Diminui a insônia

Por possuir propriedades relaxantes e calmantes, essa planta consegue ter fortes efeitos para colaborar no controle neural, reduzindo a sensação de estresse e ansiedade.

Desse modo, o chá feitos dessas folhas, se ingerido antes de dormir, favorecerá bastante em uma noite de sono profunda e relaxante.

Tem malefícios?

Como todo alimento ou remédio natural, existem algumas situações nas quais o consumo do coentro não é recomendado.

Gestantes não devem ingerir grandes quantidades da erva, assim como pessoas asmáticas, com úlcera ou gastrite, tromboflebite, problemas no coração ou de coagulação e com colecistite.

Como usar

coentro como usar
Crédito: Unsplash

Para consumi-lo, existem diversas formas. Você pode temperar a salada, colocar na sopa ou ensopados, usar para marinar algum alimento ou até mesmo fazer sucos.

Veja uma deliciosa receita de suco com coentro.

Ingredientes

Água: 1 copo;
Maçã: 1 unidade;
Folhas de coentro frescas: 1 punhado;
Pepino: ½ unidade;
Limão: 1 unidade, apenas o suco.

Modo de preparo

  1. Coloque no liquidificador a totalidade de ingredientes da receita;
  2. Se a maçã não for orgânica, descasque-a antes de juntá-la aos outros ingredientes;
  3. Processe tudo muito bem;
  4. Pode, por fim, coar e beber.

Como plantar em casa

Você pode plantá-lo em casa de duas formas:

  • Sementes: coloque em um vasinho com terra vegetal ou até mesmo na horta, algumas sementinhas de coentro e molhe todos os dias, sem encharcar;
  • Muda: sabe aquele maço que você trouxe da feira? Dá para plantar em casa! Basta pegar a base, depois de utilizar as folhas, e colocar em um copo d’água até que apareçam as raízes.

Daí é só plantar normalmente e esperar as novas folhinhas nascerem.

Quer aproveitar e aprender a fazer uma horta? Veja no vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

amor de mãe adotiva transforma vida de menino
Amor de mãe adotiva transforma a vida de menino de 7 anos de somente 4 kg
alimentos que combatem a asma
8 Alimentos que combatem a asma