receitas com ovo cozido
Crédito: Pixabay
em

10 Receitas com ovo cozido: opções para todas as refeições do dia

O ovo é um alimento gostoso, prático, versátil e muito saudável, perfeito para essas deliciosas receitas do seu dia a dia

Quando você está com pressa e não sabe o que fazer para saciar a fome, logo lembra de como é fácil fazer receitas com ovo cozido. Com seu alto valor nutricional, em especial as proteínas, o ovo é um alimento que faz muito bem à saúde, além de combinar com pratos que vão desde o café da manhã até o jantar. Mas você não precisa comê-lo sempre do mesmo jeito. Confira essas receitas com ovo cozido para variar o cardápio e se alimentar de forma saudável todos os dias.

Receitas com ovo cozido

Se tiver ovo em casa é meio caminho andado para fazer ótimas receitas, cheias de sabor e muito nutritivas. Assim você economiza dinheiro, pois ovo é barato, além de poder saborear algo diferente a semana toda, mesmo sendo tudo à base do mesmo ingrediente. Veja essas ideias e use a criatividade para adaptar os temperos conforme o seu gosto.

1. Sanduíche com abacate

receitas com ovo cozido sanduíche com abacate
Crédito: Cozinha Dalbo

Essa é uma receita para quem pratica atividade física e faz questão de alimentar muito bem no café da manhã. Nesse sanduíche você vai consumir todos os macronutrientes que seu corpo mais precisa, ou seja, proteínas, lipídios e carboidratos. Ele é feito com pão integral, ovo cozido, abacate em fatias e presunto crocante.

Faça para o seu café da manhã: sanduíche de ovo e abacate

2. Cuscuz

receitas com ovo cozido cuscuz mini
Crédito: Gastrolândia

Esse cuscuz em porções individuais e servido com ovo de codorna cozido para que o tamanho do ovo combine com o tamanho do cuscuz. É uma receita com ingredientes saudáveis e mais fortes, então não é todo mundo que gosta para o café da manhã. Mas também é uma ótima opção para servir de entrada, acompanhamento no almoço ou prato principal no jantar.

Prepare para receber seus convidados: cuscuz mini

3. Maionese de batatas

receitas com ovo cozido maionese de batatas
Crédito: Mosaico de Receitas

A maionese de batatas está presente na mesa de muitos brasileiros, em especial aos domingos para acompanhar o churrasco. Essa clássica receita fica ainda mais tradicional quando leva ovo cozido picadinho, ou melhor, as claras picadas, pois a gema é usada para fazer o creme caseiro.

Perfeita para o almoço de domingo: maionese de batatas com ovos

4. Arroz cremoso com carne e ovos

receitas com ovo cozido arroz cremoso
Crédito: Cozinha Travessa

Essa opção é perfeita para o almoço. É um prato principal bem completo e que você pode adaptar os ingredientes ao seu gosto ou conforme o que tiver na cozinha no momento. Sabe aqueles pratos que você vai abrindo os armários para decidir como é que vai fazer? É esse e resulta em um arroz bem cremoso, pois leva creme de leite.

Confira o passo a passo da receita: arroz cremoso com ovos

5. Bolovo

receitas com ovo cozido bolovo frito
Crédito: Gourmet a Dois

O bolovo é um bolo de carne recheado com ovo cozido, uma receita muito proteica para o almoço, como prato principal ou acompanhamento. Pode servir com arroz e salada que é o suficiente. Para fazer em casa, vai precisar de carne moída, ovo cozido, cheiro-verde, mostarda, trigo, farinha de rosca, sal e pimenta. Essa opção é frita, mas também pode assar.

Faça como parto principal ou acompanhamento: bolovo

6. Salada de grão-de-bico

receitas com ovo cozido salada de grão
Crédito: Receitas de Minuto

O grão-de-bico é muito consumido pelos vegetarianos, pois é um alimento rico em proteínas e bem versátil para transformar em vários pratos. Mas mesmo não sendo você uma pessoa vegetariana, vale a pena experimentar essa salada para servir no almoço ou no jantar, já que é bem fácil de fazer e leva poucos ingredientes.

Faça essa salada diferente: grão-de-bico e ovos

7. Ovos recheados com bacon

receitas com ovo cozido recheado com bacon
Crédito: Gourmet a Dois

Transforme simples ovos cozidos em um petisco gourmet com essa receita. Depois de cozinha-los, retire as gemas para fazer um creme bem temperadinho. O bacon frito é o toque especial de sabor que vai fazer seus convidados pedirem mais.

Sirva essa delícia como entrada ou petisco: ovos recheados

8. Bacalhoada de forno

receitas com ovo cozido bacalhau com batatas
Crédito: Cozinha Travessa

Quem tem raízes portuguesas sabe como é bom comer um típico bacalhau com ovos e batatas. Essa receita tem suas adaptações brasileiras, mas fica tão saborosa quanto as versões originais. Para fazer, vai precisar de bacalhau, batatas, pimentões coloridos, cebola, alho-poró, tomate, azeite de oliva, ovos, azeitonas pretas, cabeças de alho inteiras, salsinha ou coentro, sal e pimenta.

Uma receita para aquele almoço típico especial: bacalhoada com ovos

9. Tutu de feijão

receitas com ovo cozido tutu de feijão
Crédito: Receitas de Minuto

Tem gente que prefere comer caldo de feijão, mas há quem prefira o tutu de feijão que leva farinha de mandioca e fica uma espécie de pirão. Inclusive, essa receita pode ser feita com o feijão que sobrou do dia anterior, basta adicionar a farinha e os ovos.

Aproveite o feijão do dia anterior: tutu com ovo

10. Sopa fria de tomate com ovo e presunto

receitas com ovo cozido sopa fria
Crédito: Gastrolândia

A sopa fria é um prato para servir de entrada nos almoços de verão. Ela é colorida, apetitosa e nutritiva, mas ao mesmo tempo leve, apenas para abrir o apetite. Para essa receita, vai precisar de tomate pelado, cebola, alho, gelo, azeite, vinagre, ovo cozido, presunto cru, manjericão, sal e pimenta.

Uma entrada leve para os dias de calor: sopa fria de tomate com ovo

fazer peixe grelhado

Como fazer peixe grelhado sem erros

exercícios para queimar calorias

15 melhores exercícios para queimar calorias hoje mesmo