em

AmeiAmei

10 Remédios caseiros com limão

Que tal aprender a fazer alguns remédios caseiros com limão? Além de delicioso e refrescante, ele é riquíssimo para a sua saúde
remédios caseiros com limão
Crédito: Freepik

Além de ser rico em vitamina C, o limão ajuda a tornar o organismo mais alcalino, evitando uma série de doenças. Para aproveitar essas propriedades, veja como fazer remédios caseiros com limão.

Sua casca é rica em um óleo poderoso, o limoneno, que desintoxica o organismo e é antitumoral. Além disso, ele é rico em antioxidantes, eliminando os radicais livres das células, mantendo assim sua longevidade.

Melhores remédios caseiros com limão

melhores remédios caseiros com limão
Crédito: Freepik

Que tal começar com alguns bem simples de seguir? Logo depois, algumas receitinhas de remédios caseiros com limão perfeitas para você testar em casa.

1. Azia

Apesar de parecer ácido, quando ingerido, o limão se torna básico, ajudando a tratar a azia e acidez no estômago.

Para tanto, basta tomar um copo de água morna com duas colheres de suco de limão, aos poucos.

2. Asma

Para fortalecer o organismo e combater a asma, aproveitando todos os nutrientes para reduzir o muco e melhorar a respiração, abuse dos remédios caseiros com limão.

Dessa forma, beba uma colher do sumo puro, uma hora antes da refeição principal. Você pode fazer isso também ao acordar, nos dias de crise.

3. Diarreia

O limão promove um detox no seu organismo, sendo excelente para tratar dos casos de diarreia, pois além de prover recursos para a recuperação, ele hidrata e cura.

Para isso, beba água com sumo de limão durante todo o dia, até limpar ficar completamente curado. A proporção é de meio limão para cada copo de água.

4. Dor nos pés

Para aliviar o calcanhar ao final de um dia de trabalho, seja no salto ou com sapato baixo, você pode utilizar o limão.

Além da ação do d-limoneno, presente na casca, você vai estimular a circulação sanguínea no local, aliviando as dores.

Para isso, esfregue uma banda do limão nos pés, fazendo movimentos circulares por 3 minutos. Deixe agir por 20 minutos e depois lave muito bem.

5. Resfriados

Para evitar pegar resfriados, invista na vitamina C e em outros nutrientes que possam garantir um melhor funcionamento do seu sistema imunológico.

O limão é excelente para prevenir e tratar resfriados. Faça um chá antes de dormir: aqueça meio litro de água, acrescente dois limões e mel para adoçar. Beba aos poucos.

6. Pés tensos

A presença do d-limoneno, encontrado na casca do limão, vai ajudar a relaxar a musculatura dos pés e reduzir a fadiga, sendo assim ótimo para o final do dia.

Tente mergulhar seus pés em uma bacia de água morna com rodelas limão. É fundamental que eles estejam com a casca, ok?

Quando terminar, é importante que você lave bem os pés e tornozelos.

7. Hidratação profunda

Devido à grande quantidade de nutrientes e sua capacidade de estimular a produção do colágeno, o limão pode ser utilizado para fazer a hidratação da pele.

Se sua pele está muito seca, descamando, esfregue a metade de um limão, pela noite, e deixe agir por 10 minutos. Lave muito bem a final e passe protetor solar durante o dia.

8. Dor na garganta

O limão é um excelente anti-inflamatório, podendo ser utilizado para fazer um remédio para dor na garganta, bastando misturar ⅓ do copo de água morna com 1 colher (sopa) de sumo de limão e ½ de sal.

Gargareje várias vezes ao dia e pronto.

9. Rinite e bronquite

Já velho conhecido para tratar doenças do trato respiratório como rinite ou bronquite, o limão pode ajudar a melhorar mais rápido, com essas duas receitas de xarope.

Para a primeira, junte em uma panela um alho amassado com 1 colher de sopa de gengibre, 2 de mel e a 350 ml de água. Depois que ferver, deixe esfriar, coe e adicione o sumo do limão. Você pode tomar esse remédio duas vezes ao dia, preferencialmente ainda morno.

Outra receita interessante é bater 3 cabeças inteiras de alho com 3 cebolas, sumo de 3 limões e 500 gramas de mel. Coloque em um vidro bem fechado e consuma 4 colheres de sopa ao dia.

10. Fortalecer os ossos

O limão é rico em diversos nutrientes que ajudam a fixar o cálcio nos ossos, dentes e unhas, além de ser rico em minerais essenciais para essa função.

Faça um xarope que irá fortalecer os ossos e correlacionados, batendo no liquidificador o sumo de 2 limões com uma pera e 2 folhas de repolho roxo.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba imediatamente, ao menos uma vez ao dia.

Lembre-se que essas dicas não substituem a visita a um médico, que irá adequar toda a medicação, mesmo que natural, ao seu caso específico, sendo necessário assim que você consulte um especialista antes de fazer qualquer mudança na alimentação.

Gostou das dicas e receitas? Veja também os benefícios da água com limão:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
signos do zodiaco mais dificeis de lidar
Quais são os signos do zodíaco mais difíceis de lidar?
sugestões de presentes de natal para crianças
5 Ideias de presentes de Natal para crianças